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- Contributos para um estudo etnográfico do texto proverbial da Beira BaixaPublication . Moura, José Carlos Duarte; Osório, Paulo José Tente da Rocha SantosA Beira Baixa, devido ao seu posicionamento geográfico e à sua localização no interior de um país com escassas vias de comunicação, viveu isolada de contacto com outros povos. Ao longo da história, as passagens de outros povos por estas terras deveu-se sempre a incursões com carácter bélico. Os povos de toda esta região, cercada por serras e matagais, desenvolveram um modo de vida próprio, metidos no seu isolamento, criando um perfil desconfiado e reservado que, naturalmente, a experiência da história lhe ensinou. A cultura destes povos passou de geração em geração, tendo um saber singular em relação às restantes regiões do país, mais permeáveis pela geografia a influências externas. A literatura popular da Beira Baixa constitui, deste modo, um caso único, um acervo ancestral vivo em pequenas localidades isoladas. Os provérbios e os ditos populares desempenham um papel bastante importante nas mais diversas comunidades. Estas frases representam o saber acumulado pelos povos, com o seu viver ao longo dos tempos. Por vezes, encontramos provérbios ou, simplesmente, ditos iguais com pequenas diferenças em quase toda a Beira Baixa. Noutras ocasiões, surgem-nos outros que somente encontramos numa ou outra localidade. Ao elaborar estudos no âmbito etnográfico nos mais diversificados temas, encontrámos algumas semelhanças. Entre as diversas localidades, variam, por vezes, palavras, nomes ou expressões de que os povos se apropriaram ao longo dos tempos, dando-lhe um cunho próprio do local onde vivem. Esta herança tem vindo a transmitir uma carga cultural resultado da entrega de elementos muito significativos da tradição oral de geração em geração.
- A escrita escolar no 1º ciclo do ensino básico: da reflexão metalinguística às estratégias metacognitivasPublication . Ferreira, Graça Maria Gomes Loureiro; Osório, Paulo José Tente da Rocha SantosO trabalho de investigação que apresentamos emergiu de uma inquietação que tem acompanhado a nossa prática pedagógica: a de saber o motivo pelo qual os alunos, ao nível do 1º ciclo do Ensino Básico, escrevem com tanta incorrecção ortográfica. É nossa intenção perceber quais são os erros mais frequentes na escrita da população-alvo do nosso estudo, as causas que poderão estar subjacentes a esse problema e procurar estratégias e meios de actuação pedagógico-didácticos que possam contribuir para ultrapassar esta situação. Como forma de operacionalizar o problema desta pesquisa foi realizado um estudo empírico o qual se baseou na análise de erros constantes em diversos trabalhos escolares propostos a um grupo de crianças de 1º ciclo com deficiências ortográficas a nível da produção escrita.
- Oculus Dei: a não omnisciência divinaPublication . Soares, João Adriano Caetano Ferreira John; Nogueira, Luís Carlos da CostaNo âmbito da unidade curricular de Projecto Final, foi-nos proposto que fosse realizado por cada aluno um filme que tenha como tema principal o ponto de vista. Neste relatório vou expor todo o processo criativo de Oculus Dei, a começar pelo período de reflexão e escolhas estéticas até à fase final de montagem. Ao longo desta exposição vou falar dos problemas que surgiram nas várias as fases deste processo e das soluções encontradas para a resolução dos mesmos. Vai ser dado ao tema do ponto de vista um especial destaque. O tema foi abordado no filme de diversas formas, como tal vou identificar e explicar de que maneiras ele está presente no trabalho. Sendo o ponto de vista algo tão abrangente, tentei que este tema fosse bem explorado em Oculus Dei. Tentei que estivesse presente de diferentes formas e que houvesse vários pontos de vista possíveis e varias interpretações para o filme. Oculus Dei é um filme experimental que trata o tema da não omnisciência divina. Neste filme vou procurar demonstrar que é impossível alguém ter um conhecimento omnisciente. Para além do tema da omnisciência divina, foram inseridos mais alguns temas que estão presentes de uma forma menos relevante, mas que acabam por enriquecer bastante o filme, sendo eles: a criação – Génesis; a natureza cíclica e o surgimento do Homem. Houve varias razões que me levaram a escolher o tema da omnisciência ou não omnisciência divina, para trabalhar o tema do ponto de vista. Por um lado, o facto de estar ligado à religião faz com que seja um tema com bastantes divergências de opiniões. Por outro lado, a omnisciência divina está ligada a um ponto de vista absoluto que vê tudo, ou então um ponto de vista completamente fragmentado, mas que por estar tão espalhado, consegue ter uma visão absoluta que converge para uma pessoa só, neste caso Deus. O facto de para realizar Oculus Dei ter utilizado imagens de outros filmes e outros realizadores, abre também muitas portas para explorar o tema do ponto de vista. Tendo este filme sido feito através da junção de imagens de outras obras, Oculus Dei vai ser uma compilação de pontos de vista escolhidos por mim, aos quais eu dei um significado diferente do original.
- Recycling pulp mill sludge to improve soil fertility using GIS toolsPublication . Ribeiro, Paulo; Albuquerque, Antonio; Quinta-Nova, Luís; Cavaleiro, VictorPulp mill sludge produced in the Cova da Beira region (Portugal) contains organic matter (11-47%), nitrogen (38-2560 mg N/kg) and phosphorus (167-370 mg P/kg), which may be valuable for increasing soil productivity. The levels of heavy metals are below the limits recommended by legislation and the amount of nitrogen and phosphorous to be introduced in soils does not present a risk for nutrient leaching. After identifying the environmental and technical restrictions on its application, an area of 1650 ha was identified where the sludge can be applied in forage crops, fruit trees, olive groves and vineyards. A suitable area was also found for a biosolids storage centre. The use of GIS allowed to define a sludge application index and to produce land-use suitability maps, which can be useful for sludge management.
- Estimular a linguagem em autistasPublication . Poeta, Helena Pires Carreirinha; Osório, Paulo José Tente da Rocha SantosEste trabalho surge como uma proposta de investigação sobre a estimulação e aquisição da linguagem na criança autista. Analisa, assim, as particularidades, singularidades e generalidades do processo de apropriação da linguagem na criança com espectro de autismo com síndrome de “asperger”. A metodologia deste trabalho teve como base a teoria do método Teacch, como forma de desenvolver a comunicação verbal e não verbal quanto à sua organização e utilização do sistema PECS, nas suas rotinas diárias e futuras aprendizagens. Numa tentativa de conhecermos em profundidade os aspectos relativos à linguagem da criança diferente, assume-se um posto de observação da linguística discursiva, com a prática do ensino estruturado na unidade de autismo. Assim, as actividades tornam-se significativas para a criança e em momento de interacção a criança vai entrando no campo da linguagem. Foi necessário entender em profundidade os aspectos alusivos à linguagem da criança autista. Como referência, utilizámos o índice de comprimento médio de palavras por enunciado (MLU), cujo cálculo psicolinguístico nos anuncia aspectos pragmáticos da linguagem. Tudo foi feito em conformidade com a prática educativa do sistema teacch em conjunto com método MLU. Para o efeito, desenvolvemos actividades relacionadas com o método utilizado alicerçadas num diálogo entre a professora de educação especial e da criança para em seguida analisar e avaliar. A criança estudada, inicialmente apresentava uma fala quase inexistente, sendo esta maioritariamente ecolálica, existindo uma falta de interacção e comportamentos desajustados. Com o decorrer do ano lectivo, percebemos que esses eram indícios de que a criança já estava na linguagem, e através da interacção com a professora do ensino especial, tudo mudou, a sua postura diante do outro e da sua própria linguagem. Assim, ao termino da pesquisa, evidenciou-se que a criança estudada, colocou-se como individuo falante, constituído pela linguagem verbal e não verbal estimulando as duas paralelamente como forma de comunicar e comunicação.
- A adaptação ao meio aquático em contextos de ensino com diferentes profundidades: um estudo das diferenças metodológicas e na aquisição de habilidades motoras aquáticas em crianças de 4 e 5 anosPublication . Rocha, Helena Isabel Amaral; Costa, Aldo Filipe Matos Moreira Carvalho daA natação, tal como outros desportos, têm vindo a sofrer transformações e evoluções na metodologia de ensino. No entanto, ainda são colocadas muitas dúvidas acerca do tipo de método de ensino a utilizar bem como do contexto de aprendizagem a adoptar, em particular, a profundidade da piscina (rasas ou profundas) na adaptação ao meio aquático. Assim, neste estudo propomo-nos analisar a eficácia da metodologia de ensino no âmbito da adaptação ao meio aquático, em escolas de natação que recorrem a diferentes contextos de aprendizagem: em água rasa e profunda. Em particular, é objectivo desta pesquisa a análise da relação entre o nível de competência aquática de crianças de cinco e quatro anos, em diferentes contextos de ensino-aprendizagem da natação, designadamente a profundidade da piscina e a organização metodológica do ensino ministrado. Para o efeito, foram analisadas noventa e oito crianças (idade média de 4,39 e um desvio padrão de 0,49), em dois grupos distintos, de acordo com o contexto de ensino-aprendizagem da natação: cinquenta alunos provenientes do ensino numa piscina profunda e quarenta e oito alunos de uma piscina rasa. A amostra foi ainda estudada de acordo com a experiência prévia de prática de natação: com seis, doze e dezoito meses de prática. Todas as crianças integradas na amostra foram avaliadas na sua competência aquática, recorrendo a uma ficha de observação de domínio de habilidades motoras aquáticas adquiridas. Aos técnicos de natação responsáveis pela experiência aquática prévia das crianças estudadas foi aplicado um questionário para o registo da organização metodológica e respectivo contexto do ensino ministrado. Os resultados do nosso estudo indicam que na generalidade as escolas de natação não diferem significativamente ao nível da estrutura organizacional. No entanto, alguns aspectos metodológicos parecem distintos entre as escolas de natação de água rasa e profunda, particularmente na importância pedagógica que determinados conteúdos parecem ter na orientação dos programas de ensino. Os resultados indicam que as crianças com maior tempo de prática (6, 12 e 18 meses) apresentam um número superior de habilidades aquáticas adquiridas, independentemente do contexto de profundidade. Contudo, a competência aquática parece mais sólida entre as crianças com ensino em água rasa, pelo menos até aos 12 meses de experiência aquática. Pelos resultados encontrados no presente estudo, consideramos que a existência de assimetrias da aquisição de competências no meio aquático pode estar associada com as diferenças de profundidade da piscina bem como associada à organização metodológica do ensino adoptado pela da escola de natação.
- Alterações induzidas por diferentes constrangimentos sobre a velocidade da bola e a precisão de remate em jovens futebolistasPublication . Pontes, Renato da Lapa; Marques, Mário António CardosoObjectivo: Este estudo pretendeu examinar a velocidade da bola e a sua precisão no remate em quatro diferentes condições, tanto para o membro inferior dominante, como para o não dominante. Métodos: Participaram neste estudo dezasseis jovens futebolistas do escalão júnior (idade 17,56±0,63 anos, altura 176,06±5,94 cm, peso 67,89±5,19 kg e prática desportiva 8,13±2,63 anos). Todos cumpriram o mesmo protocolo de avaliação, no qual se inseriram quatro testes distintos, realizados com o membro inferior dominante e não dominante: remate com a bola parada em condições ideais; remate com a bola parada, com a divisão da baliza em duas partes iguais; remate após passe da bola de uma posição perpendicular à trajectória do remate e; remate após passe da bola de uma posição diagonal (45º) à trajectória do remate. Resultados: Os resultados obtidos demonstraram que existem diferenças estatisticamente significativas (p ≤ 0.05) entre o membro inferior dominante e não dominante, em todas as condições de remate. Em termos de velocidade da bola no remate, relativamente ao membro inferior dominante, constataram-se diferenças significativas no remate dos onze metros em condições ideais (26,85 ms-1) comparativamente com: o remate após passe perpendicular da bola do lado direito (-1,12 ms-1) e esquerdo (-1,06 ms-1) e ainda com o remate após passe diagonal (45°) da bola do lado direito (-1,64 ms-1) e esquerdo (-1,11ms-1). Por sua vez, quanto ao membro inferior não dominante, verificaram-se diferenças significativas no remate dos onze metros para o lado direito da baliza (22,93 ms-1) em comparação com: o remate, nas mesmas condições, para o lado esquerdo da baliza (-1,05 ms-1) e remate após passe perpendicular do lado esquerdo (-0,97 ms-1). Os jovens que jogam na posição de médio revelaram uma maior velocidade da bola no remate (27,58 ms-1) com o membro inferior dominante. Por outro lado, os avançados produziram mais velocidade no remate (24,21 ms-1) com o membro inferior não dominante. Em termos de precisão no remate, relativamente ao membro inferior dominante, constataram-se diferenças significativas no remate dos onze metros em condições ideais (0,25) comparativamente com: o remate dos onze metros para o lado direito da baliza (+1,06). Conclusões: Os resultados demonstraram diferenças estatisticamente significativas na velocidade da bola do remate em condições ideais comparativamente com o remate precedido de um passe, no caso do membro inferior dominante, não se constatando o mesmo para o membro inferior não dominante. Aferiu-se que, em todas as condições de remate analisadas, a velocidade da bola do remate com o membro inferior dominante foi significativamente maior do que com o não dominante. Também se constatou no nosso estudo que existiu muito mais precisão no remate com o membro dominante e entre as diferentes condições de remate com o membro dominante, também foram encontradas diferenças significativas, principalmente entre o remate executado em condições ideais e para a esquerda da baliza.
- Moda nupcial: preferências de mercado e propostas customizadasPublication . Andrade, Sara Cristina Simões de; Pereira, Maria Madalena RochaO presente trabalho de investigação, Moda Nupcial: Preferências de Mercado e Propostas Customizadas, visa estudar as preferências das consumidoras relativamente à moda nupcial a usar na cerimónia de maior relevo na cultura ocidental: o casamento. Nesta cerimónia, indiscutivelmente, a figura de destaque é a noiva. O que se pretende neste estudo é a análise da oferta presente no mercado de moda nupcial feminina e também do que as consumidoras deste tipo de produto mais procuram, de modo a conseguir constituir um manual que possa ser consultado por todos os interessados neste tema. A evolução histórica da moda nupcial, e demais factores relacionados com a cerimónia, estão presentes neste trabalho. Os elementos de design do vestuário de noiva mais relevantes também são abordados, tais como os materiais, as formas, as cores, entre outros. As formas de comercialização, mais comuns neste tipo de vestuário, são aqui referidas. As lojas, as feiras, os ateliers de designer, ou a internet, são alguns dos meios abordados. Posteriormente, na parte experimental, deseja saber-se se existem factores que influenciam as escolhas das noivas, como a idade, a altura do dia e a estação em que estas casam. Pretende-se, também, preparar uma plataforma de trabalho, na qual se possam disponibilizar produtos de moda nupcial customizados. Utilizando ferramentas de simulação 3D, informação obtida através de inquéritos, bem como a revisão de literatura, aspira-se a criar uma proposta de uma página virtual, em que a consumidora de moda nupcial possa participar da criação, ao nível do design, de um vestido de noiva por ela customizado, de forma interactiva, podendo aceder à pré-visualização desse mesmo artigo, sem ter que o experimentar. Na conclusão deste trabalho, constata-se que a customização é uma possibilidade de mercado cada vez mais significativa, e um meio para optimizar a indústria da moda nupcial, no sentido de satisfazer as necessidades tanto do consumidor, como do empresário.
- Combate ao bullyingPublication . Ferrinho, Susana Natividade de Almeida; Mesquita, Paula Pinto ElyzeuO conceito de bullying começa a ser mais audível na sociedade portuguesa, à medida que as pessoas vão ganhando maior consciência da sua envolvência, e ao mesmo tempo que vão sendo gradualmente destronadas ideias de que este fenómeno faz parte do universo de crescimento das crianças e jovens. Porventura a maior frequência e a maior exposição que é conferida aos casos existentes nas escolas portuguesas, que têm vindo a público através dos órgãos de comunicação social, têm contribuído para a alteração da percepção que a generalidade das pessoas tem deste fenómeno, colaborando assim para que as situações de bullying deixem de ser aceites como brincadeiras inofensivas e normais nas crianças. Ainda assim, e apesar das melhorias significativas na compreensão e discussão dos casos, há ainda um longo caminho a percorrer e um trabalho conjunto a desenvolver, que envolva toda a comunidade educativa, já que é nas escolas que o bullying adquire maior expressão, bem como a comunidade local onde ela está inserida. Toda a sociedade, mas em particular os pais, professores e educadores, enquanto elementos chave do processo de desenvolvimento e aprendizagem de cada um dos jovens, têm um papel preponderante na consciencialização e alerta para o bullying, bem como no seu combate. Desta forma, e para que o seu papel possa ser desempenhado de uma forma eficaz, é necessário que todos os intervenientes tenham conhecimento do que é o bullying e o cyberbullying, onde ocorre, de que forma se manifesta, quem são as potenciais vítimas, quais são os sintomas que apresentam, quem são habitualmente os bullies, o que motiva os seus comportamentos e como agir face a eles, ao mesmo tempo que têm consciência de que no bullying há um desequilíbrio de forças, mas que tanto vítimas, como bullies precisam de ajuda. Porque a prevenção é o melhor remédio, escolas e professores, enquanto agentes de mudança, devem ser capazes de unir esforços e nas suas aulas transmitir a ideia de que os comportamentos de bullying não são aceitáveis, nem tão pouco podem ser tolerados, apelando a uma consciencialização dos jovens e desencorajamento dessas atitudes. Várias são as estratégias que a comunidade escolar e local pode adoptar para prevenir e combater o fenómeno, mas o professor de inglês e porque falamos de um anglicismo, poderá ter um papel decisivo através da introdução e elaboração (também em conjunto com os alunos) de materiais didácticos anti-bullying nas suas aulas que visem o despertar para estes comportamentos agressivos.
- Projecto de um transformador monofásico de baixa potênciaPublication . Soares, Walter Jorge Rodrigues; Fonseca, Davide Sérgio Baptista daOs transformadores são diapositivos cujo funcionamento se baseia na teoria da indução electromagnética, descoberta em 1831 por Michael Faraday. Este facto, restringe a utilização do transformador a sistemas de corrente alternada. No entanto, apenas em 1836 foi inventado o primeiro dispositivo, uma bonina de indução. Em 1885 William Stanley, que projectou o primeiro modelo comercial, introduziu o termo “Transformador”. […]