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- Caracteres que marcam: a influência da tipografia na publicidadePublication . Pereira, Samuel José dos Santos; Elias, Herlander AlvesEsta dissertação está dividida em quatro grandes partes, a primeira tem como objetivo dar a conhecer o tema e as metodologias de estudo utilizadas, bem como a forma de seleção da amostra. A segunda parte, pretende estudar a tipografia em si, a sua evolução histórica e aspetos mais técnicos, tai como as famílias tipográficas, hierarquia e a legibilidade dos caracteres. A terceira parte é uma das mais importantes pois funciona como elo de ligação entre os temas de Tipografia e Publicidade, tornando mais fácil perceber como os ―tipos‖ são utilizados no meio publicitário. A quarta e última parte, não é mais do que o estudo em si, depois de recolhida a amostra, foram analisados os anúncios e posteriormente agrupados os resultados.
- Unpressurized light aviation aircrafts flight and psysiological data acquisition systemPublication . Marques, André Emanuel Castro; Silva, Jorge Miguel dos ReisThe majority of light aviation aircrafts have non pressurized cabins that may pose risks for the safety of both pilots and passengers. As altitude increases partial oxygen pressure decreases and this situation may lead to early stages of hypoxia affecting pilot’s capabilities to perform simple tasks. In addition temperature also changes as altitude increases. All these factors combined in several ways may affect significantly the capability of a pilot to conduct a safe flight. Some work has been developed in this area and results show that even small changes in altitude can decrease pilot’s oxygen level significantly. Thus, as pilot’s behavior and flying capabilities can be affected, flight safety may be compromise too. This work is generally focused on the acquisition and study of flight operational and physiological data, to perform such objectives data acquired from the aircraft contains several items as geographic coordinates, attitude, altitude, speed, g-load, heading, absolute pressure and temperature inside the cabin; also data acquired from the pilot contains cerebral oximetry, and electroencephalogram (EEG) and electrocardiogram (ECG) parameters. During the flight pilot’s own safety and comfort are important issues so that we developed a portable system that may be installed and operated in a safe and ergonomic way inside a light (small) aircraft cabin. This equipment is also flexible enough so that it may be used inside a hypobaric chamber or in a flight simulator to test prior a real flight some specific pilot’s reactions to different flight scenarios. The specific objective of this work is to report the acquisition, processing and monitoring of flight data collected directly and in real time from the aircraft and the pilot, so it may be analyzed to determine pilot’s major physiological changes and the consequents alterations of his flying capabilities. Taking in account either the results of this work or the flight safety boundaries we also sustain the basis for a revision of the actual European legislation for pilot licensing.
- Branding cultural e comunicação de marcas de modaPublication . Pimenta, Joana; Ribas Gomez, Luiz SalomãoO contexto desta dissertação é o mercado de moda portuguesa. Dando especial atenção à comunicação de marcas de moda portuguesas e como elas se dirigem ao consumidor português. Procuramos averiguar a notoriedade dessas mesmas marcas junto do consumidor em causa. E de que forma a disicplina do branding cultural ajuda na construção do diálogo entre marca e consumidor. Através de um estudo de caso sobre a marca de moda portuguesa Pelcor, descurtinamos as vantagens competitivas que o branding cultural traz no desenvolvimento da estratégia de comunicação da marca. No levantamento bibliográfico procuramos definir as disciplinas de branding cultural e comunicação, apoiando-nos principalmente nos teóricos e académicos: Gomez, Holt, McCracken, Kotler, Lindstrom, Caetano e Rasquilha. A metodologia que usamos é a pesquisa exploratória, que assume a forma de recolha bibliográfica e estudo de caso. Sendo que o resultado principal é uma proposta de estratégia de branding cultural para a marca Pelcor. Concluimos com este trabalho que a atenção à cultura nas estratégias de comunicação de uma marca dá-lhe a vantagem de conhecer e entender melhor o seu consumidor, propiciando mais facilmente a sua identificação com a marca. Para além, de que se revelou um tema relevante para a época de crise que vivemos no nosso país, abrindo portas para a descoberta de vantagens no desenvolvimento do mercado da moda nacional.
- Prática de ensino supervisionada: educação visual e tecnológica no ensino básico, 6º anoPublication . Ferreira, Joana Filipa Cordeiro; Correia, Helder Joaquim Dinis; Rato, Cristina Maria Hormigo PauloNo âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico surge o presente relatório que tem por objetivo descrever e analisar a participação da professora estagiária, nas atividades decorridas na Escola do 2º e 3º Ciclo do Tortosendo. Este relatório inclui observações e reflexões sobre a realidade escolar, as atividades concebidas para os alunos da turma do 6ºA e para a comunidade escolar e, ainda, uma análise da forma como foram planificadas as atividades e dinamizadas as aulas durante o estágio à disciplina de Educação Visual e Tecnológica, bem como o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos e do ensino praticado. As observações e as questões que foram levantadas ao longo do estágio permitiram uma reflexão em torno das problemáticas relacionadas com a prática letiva.
- Blendcode : relatório de estágio curricularPublication . Reis, Cristina Isabel dos SantosA Blendcode é uma empresa que surge da fusão de duas áreas: design e interactividade, apostando cada vez mais em aplicações NUI (Natural User Interfaces)1. É nesse contexto que me propõem desenvolver uma aplicação em Kinect, no âmbito do estágio curricular realizado de modo a poder concluir o mestrado em Design Multimédia na Universidade da Beira Interior. As aplicações Kinect têm atraído e despertado o interesse de um número crescente de utilizadores, possivelmente por se tratar de um meio natural de interacção, descartando a necessidade de uma aprendizagem prévia para a utilização deste aparelho. Nesse sentido, cada pessoa irá interagir naturalmente com o mundo virtual através de gestos e fala reconhecíveis pelos sensores embutidos na Kinect, promovendo um nível cada vez mais elevado de interacção entre o utilizador e a informação. Desta forma, as aplicações Kinect procuram atingir o interesse dos utilizadores com uma interface moderna aliada a um design clean, promovendo o acesso directo a toda a informação existente. Pensado de forma a explorar plenamente o potencial destas interfaces, definiu-se como objectivo para este trabalho o desenvolvimento de um catálogo em Kinect para a loja MontanaShop, situada no Bairro Alto, em Lisboa, destinado a permitir que o utilizador tenha acesso a toda a informação existente no interior da loja sem ter de entrar ou sem que esta tenha necessariamente de estar aberta.
- Comunicação no espaço público: a publicidade de guerrilha em PortugalPublication . Silva, Ricardo; Elias, Herlander AlvesO sector da comunicação, nomeadamente a publicidade, enfrenta um reconhecido período de saturação. As marcas digladiam-se cada vez mais e de uma forma feroz para ganhar a atenção de um público cada vez mais disperso, que desenvolveu já mecanismos de rejeição aos tradicionais suportes através dos quais a publicidade veicula as suas mensagens. Num momento em que os meios de informação e as novas tecnologias estão cada vez mais acessíveis ao consumidor, é previsível que este se divorcie voluntariamente da forma tradicional como perceciona a publicidade. Perante essa adversidade, as marcas sentem necessidade em se reinventar a si próprias e à forma como desencadeiam o seu processo de comunicação, centrando agora toda a sua atenção no consumidor, explorando e antecipando as suas necessidades, ao mesmo tempo que desejam promover “experiências de marca”, que revolucionem o modo como as marcas são percecionadas pelo público. Aqui, ganha destaque a publicidade de guerrilha, uma nova forma de comunicação de marcas, que ao potenciar ao máximo os recursos disponíveis, cria situações surpreendentes e inusitadas que usam a interação entre público e marcas, para que estas perdurem na mente do público como algo mais que um logotipo por detrás de um produto. Pretende-se com a publicidade de guerrilha criar uma relação com o potencial consumidor para que, mesmo que este não compre o produto, o possa recordar sempre de um modo diferente.
- Enhanced two-phase contention window MAC protocol for wireless sensor networks applicationsPublication . Borges, Luís Miguel Moreira; Velez, Fernando José da Silva; Lebres, António Sérgio PortelaNowadays, the user of Wireless Sensor Networks (WSNs) is becoming more and more demanding in terms of choice and diversity of applications. As a consequence, as the diversity of applications continues to grow there is a need to identify and classify the set of detailed characterization parameters that facilitates to sketch up a taxonomy for WSN applications. The proposed taxonomy identi es the services offered by each application makes a tool available to better understand the services and requirements of each application, along with a holistic overview of the WSN proposed application taxonomy. The research also involved the actual development of WSN applications within different research projects, namely in the elds of healthcare (Smart Clothing), civil engineering structure monitoring (INSYSM) and precision agriculture. Different medium access control mechanisms employ different collision avoidance schemes to cope with packet collision and retransmission, trading-off complexity, energy inef ciency and control of packet overhead. In particular, this PhD thesis addresses the study the packet collision probability for a MAC protocol that employs a collision avoidance mechanism with two contention window and consequent proposal of a model for the collision probability. Simulation results validate the model for saturated traf c. For unsaturated traf c and with a small number of nodes, the accuracy of the model is limited by numerical rounding. It is shown that, by using our analytical model, we have been able to obtain performance metrics such as network throughput and average service time for the successful transmissions. In addition, the Enhanced Reliability Decision Algorithm in the physical layer has been proposed. The frame capture effect (FC) feature has been implemented in the IEEE 802.15.4 compliant physical layer of the MiXiM framework. The proposed decision algorithm utilizes the Signal to Noise-plus-Interference ratio (SNIR) and the size of the packet to guarantee the delivery with certain reliability to the MAC layer, of a packet received at the PHY layer. A gain of more than 10 % has been achieved in the delivery ratio. Promising results have also been obtained for the SCP-MAC protocol with the FC effect enabled, for different values of reliability. As one of the main contributions of this thesis, an innovative ef cient multi-channel MAC protocol, based on SCP-MAC, was proposed, the so-called Multi-Channel Scheduled Channel Polling (MC-SCP-MAC) protocol. The in uential range concept, denial channel list (which considers the degradation metric of each slot channel), extra resolution phase algorithm and frame capture effect have been explored to achieve the maximum performance in terms of delivery ratio and energy consumption. It has been shown MC-SCP-MAC outperforms SCP-MAC and MC-LMAC in denser scenarios, with improved throughput fairness. Considering the in uential range concept reduces the redundancy level in the network facilitating to reduce the energy consumption whilst decreasing the latency. The conclusions from this research reveal the importance of an appropriate design for the MAC protocol for the desired WSN application. Depending on the objective or mission of the WSN application, different protocols are required. Therefore, the overall performance of a WSN application certainly depends on the appropriate development and application of the appropriate communication protocols (e.g., MAC, network layer).
- Turismo rural e desenvolvimento sustentável: o papel da arquitectura vernacularPublication . Martins, Cátia Isabel Marques; Beato, Cláudia Sofia Sao Marcos MirandaA presente investigação concretiza a abordagem holística ao fenómeno do turismo nacional, abordando aspetos concetuais sobre o seu âmbito e algumas fragilidades do seu sistema. Por outro lado, equaciona o papel do turismo, não só em termos de adequação às dinâmicas e às perspetivas que enquadram as atividades turísticas em geral, como também em relação aos efeitos que pode gerar nos domínios económico, social, cultural, ambiental e territorial. Existe uma particularização do turismo em áreas rurais como fator de desenvolvimento sustentável, permitindo a compreensão das transformações ocorridas no contexto do espaço rural, ao nível social e do uso do território. Destacando-se neste sentido a programação setorial do funcionamento deste meio (rural) perante os novos desafios que se impõem, de modo a garantir um desenvolvimento equilibrado. Esta multifuncionalidade do turismo tem sido indicada por muitos autores como sendo uma característica que pode contribuir para o desenvolvimento local em espaço rural. Pretende-se desta forma demonstrar como o turismo, revitalizando os aglomerados rurais através de métodos e técnicas baseadas no desenvolvimento sustentável, com respeito pelos valores ecológicos e estéticos da paisagem, pode perspetivar um futuro onde as práticas tradicionais se aliam ao conhecimento científico, com benefício para a reestruturação e sustentabilidade do Espaço Rural. Para a restruturação do património arquitetónico rural, é necessária uma nova abordagem mais consciente e responsável da arquitetura; devido aos desperdícios que lhes são diagnosticados no panorama atual. A arquitetura vernacular, apresenta-se neste domínio numa relação intrínseca ao clima e à geografia do lugar, mostrando-se uma solução viável na procura de uma construção sustentável.
- Estudo de condicionantes e reabilitação do parque termal do CróPublication . Martins, Ana Isabel Fernandes; Fernandes, Miguel João Mendes do Amaral Santiago; Cavaleiro, Victor Manuel PissarraO presente estudo pretende contribuir para um reconhecimento do enquadramento espacial, temporal e histórico das termas do Cró. Abordando questões relacionadas com o património devoluto existente, a soberania do recurso hidrogeológico, a viabilidade da proposta de reabilitação do parque termal, face a diferentes factores internos e externos expostos neste estudo, desde o panorama do termalismo em Portugal à potencialidade dos diferentes bens endógenos. Como se pretende intervir fisicamente num espaço, o estudo dos condicionalismos são uma constante ao longo deste trabalho, de forma a delinear uma proposta funcional, sustentável e dinamizadora do lugar. Espera-se assim que as conclusões obtidas e os benefícios apresentados relativos à reabilitação arquitectónica proposta para o parque termal do Cró sirvam de alicerce para que se adopte a perspectiva estratégica defendida neste estudo, de forma a impulsionar a competitividade do parque e reforçar a ideia de que se trata de um local com potencialidades para ser um destino turístico termal.
- Alternativas para a minimização de consumo de combustível em aeronaves comerciaisPublication . Pires, Tiago José LopesO impacto que as diversas crises petrolíferas tiveram em toda a economia mundial, e a tomada de consciencialização de toda a Humanidade para as questões ambientais, sobretudo desde a década de 60, fizeram com que se alterasse a mentalidade de toda a indústria mundial. A indústria aeronáutica não foi excepção. Como sabemos as crises petrolíferas tiveram uma consequência que pesa bastante nas contas das companhias aéreas: o preço dos combustíveis disparou. Estas recentes preocupações económicas e ambientais obrigaram as companhias aéreas a tomar medidas relevantes no que respeita à minimização dos custos, com especial relevância nos custos directos de operação associados ao consumo de combustível. Com o presente trabalho pretende-se estudar alternativas para a redução do consumo de combustível em aeronaves comerciais. A metodologia adoptada visou quantificar a redução do consumo tendo como base duas linhas de análise distintas, uma com um âmbito mais operacional assente na alteração dos parâmetros operacionais; e, outra baseada numa alteração do conceito de projecto, alterando os materiais usados e aumentando a eficiência dos motores, por exemplo. Da análise efectuada pode-se concluir que os parâmetros TSFC, L/D, através da alteração dos valores da razão de aspecto, e, o peso da estrutura da aeronave são os principais factores a produzir efeitos positivos na redução do combustível consumido. Torna-se necessário eleger novos conceitos e soluções que passem pela modificação dos materiais, por novos conceitos de asa e uma utilização de motores mais eficientes. Será necessário adoptar medidas um pouco radicais de forma a atingir o objectivo definido pelo ACARE a médio prazo. Outro aspecto imprescindível será a adopção de novas soluções e um novo conceito de uma aeronave comercial.