Departamento de Gestão e Economia
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Browsing Departamento de Gestão e Economia by Author "Afonso, Mónica Gabriela Prata de Matos"
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- A Influência da Gestão Estratégica na Gestão de CompetênciasPublication . Afonso, Mónica Gabriela Prata de Matos; Ferreira, João José de MatosAtendendo às dificuldades económicas que o mundo atravessa, e em particular Portugal, as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) assumem um papel fundamental na sociedade de hoje, sendo o mesmo reconhecido pelo estado e pelos “clientes”. As IPSS são entidades constituídas pela iniciativa de particulares sem finalidade lucrativa, têm como propósito dar expressão organizada ao dever moral de solidariedade e de justiça entre os indivíduos. O fator humano é um elemento central no que diz respeito a ativos intangíveis e é formado pelas pessoas que integram a instituição. É essencial analisar a gestão de competências das IPSS tendo em conta que estas, alinhadas com a direção, são parte fulcral para que a instituição atinja os objetivos a que se propõe. O presente estudo visa analisar o papel da gestão estratégia na gestão de competências nas dimensões de competências essenciais e funcionais. A investigação é baseada em técnicas quantitativas (aplicação de questionários) e qualitativas (análise documental) - estudo de caso, realizado na Santa Casa da Misericórdia de Castelo Branco. Como instrumentos de recolha de dados, utilizou-se a análise de documentos internos e foram administrados 100 questionários aos responsáveis dos vários departamentos. Os resultados demonstraram que a gestão estratégica influencia a gestão de competências nas dimensões de competências essenciais e funcionais atendendo a que a organização estrategicamente toma decisões coerentes com as competências existentes para atingir os resultados pretendidos. Pretende-se assim dar um contributo no sentido de enriquecer as temáticas, gestão de competências e gestão estratégica no setor das IPSS. Recomenda-se alargar este estudo, envolvendo toda a instituição, de forma a poder relacionar as diferenças estatisticamente significativas nas competências de todos os colaboradores das várias valências e departamentos. Algumas contribuições para a teoria e prática são também apresentados no final deste estudo.