Departamento de Ciências e Tecnologias Têxteis
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- Acabamentos em calças jeans de senhora : estimulação da circulação sanguínea através de micro emulsõesPublication . Santos, Cláudia Pereira; Lucas, José MendesHoje em dia, o vestuário não assume simplesmente a função de cobrir o corpo para ocultar a nudez e proteger do frio ou do calor. A esta função básica do vestuário associa-se a função do século XXI, que é a de interação no dia-a-dia do seu utilizador. O acesso rápido à informação e as tecnologias do futuro trazem consigo mudanças constantes no comportamento do consumidor, tornando-o mais exigente e ansioso por novidades. Sendo assim, percebe-se a necessidade da diferenciação, inovação e acréscimo de valor nos produtos de design de moda. Em virtude do aumento da esperança de vida e das exigências do dia-a-dia moderno, o Homem preocupa-se cada vez mais com questões ligadas à saúde e bem-estar. A tecnologia têxtil já responde ao tratamento terapêutico de muitas patologias, contudo, em ambiente hospitalar. O conceito de design está aos poucos a ser introduzido na utilização de têxteis inteligentes em vestuário de dia-a-dia, e acredita-se que introduzirá um novo lifestyle num futuro próximo, onde vestuário de uso diário terá função terapêutica. As doenças venosas, vulgarmente conhecidas como má-circulação sanguínea, são extremamente relevantes e de grande impacto social e psicológico. A insuficiência venosa é para muitos pacientes significado de dor, perda de mobilidade e diminuição da qualidade de vida. As tendências de moda ditadas em cada estação acabam por gerar comportamentos de uso de vestuário que são muitas vezes prejudiciais à saúde dos consumidores. As mulheres são quem mais sofrem com este problema, agravando muitas vezes o seu estado de saúde pelo uso de calças jeans muito apertadas. Foi estudada a possibilidade de interação dos acabamentos têxteis para o alívio da má circulação sanguínea. Desenvolveram-se estudos que fossem capazes de, certa forma, provar a presença de compostos medicinais com reconhecida ação drenante e tonificante do sistema circulatório em emulsões já existentes no mercado têxtil, assim como o seu grau de durabilidade em ganga. Elaborou-se, por fim, um modelo de calça jeans que pudesse sustentar o foco do presente trabalho. Posto isto, esta dissertação foi elaborada de modo a poder aliar o design de moda a uma prevenção e alívio dos sintomas da má circulação sanguínea durante o processo de uso de calças jeans.
- Acessórios de moda, malas: evolução dos acessórios de moda e conceção de coleçãoPublication . Santos, Vera Lúcia Valente Gomes; Pereira, Maria Madalena RochaOs acessórios de moda, também chamados complementos são, hoje, verdadeiros ícones de um determinado estilo. Limitando-nos à moda, um acessório é um item que complementa um look/visual, no entanto na sociedade contemporânea estes ganharam extrema importância e tal como a roupa estão sujeitos a tendências. A mala enquanto objeto portátil da moda é a chave para um look atual e também o veículo para expressar ideias e marcar a individualidade e singularidade de quem a usa. Este trabalho pretende-se que seja de caráter teórico/prático. O enquadramento teórico visa estudar a evolução dos acessórios de moda, especificamente a mala na abrangência que este termo adquire e compreender a importância do acessório de moda na sociedade atual. Este estudo incide na evolução da mala desde o seu aparecimento até às tendências atuais fazendo sempre o paralelismo com a história da moda de forma a enquadrar esta evolução a nível político, económico, tecnológico e social. O comportamento do consumidor será um ponto-chave nesta investigação, bem como a importância da marca para a aquisição de um acessório. Na componente prática foi analisado o consumidor recorrendo à realização de um inquérito online. Posteriormente, e em função das preferências dos inquiridos foi desenvolvida uma coleção de uma coleção de acessórios de moda. Conceber malas com design atual não negligenciando a função bem como o conforto e segurança, seguindo as tendências propostas para o verão 2013. Adaptando-se a um look casual/chique, simples e minimalista, onde o detalhe (acessório) ganha ênfase e marca o estilo. Desenvolveu-se uma coleção sob o tema CELEBRAÇÃO & RITUAL. Os rituais, o folclore e romantismo mexicano dão mote para o desenvolvimento de acessórios de moda (malas). O tradicional festival Día de los Muerto - Ritual que celebra a vida dos ancestrais realiza-se pelo menos há três mil anos – foi a inspiração para o desenvolvimento do projeto. O romantismo da Dama de la Muerte (ou Noiva Fiel) foi explorado para criar peças femininas e apaixonadas combinadas com as listras tradicionais, a geometria asteca e as cores quentes, saturadas, intensas e vibrantes tipicamente mexicanas. Os símbolos tradicionais e míticos inspiraram este projeto, as “caveiras mexicanas” traduzem os rituais que celebram a morte e o renascimento com origem nas civilizações pré-hispânica como astecas, maias, purépechas, náuatles e totonacas são objetos de culto, ricos em formas, cores, texturas que acarretam um valor cultural inestimável. Os tons quentes, fortes, saturados, vibrantes e apaixonados compõem a paleta de cores, combinados com os tons neutros e suaves que harmonizam a coordenação de cores. Além do desenvolvimento de uma coleção é também objetivo deste trabalho ilustrar, modelar e confecionar um protótipo, bem como analisar e selecionar os materiais que melhor se adaptam as especificidades dos modelos e a preferência do público-alvo.
- Acessórios no Design de Moda: o Culto do Calçado FemininoPublication . Gonçalves, Letícia Beatriz da Costa; Pereira, Maria Madalena RochaA indústria do calçado move biliões de euros anualmente, sendo perto de 90% do calçado fabricado na Ásia, em países com baixo custo de mão-de-obra, e apenas cerca de 3% na Europa onde são consumidos 21% do total de pares confecionados. Atualmente a indústria de calçado portuguesa exporta mais de 95% da sua produção, traduzindo-se em 79 milhões de euros, continuando um crescimento constante que desde 2009 se amonta a cerca de 51%. O calçado é assim um motor da economia nacional com enorme potencial de expansão, o que levou ao interesse desenvolvido por esta mesma área. Apesar de séculos de aperfeiçoamento da confeção e modelagem de calçado, o conforto continua a ser uma das principiais reclamações no calçado feminino. Muitas vezes o fashionable e o confortável aparecem como características opostas e não o têm de ser. A história do calçado feminino demonstra várias modas extremas, onde o calçado ao invés de auxiliar o andar, reduz a liberdade de movimentos. Atualmente ainda é prática comum o uso de saltos altos, apesar da informação sobre os danos que acarretam. A saúde acaba por ser colocada em segundo plano. É necessário analisar esta abdicação do conforto em prol da moda, a natureza dessa motivação, bem como a forma de melhor satisfazer todas as necessidades da consumidora. Assim, é pretendido estudar neste trabalho qual a razão do detrimento da saúde em prol da estética e da moda, as motivações para a resignação relativamente ao desconforto nomeadamente nas jovens. Os objetivos passam pela compreensão do consumidor e da sua relação com a moda, das convenções sociais que os rodeiam, dos códigos de vestuário normativos, papeis dos géneros e ainda os aspetos simbólicos do salto alto, como o seu fetichismo.
- Advances in the Production of Biomaterials through Kombucha Using Food Waste: Concepts, Challenges, and PotentialPublication . Cubas, Anelise Leal Vieira; Provin, A. P.; Dutra, Ana; Mouro, Cláudia; Gouveia, I.C.In recent years, several researchers have focused their studies on the development of sustainable biomaterials using renewable sources, including the incorporation of living biological systems. One of the best biomaterials is bacterial cellulose (BC). There are several ways to produce BC, from using a pure strain to producing the fermented drink kombucha, which has a symbiotic culture of bacteria and yeasts (SCOBY). Studies have shown that the use of agricultural waste can be a low-cost and sustainable way to create BC. This article conducts a literature review to analyze issues related to the creation of BC through kombucha production. The databases used were ScienceDirect, Scopus, Web of Science, and SpringerLink. A total of 42 articles, dated from 2018 to 2022, were referenced to write this review. The findings contributed to the discussion of three topics: (1) The production of BC through food waste (including patents in addition to the scientific literature); (2) Areas of research, sectors, and products that use BC (including research that did not use the kombucha drink, but used food waste as a source of carbon and nitrogen); and (3) Production, sustainability, and circular economy: perspectives, challenges, and trends in the use of BC (including some advantages and disadvantages of BC production through the kombucha drink).
- Alfaiataria na contemporaneidade: Alfaiataria artesanal e alfaiataria industrial, um estudo de casoPublication . Reis, Benilde Mendes dos; Pereira, Maria Madalena Rocha; Moura, Catarina Isabel Grácio deInicialmente, o vestuário foi simplesmente uma forma de cobrir o corpo. Embora tenha começado como uma solução prática para um conjunto de necessidades físicas e simbólicas, rapidamente se tornou perceptível para alguns que poderiam rentabilizar essa necessidade simultaneamente individual e colectiva, fazendo esse trabalho para outros de modo a que as pessoas não o tivessem que fazer por si mesmas. Essas pessoas então começaram a pagar em moeda por receber esses bens ou serviços, nascendo assim os alfaiates. “O conhecimento e a arte da alfaiataria, do corte e costura do tecido – os dois aspectos básicos da construção de um padrão de roupas – desenvolveu-se gradualmente na Europa entre os séculos XII e XIV.” (BOYER, 1996) Esta dissertação pretende explorar, questionar e analisar as diferenças entre alfaiataria artesanal e alfaiataria industrial. A crescente preocupação com o facto de a alfaiataria artesanal estar em vias de extinção fez com que, numa primeira abordagem, fosse considerada uma pesquisa da evolução do vestuário masculino, pois esta evoluiu ao lado da alfaiataria artesanal e industrial até aos dias de hoje. Concluímos que existe espaço no mercado para estas duas potências de vestuário, cada uma com as suas características e particularidades, de forma a poderem coexistir ao mesmo tempo sem uma prejudicar a outra.
- Alta-Costura e as Aproximações da Moda com a ArtePublication . Silva, Rita Maria Marques; Lucas, José MendesO reconhecimento relativamente recente da moda como um campo de estudo por parte de instituições de ensino, universidades e pelo próprio mercado de consumo, criou a necessidade de estudos mais aprofundados sobre esta área. Desta forma, a moda ganhou um papel de destaque como objeto de pesquisa, estando assim aberta a novas experiências, carecendo, no entanto, de estudos académicos. É sobre este contexto que nasceu a temática retratada nesta dissertação, onde são procuradas, analisadas e discutidas as aproximações e interdisciplinaridades entre duas áreas distintas: a moda e a arte. Durante várias décadas, o debate da questão de a moda poder ser considerada uma forma de arte foi explorada por diversos autores e estudiosos de várias áreas, apontando sempre para a existência de uma dissolução entre as duas disciplinas, pontuado através de um momento bem definido na história: a revolução industrial. Este episódio histórico trouxe consigo a possibilidade da reprodução técnica, onde o único e o original se dissiparam, dando origem à produção em massa e ao consequente nascimento do design. Assim, se o design se distancia da arte através das suas regras e metodologias, é bastante lógico, seguindo essa mesma linha de pensamento, concluir-se que o design de moda também se distancia do universo das artes pelos mesmos motivos. No entanto, não se pode cair no erro de englobar nesta área, todas as ramificações pertencentes ao universo da moda, como é o caso da Alta-costura que reúne em si regras e processos muito próprios. Desta forma, o objetivo de estudo desta dissertação é analisar se de facto existe uma interdisciplinaridade entre a moda e a arte, procurando de que formas estas se aproximam e distanciam, usando a Alta-costura como a principal ferramenta de comparação entre as duas áreas. Devido à grande problemática da reprodução técnica como um dos principais fatores para a dissolução de proximidade entre as duas áreas, tornou-se necessário a aproximação entre a arte e a moda, através da aplicação formal e teórica do conceito de aura, postulado pelo filósofo Walter Benjamin para a obra de arte, uma característica que se perde através da reprodutividade técnica. Ao circunscrever o conceito de aura na moda, através da Alta-costura, irão ser revelados traços semelhantes à luz deste conceito, entre o objeto de arte e o objeto criado no âmbito da moda. No entanto, se Benjamin aponta para a fotografia como a forma rudimentar de reprodutividade técnica e para a consequente perda de aura, torna-se necessário verificar de que forma a mesma abalou o carácter aurático presente na Alta-costura. Ao invés do esperado, esta revelou como uma das maiores aliadas da Alta-costura, uma vez que o valor de exposição conferido através da produção de imagem não só lhe garantiu mais poder como difusora de tendências, mas também manteve inalterado o seu carácter aurático, que lhe é conferido através da tradição, raridade, unicidade e autenticidade.
- Amalgamated Pattern Making as a Creative ResourcePublication . Barreto, Antonio Marcos; Lucas, José Mendes; Lowear, Simon SilesThe objective of this dissertation is to investigate and study the connection between the technological development found in the history of fashion clothing and design. A further objective is to consider the importance of anthropometry, ergonomics, volumetrics, geometry and body shape, and to demonstrate, through case study, avenues for adapting and incorporating flat patterning in the creative process of Fashion Design Teaching: “Amalgamated (Hybrid) modelling as a creative resource”. Every fashion designer needs to think about his personal creative process and how best to stimulate his own creativity. There are some methods that can promote creativity and these need to be made part of the designer’s daily routine in order to develop distinctive and innovative work. When building a collection, the fashion designer must adopt a methodological approach. Flat patterning reaches the heart of mathematics. It demands logical reasoning and an ability to integrate a number of disciplines. Consequently, it can give the impression of being a rigorous, complex practice, full of often incomprehensible rules, because it can be difficult to grasp its precise theory and practice. But this is an area of knowledge of great significance to students of fashion design while undergoing their academic training because the good professional must have at least a basic understanding of how their design will be put together as a result of flat patterning. In teaching, flat patterning is often set apart from the creative process and is combined with the later stage of execution. According to Mariano, “it is the process of flat patterning that defines the transformation of flat materials into three-dimensional shapes capable of adaptation to the human body. [...] It also determines whether the clothing can be reproduced”. Mariano (2011, no page) It is clear that developing a flat pattern is a very important step in the creation of a garment. Its function is not only to configure the garment but also to ensure it can be standardized and reproduced. However, when dealt with as a predominantly technical subject, its application can become divorced from the concept of creation because it appears to have no artistic content. By approaching flat patterning technique in a composite way, taking advantage of its two-pronged nature to incorporate it in the creative elements of the Fashion Design course, it can become a means of sparking the creative process which has made great names in high fashion in the past. Coelho (2008) argues that patterning should be understood as being more than a technique. He says that it loses the dynamic sense intrinsic to the concept of a method that is part of a larger process - all the research carried out by the designer – when flat patterning is either not fully understood or taught simply as a technique. Logical reasoning is vital when making flat patterns. But mastery of technique is also essential. Novaes (2008), extends Coelho’s reasoning by saying: “Other possible routes in processing a garment result from cross-referencing between standardization methods and production systems. [...] Configuring geometric patterns with three-dimensional modelling when developing a prototype is a further possible method of shaping a garment.”. (Novaes, 2011, p.93). A great example of composite patterning as a creative resource in the teaching of Fashion Design is the stylist Tomoko Nakamichi, who teaches at the famous “Bunka” Fashion School in Japan. She departs from the traditional patterning approach and, in effect, offers a hybrid technique which combines and enlarges the ranges of standard flat and three-dimensional modelling. It follows that educators should bear in mind that a study and understanding of the principles of human anatomy will instil a knowledge of how to evaluate the human profile, so contours can be followed or altered. Concepts of proportion, symmetry and volume (or volumetrics), as well as height and width measurements, are fundamental to producing a technical design and modelling pattern. This information needs to be included in the planning of a garment during graphic design. In conclusion, teaching flat patterning in a creative way, combining its different elements, can be a force to promote creativity, giving the student the opportunity to see a garment, or fashion product, in three dimensions. This modelling technique allows the fashion professional greater creative freedom thanks to immediate three-dimensional visual contact with the product. It also benefits the student who gains greater control over the creation of a garment in a liberating way that also facilitates improvements to the final results.
- Amino Acid-Based Material for the Complementary Therapy of Decubitus UlcersPublication . Nogueira, Frederico; Gouveia, Isabel C.Chronic wounds, pressure sores, lesions, and infections of microbial origin in bedridden, paralyzed, or malnutrition patients remain the object of study of many researchers. A variety of factors behind the development of these disorders are related to the patient's immune system, making it unable to respond effectively to the treatment of the wound. These factors can be properly controlled, giving particular importance to the ethiology and stage of the wound, as well as the time periods corresponding to the replacement of the dressings. The present research reports a novel foam/soft material, L-Cys-g-PCL, with an application for decubitus/pressure ulcers, especially for wounds with a difficult healing process due to infections and constant oxidation of the soft tissues. During this work, the interactions between S. aureus and L-Cys-g-PCL foam were studied under conditions that simulate decubitus ulcers; namely, pH and exudate. The effects of duration of grafting (1 or 8 h) and pH (7.0 and 8.9) on wettability, surface energy, swelling, and porosity were also evaluated. Results showed an effective microbicidal activity exhibiting an inhibition ratio of 99.73% against S. aureus. This new L-Cys-g-PCL soft material showed saftey to contact skin, ability to be shaped to fill in sunken holes (craters) - pressure ulcers stage III - and to act as a smart material responsive to pH, which can be tailored to develop better swelling properties at alkaline pH where exudates are normally higher, so as to address exudate self-cleaning and prevention of desiccation..
- Ampliando novos domínios de marcaPublication . Mouta, Ana Catarina Terras; Ribas Gomez, Luiz Salomão; Mendes, António Manuel CamposO papel do consumidor tem vindo a adaptar-se à evolução dos mercados, tornando-se progressivamente mais esclarecido, mais exigente e com maior poder de decisão, criando uma maior imunidade aos estímulos criados pelas estratégias tradicionais das marcas. Desta forma, e frente à crescente necessidade encontrada pelas marcas de se destacarem dos actuais mercados saturados, eis que surge uma ferramenta muito comum nos dias que correm, a extensão de marca. As marcas compreendem esta estratégia como sendo uma ferramenta potenciadora no alcance dos seus objectivos, graças às vantagens que esta agrega, revelando-se através de custos de comunicação mais reduzidos e maiores probabilidade de aceitação no mercado. Assim, existem questões que necessitam de ser desenvolvidas sobre as estratégias das marcas, mais especificamente sobre a extensão de marca, de forma a compreender a sua validade, e os benefícios que podem ser usufruídos pelas mesmas, como será desenvolvido nesta investigação, com foco numa marca de moda portuguesa.
- Análise comparativa do design, do desempenho e da aplicação de tecidos simples e duplosPublication . Melo, Sónia dos Santos Agostinho; Miguel, Rui Alberto LopesPerante as exigências da sociedade actual e do comportamento do consumidor, torna-se importante definir caminhos que levam à inovação na área do design de moda têxtil. O consumidor deseja distinguir-se cada vez mais, mas também procura o máximo de bem-estar, conforto e beleza. Ter peças de vestuário pensadas para esse efeito vem responder às exigências do mercado e permitir que o design cumpra o seu papel. Para o desenvolvimento deste estudo foram percorridas várias etapas e realizados vários processos destinados a alargar o conhecimento da dimensão do design e sua relação com a tecnologia. Esta dissertação de design de moda pretende ser um contributo para o estudo da intervenção do design na concepção de tecidos, com base num conceito experimental de vestuário que serviu como estudo piloto para estabelecer uma análise comparativa do desempenho de dois tecidos, um simples e um duplo, fazendo chamamento à estética dos padrões e do cair, ao conforto e à tecnologia dos tecidos. Neste sentido, após uma identificação e caracterização do problema em estudo, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre a história da lã e da indústria laneira (símbolos da região em que a UBI está inserida), as inovações nos produtos de lã, o conceito de design e metodologias projectuais e a tecnologia dos tecidos. Na metodologia experimental analisaram-se os catálogos de tendências e sua aplicação na concepção dos projectos desenvolvidos neste trabalho, realizaram-se ensaios de qualidade dos tecidos e, por último, foram desenvolvidos e produzidos dois protótipos de vestuário (casacos) para avaliar o comportamento dos dois tecidos. Do ponto de vista estético e funcional, percebeu-se um compromisso muito interessante entre os parâmetros tecnológicos dos tecidos e os seus desempenhos estéticos, podendo estabelecer-se e explicar-se uma relação causa efeito. Por estes motivos, este estudo forneceu conclusões importantes, dirigidas para a confirmação da relevância do tema e para a definição de uma metodologia para futuras investigações.