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- O Efeito do aquecimento na manifestação de força no supinoPublication . Rodrigues, Filipe Manuel Martins; Neiva, Henrique Pereira; Marques, Mário António CardosoO objetivo deste estudo foi verificar a influência do aquecimento específico para a produção da força durante a realização do exercício de supino, analisando variáveis mecânicas (velocidade média propulsiva, potência média propulsiva, índice de esforço e perda de velocidade), fisiológicas (frequência cardíaca) e psicofisiológicas (perceção subjetiva de esforço) em população jovem. Para isso, 28 indivíduos voluntários do sexo masculino, entre os 18 e os 28 anos de idade (22.48 ± 1.90 anos de idade) fizeram parte da amostra que realizou uma sessão de treino do exercício de supino, constituída por 3 séries de 6 repetições com a carga de 80% do seu máximo (1RM). Estas séries de treino foram realizadas duas vezes, em dias diferentes e de forma aleatória, sendo que numa das vezes foi precedida de aquecimento e na outra não foi realizado qualquer aquecimento prévio. O aquecimento realizado foi composto por 1 série de 6 repetições com a carga de 40% da carga da série a ser realizada e em seguida, 1 série de 6 repetições com a carga de 80% da carga da série a ser realizada. Verificamos que o aquecimento realizado permitiu a realização da primeira série de treino com um valor de velocidade média propulsiva superior (0.45 ± 0.08 vs 0.41 ± 0.08, p = 0.05, ES = 0.49) e com potência média propulsiva também ela superior à não realização de aquecimento (273.68 ± 83.93 vs 248.23 ± 74.81, p = 0.05, ES = 0.32). Para além disso, os valores máximos de velocidade e potência média propulsivas no conjunto das três séries foram superiores após a realização de aquecimento (0.53 ± 0.07 vs 0.50 ± 0.08, p = 0.06, ES = 0.39 e 324.52 ± 92.66 vs 304.18 ± 86.23, p = 0.05, ES = 0.22, respetivamente). Quanto à frequência cardíaca e à perceção subjetiva de esforço os resultados não foram significativos. Podemos assim sugerir que um aquecimento específico progressivo antes de uma sessão de treino de força de supino em população masculina jovem parece ser necessário para o desempenho máximo desde a primeira série de treino de força no exercício do supino, assim como essencial para obter os valores mais elevados de rendimento no mesmo.
- Parametrização de um motor turbohélice com características idênticas ao do MQ-9 ReaperPublication . Afonso, Simão Pedro Ferreira; Brojo, Francisco Miguel Ribeiro ProençaO desenvolvimento dos UAV’s começou verdadeiramente no final da década de 1950, aproveitando a necessidade de informação, de vigilância e de reconhecimento estratégico durante a Guerra do Vietname e da Guerra Fria. A sua pesquisa em larga escala e desenvolvimento prolongou-se até a década de 1970. Após a Guerra do Vietname, os EUA e Israel procuraram desenvolver UAV’s cada vez menores e mais baratos. Estas pequenas aeronaves não tripuladas adotavam pequenos motores, como os usados em motociclos, e carregavam câmaras de vídeo para transmitir imagens para o operador no solo. A utilização destes dispositivos, por parte dos EUA, foi posta em prática durante a Guerra do Golfo, em 1991. Este acontecimento intensificou o desenvolvimento dos UAV’s para aplicações militares, sendo o Predator o mais famoso. Recentemente, o termo UAV foi substituído pelo termo UA, que significa Unmanned Aircraft. Para enfatizar que um UA faz parte de um sistema completo, incluindo estações de operação no solo, mecanismos de lançamento, entre outros, o termo UAS (Unmanned Aircraft System) foi introduzido. UAS descreve "todo o sistema que inclui aeronaves, estações de controlo e tratamento de dados". O sistema de aeronaves não tripuladas (UAS) tem sido usado recentemente em aplicações militares, mas também em aplicações civis. São inúmeras as possibilidades de utilização, destacando-se a possibilidade de espionagem, vigilância e reconhecimento, controlo fronteiriço, ataques aéreos, identificação e designação de alvos, retransmissão de comunicações, ataques eletrónicos, aplicações policiais e de segurança, monitorização agrícola, mapeamento aéreo e meteorologia. A crescente procura e dependência de UAS em operações de combate e manutenção da paz duplicou o ritmo de pesquisa e desenvolvimento relacionados com UAS. Fiabilidade, autonomia, peso, tamanho e eficiência de combustível são os fatores chave a ter em consideração no desenvolvimento de UAS.
- Statistical assessment on Non-cooperative Target Recognition using the Neyman-Pearson statistical testPublication . Resende, David Meirelles Nunes; Bousson, KouamanaElectromagnetic simulations of a X-target were performed in order to obtain its Radar Cross Section (RCS) for several positions and frequencies. The software used is the CST MWS©. A 1 : 5 scale model of the proposed aircraft was created in CATIA© V5 R19 and imported directly into the CST MWS© environment. Simulations on the X-band were made with a variable mesh size due to a considerable wavelength variation. It is intended to evaluate the Neyman-Pearson (NP) simple hypothesis test performance by analyzing its Receiver Operating Characteristics (ROCs) for two different radar detection scenarios - a Radar Absorbent Material (RAM) coated model, and a Perfect Electric Conductor (PEC) model for recognition purposes. In parallel the radar range equation is used to estimate the maximum range detection for the simulated RAM coated cases to compare their shielding effectiveness (SE) and its consequent impact on recognition. The AN/APG-68(V)9’s airborne radar specifications were used to compute these ranges and to simulate an airborne hostile interception for a Non-Cooperative Target Recognition (NCTR) environment. Statistical results showed weak recognition performances using the Neyman-Pearson (NP) statistical test. Nevertheless, good RCS reductions for most of the simulated positions were obtained reflecting in a 50:9% maximum range detection gain for the PAniCo RAM coating, abiding with experimental results taken from the reviewed literature. The best SE was verified for the PAniCo and CFC-Fe RAMs.
- DezPublication . Pereira, Fábio Emanuel da Silva; Borges, Afonso Nuno Ramalho de PinhoOs últimos anos têm sido marcados por uma crescente tendência nostálgica na sociedade, que parece ter invadido a área do design e resultado numa gama de produtos com referências emocionais a tempos passados. A utilização deste recurso aparenta focar-se na sua visibilidade, forçando a sua inclusão num mercado de design distintivo, que eleva o preço dos seus produtos e os torna inacessíveis a grande parte das pessoas. Por contraste, o mercado dos objetos do dia-a-dia parece ter-se concentrado apenas no aumento de vendas, disparando produtos em todas as direções e inundando o mundo em objetos que sacrificam a sua qualidade e ligação com o utilizador, alimentando um sistema de consumo e descarte. O trabalho aqui defendido formou parte integrante da vertente Escolas + Aldeias do projeto Agricultura Lusitana, tema central da participação das Aldeias do Xisto na ENIQUE 2015, em Karlsruhe, Alemanha, cujo propósito recai na comunicação da cultura e identidade destes locais através da produção de objetos e serviços. Neste caso, da Aldeia das Dez. Este trabalho procura, através de uma posição pessoal e assumidamente autoral, refletir e explorar a identidade local, percebendo de que forma pode ser inserida no universo do dia-a-dia, mais voltado para usar que para expor. Em primeiro lugar, a partir de uma revisão bibliográfica e reflexão crítica, identificando abordagens e caminhos que possibilitem a recuperação do passado e da tradição a partir de uma perspetiva evolutiva, definindo conceitos menores como arquétipo e memória. Em segundo lugar, a partir dos conceitos definidos, procurar relacionar e aplicar ideias defendidas no desenvolvimento do projeto destinado à participação das Aldeias do Xisto na EUNIQUE 2015, com Agricultura Lusitana. O produto resultante deste projeto não pretende oferecer uma visão absoluta ou encerrada sobre a memória e tradição da Aldeia das Dez, mas antes uma visão daquilo que é provisório, característico e de uma época e não de todo o panorama, refletindo a esperança por um futuro melhor.
- Simulation of 4D Trajectory NavigationPublication . Lucas, Francisco Emanuel Silva; Bousson, KouamanaAn algorithm to accurately predict 4D trajectory navigation was developed alongside a graphical user interface (GUI) to allow the easy simulation of several trajectories with different parameters. Several simulations were conducted using this tool which were then analyzed and compared with actual flight values in order to validate its accuracy. The need for such a tool emerges from the ever increasing demand regarding the air transportation system, that is expected to maintain positive growth rates up until 2030. The programs of SESAR in Europe and NextGen in the USA were initiated to respond to this need and at their heart lies the implementation of 4D trajectories. A point-mass kinetic model was chosen to simulate the aircraft’s movement, as it provides sufficiently accurate results without requiring too much aircraft specific information. A database containing the information of several large turbofan commercial aircraft was compiled. In order to model the effect of the weather on the simulation, a large world wide historical weather database was incorporated into the tool. The intent information required for simulation is the flight’s course (in waypoints) and certain flight phase specific parameters. The tool was created using the Python programming language and the open source library for GUI development Kivy. Three real flights were simulated and their performance was analyzed. A comparison between the simulated and the actual flight’s values was made in order to validate the tool’s accuracy. The results were satisfactory with the three flights averaging a 2.27% error regarding average flight duration as well as a 9.19% median error regarding the aircraft’s position throughout the flight. Overall the tool proved to be satisfactorily accurate given the amount of possible error sources for flight trajectory prediction however, further improvements are important for implementation in real active air traffic management systems.
- Caracterização do aquecimento no futebol. Estudo realizado com os treinadores, treinadores adjuntos e preparadores físicos das equipas profissionais de futebol da I e II Ligas da Federação Portuguesa de Futebol (época 2016/2017)Publication . Ribeiro, Paulo César da Cunha; Marinho, Daniel Almeida; Ferraz, Ricardo Manuel PiresNo futebol, consideramos todos os aspectos fundamentais na procura da melhoria do rendimento e da performance dos jogadores. Porém, e tendo em conta que o aquecimento é um momento integrante de todas as sessões de treino e em períodos fundamentais em contexto de jogo (antes e durante), entendemos que face às exigências cada vez maiores do futebol de elite, esse tema se constituía como fonte de preocupação na realização do nosso estudo. Deste modo, pretendemos caracterizar o aquecimento das equipas profissionais de futebol da I e II Ligas da Federação Portuguesa de Futebol (época 2016/2017), salientando a importância do aquecimento num jogador de futebol, perspetivar e organizar conhecimentos específicos acerca do aquecimento, perceber se o aquecimento e as suas interações estão relacionados com a performance do futebolista e perceber de que forma o aquecimento como processo de ensino-aprendizagem/treino-jogo pode promover a melhoria do desempenho do futebolista. Sendo assim, a amostra do nosso estudo é constituída por 7 treinadores e 9 treinadores adjuntos e/ou preparadores físicos de 9 clubes da I Liga Profissional de Futebol e por 7 treinadores e 7 treinadores adjuntos e/ou preparadores físicos de 7 clubes da II Liga Profissional de Futebol, bem como por 1 treinador e 1 treinador adjunto e/ou preparador físico da Federação Portuguesa de Futebol. Foi aplicado um inquérito validado de acordo com a metodologia de investigação a todos os treinadores e treinadores adjuntos e/ou preparadores físicos que foram informados sobre a forma como poderiam responder ao inquérito. Neste sentido, através da análise às respostas do inquérito por parte dos técnicos inquiridos, verificamos que os resultados obtidos nem sempre estavam de acordo com os estudos evidenciados na literatura feitos nesta área. O aquecimento, visto sob a perspectiva das componentes do rendimento tática, técnica, física e psicológica, apresentam valores de importância diferentes, isto é, os treinadores e treinadores adjuntos e/ou preparadores físicos em relação ao aquecimento valorizam mais a componente físico/fisiológica e psicológica comparativamente com a técnica e tática. No aquecimento, quanto à duração, não existe unanimidade. Esta unanimidade existe quando o aquecimento é visto sob a perspetiva dos exercícios aplicados, objetivos e importância antes do jogo de futebol. Existe uma padronização dos exercícios no aquecimento para todos os jogos, e para os jogadores suplentes quando saem do banco e vão para a zona de aquecimento. A maioria dos técnicos manda aquecer só os jogadores que poderão entrar no jogo. Existe ainda preocupação no aquecimento com a prevenção de lesões, condições climatéricas e com a forma como pode influenciar o rendimento da equipa nos minutos iniciais do jogo. Permanece a subvalorização do reaquecimento antes do início da 2ª parte, do aquecimento dos suplentes antes do jogo e intervalo, bem como na interação com a performance do futebolista da não utilização de meios auxiliares para controlar a intensidade dos exercícios e otimização do aquecimento.
- Semi-autonomous Wind Blade Inspection by a RPASPublication . Antunes, Paulo Jorge Cunha; Bousson, Kouamana; Manrique, Juan Antonio GarcíaOver many requirements that population growth brought, electric energy is one of them. Energy is present on our everyday life needs. It is becoming common for machinery to be powered by electric energy. This is a positive aspect regarding environment, once this is a green energy. In order to keep the demand required, it is a must to share the most of every electric source available, once that it is impossible for one to fulfill all the supply needs. One of the most suitable solutions to obtain this energy, is through renewable energy. Between them, wind provides great benefits, being expressed through the air, providing uncalculated power at our disposition. The most efficient way known to transfer this energy into electricity, is by Wind Turbines. These machines, due to their height and layout, are able to use the wind to spin their blades, converting kinetic energy into mechanical power. This technology, granting notable incomes, being this an industry rising in the recent years. Although, being these structures exposed to fatigue, by the extreme conditions such as sun, rain, between others, drastically limits the material life endurance and their efficiency. Being this a wide combination of factors, the industry that produces these components, lacks the capacity of predicting accurately the time that the parts should be replaced. Thus, it is a must to provide maintenance over them. Furthermore, due to their dimensions, these structures constitute a hindrance to provide proper inspection without much pecuniary aspects involved. Quadrotors are a type of RPAS which possess great maneuverability, stability and simplicity. Owing to this, becomes possible to perform surveillance on different types of structures, presenting a comfortable way to execute it on dangerous and difficult access spaces. The current work presents a solution to this problem statement, combining the RPAS, Phantom 4 of DJI, with the programming language Java, providing an application. With this, every user is allowed to produce a trajectory where the requirements can adapt to his needs, incorporating essential parameters to define a path over the Waypoints established, relying on geographic localization, producing a path through them. Improving this work to a completely autonomous inspection would bring total independency from the technician executing the maintenance, providing a viable and repeatable process, increasing the income of energy from Wind Turbines.
- Estágio Curricular na empresa MovechoPublication . Ferreira, João Cristóvão Almiro Figueiredo Marques; Moura, Catarina Isabel Grácio deEste relatório e´ o resultado do estágio que decorreu entre outubro de 2016 e janeiro de 2017 na empresa Movecho, especializada em Design de mobiliário e espaços. Procurar este estágio foi um modo não só de dar os primeiros passos no mundo do trabalho, mas também de descobrir o que significa integrar uma empresa, compreender os seus métodos e processos de produção, e procurar integrar-se plenamente nessa dinâmica, tanto ao nível criativo como humano. Com este documento, visa-se relatar o trabalho desenvolvido pelo estudante ao longo dos três meses que balizaram a experiência, centrando-se na perspectiva do saber fazer. Nesse sentido, opta-se por destacar o projeto do Candeeiro Olja, plenamente concretizado nas instalações da Movecho, no terceiro capítulo, dado o estagiário ter tido particular grau de intervenção e autonomia na sua concepção.
- Numerical study of Earth-Mars trajectories with lunar gravity assist manoeuvresPublication . Oliveira, Rui Pedro Martins; Bousson, KouamanaUm estudo numérico de trajectórias entre Terra e Marte com manobras de assistência gravitacional é realizado. Os métodos e modelos utilizados para alcançar esse objectivo são descritos e seus resultados são comparados com os valores reais. Todas as trajectórias de transferência são calculadas pela primeira vez com a formulação do problema dos dois corpos e, em seguida, usando um software de código aberto. Este software é o General Mission Analysis Tool desenvolvido pela NASA. As manobras de assistência gravitacional são normalmente utilizadas para missões aos planetas exteriores, a Mercúrio ou quando são usados sistemas de propulsão de baixo impulso. As manobras lunares de assistência gravitacional nunca foram usadas com sucesso nas trajectórias Terra-Marte. Sete missões reais, com órbitas de transferência directa, são usadas para comparar os resultados obtidos das trajectórias com manobras de assistência gravitacional lunar. Não foi possível aplicar essa manobra a todas as missões analisadas. Para as restantes missões foi realizada uma passagem pela Lua, que resulta na diminuição da energia de lançamento quando comparada a uma órbita de transferência directa na mesma altura de injecção. No entanto, quando se comparam com as alturas de injecção reais, apenas uma missão diminui a sua energia de lançamento. Os resultados mostram que, em algumas circunstâncias, esta manobra pode diminuir significativamente a energia de lançamento necessária para alcançar Marte.