FE - DCTT | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento
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Browsing FE - DCTT | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento by Author "Abrantes, Ana Isabel de Oliveira"
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- A união da Moda e ArtePublication . Abrantes, Ana Isabel de Oliveira; Pereira, Maria Madalena RochaA moda é uma área ligada ao uso de novas plasticidades, tecnologias, materiais e novas performances. Por isso, de ano para ano, esta desenvolve uma nova linguagem utilizada pelos designers, nomeadamente, criativos, de forma a expressar a sua criatividade, ideias, e provocar questionamentos e sentimentos, com o intuito de provocar no consumidor uma reflecção e entusiasmo. Essa nova linguagem surge, inevitavelmente, com influência dos vários meios artísticos e sociais, como o cinema, a música, o design, a cultura, arquitectura, e a própria arte. Assim, a moda consegue criar relações muito próximas, interessantes e poderosas com todas estas áreas. A arte é dessas áreas, pela qual a moda tende a influenciar-se, por isso é impossível desconectá-las. Todas estas áreas são poderosas, que permitem criar uma relação intensa, muito forte e impactante com a moda. Ambas geram um grande impacto na sociedade, a nível mundial. Por isso, conseguem ajudar a moda a lançar tendências pela contribuição e influência natural, que os actores, artistas, arquitectos, designers, músicos, entre outros têm na sociedade, devido à sua projecção. O glamour, a ousadia, a extravagância, sensualidade, sofisticação, versatilidade, teatralidade, rebeldia, e ainda as transfigurações dos visuais escandalosos, incutidos no ADN dos próprios artistas, provocam nos designers criativos, o desenvolvimento de colecções e sua apresentação em performances. As colecções transformaram-se em verdadeiras peças insólitas, icónicas, criativas, históricas, e simbólicas. Assim, a moda passa por um grande processo transformativo, quando se envolve com todas estes meios, no qual cria um valor e proximidade com o consumidor, cria produtividade, maior divulgação das áreas em questão, e ainda cria uma maior expansão das marcas em designers. Para se entender melhor esta relação, realizou-se um estudo de caso, a marca Pepe Jeans London, e que analisa a ligação, ao longo de vários anos entre o artista Andy Warhol, e as colecções da marca, ao longo de várias estações. Conclui-se que existe uma relação entre o artista a marca, o designer que a desenvolve e o consumidor, criando um valor acrescentado para a marca e uma maior projecção internacional do artista.