Browsing by Author "Alves, Paula Alexandre Guita"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O Diálogo no Ensino da FilosofiaPublication . Alves, Paula Alexandre Guita; Rosa, José Maria da Silva; Serra, Joaquim Mateus PauloO ensino da Filosofia promove o desenvolvimento do pensamento crítico, livre e autónomo. Os nossos jovens, atualmente, enfrentam problemas pessoais, sociais e, até mesmo, globais provocados pelo avanço tecnológico, científico e do mundo global em que vivem. O ensino tem vindo a promover uma educação que desenvolve jovens autómatos e indiferentes. A UNESCO define o ensino da filosofia como um antídoto para esta apatia e falta de espírito crítico. Este relatório procura desenvolver uma reflexão em torno da disciplina de filosofia e da sua principal característica, enquanto prática pedagógica - o diálogo e o seu papel no desenvolvimento do raciocínio lógico, através da troca de ideias. Procuramos observar que disposição da sala melhor se adequa ao desenvolvimento do diálogo em sala de aula e que métodos permitem um melhor aproveitamento desse diálogo, não só ao nível do raciocínio, mas, também, na promoção do espírito de equipa, colaboração e relação entre os jovens. Procuramos descobrir que papel devemos desempenhar enquanto futuros aplicadores desta prática pedagógica, mestres e/ou professores. Pedimos aos alunos da turma que lecionámos, durante o estágio pedagógico, que contribuíssem com as suas opiniões, através da resposta a dois questionários que vamos analisar, promovendo, não só o melhoramento da nossa prática pedagógica, mas, também, a sua participação no próprio processo educativo.
