Departamento de Ciências Aeroespaciais
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Browsing Departamento de Ciências Aeroespaciais by Author "Afonso, Simão Pedro Ferreira"
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- Parametrização de um motor turbohélice com características idênticas ao do MQ-9 ReaperPublication . Afonso, Simão Pedro Ferreira; Brojo, Francisco Miguel Ribeiro ProençaO desenvolvimento dos UAV’s começou verdadeiramente no final da década de 1950, aproveitando a necessidade de informação, de vigilância e de reconhecimento estratégico durante a Guerra do Vietname e da Guerra Fria. A sua pesquisa em larga escala e desenvolvimento prolongou-se até a década de 1970. Após a Guerra do Vietname, os EUA e Israel procuraram desenvolver UAV’s cada vez menores e mais baratos. Estas pequenas aeronaves não tripuladas adotavam pequenos motores, como os usados em motociclos, e carregavam câmaras de vídeo para transmitir imagens para o operador no solo. A utilização destes dispositivos, por parte dos EUA, foi posta em prática durante a Guerra do Golfo, em 1991. Este acontecimento intensificou o desenvolvimento dos UAV’s para aplicações militares, sendo o Predator o mais famoso. Recentemente, o termo UAV foi substituído pelo termo UA, que significa Unmanned Aircraft. Para enfatizar que um UA faz parte de um sistema completo, incluindo estações de operação no solo, mecanismos de lançamento, entre outros, o termo UAS (Unmanned Aircraft System) foi introduzido. UAS descreve "todo o sistema que inclui aeronaves, estações de controlo e tratamento de dados". O sistema de aeronaves não tripuladas (UAS) tem sido usado recentemente em aplicações militares, mas também em aplicações civis. São inúmeras as possibilidades de utilização, destacando-se a possibilidade de espionagem, vigilância e reconhecimento, controlo fronteiriço, ataques aéreos, identificação e designação de alvos, retransmissão de comunicações, ataques eletrónicos, aplicações policiais e de segurança, monitorização agrícola, mapeamento aéreo e meteorologia. A crescente procura e dependência de UAS em operações de combate e manutenção da paz duplicou o ritmo de pesquisa e desenvolvimento relacionados com UAS. Fiabilidade, autonomia, peso, tamanho e eficiência de combustível são os fatores chave a ter em consideração no desenvolvimento de UAS.