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- Reabilitação, Reconversão e Ampliação do Palacete Rosa Pena em EspinhoPublication . Domingues, Cláudia Raquel da Silva; Marum, Jorge Humberto CanastraO regresso dos portugueses emigrados no Brasil, trouxe consigo um novo estilo arquitetónico com particularidades intrínsecas muito próprias. O poder, ostentação e as raízes do edificado no Brasil, foram o mote para a Arquitetura Colonial do Brasil. Nos dias que correm, edifícios sumptuosos dissimulam-se nos centros urbanos. O valor patrimonial e histórico destas construções, desperta o interesse na preservação de um trecho da História de Portugal. Assim, esta investigação procura incutir nestes volumes, caracterizados pela degradação contínua que se assiste, novas funcionalidades e valências que sejam capazes de responder as necessidades do quotidiano. Neste contexto, esta dissertação tem como principal objetivo, a reabilitação do Palacete Rosa Pena, na cidade de Espinho, confinado entre as ruas 19, 25, 26 e 28, concretamente, apresentando uma proposta de reabilitação e ampliação do Palacete e da sua área envolvente. A proposta incide sobre um Palacete, atualmente, alvo de muitas críticas, quer pelo seu avançado estado de degradação, quer pela ocupação total de um quarteirão da cidade. O Palacete Rosa Pena, envolvido no meio urbano, foi sendo rodeado por edifícios com caraterísticas de equipamento de grande importância no desenvolvimento da cidade. Definido como um dos símbolos da cidade, pela sua história e magnificência, entendemos que o Palacete deve assumir-se elemento útil para a comunidade envolvente. Assim, entendemos necessário reconverter o quarteirão com um programa com qualidades, funcionalidades e características, com o intuito de receber um público-alvo definido, num projeto que respeite as linhas orientadoras das preexistências e restabeleça este volume como uma peça importante no desenvolvimento e afirmação da cidade de Espinho. O programa delineado para o projeto de reabilitação do Palacete Rosa Pena, surge no contexto da dificuldade de lançamento para o mercado de trabalho, de jovens empreendedores e novas empresas. A proposta pretende ser um veículo de promoção de novas ideias, convertendo o Palacete num espaço adaptado para uma plataforma Coworking e Incubadora de Empresas. Os programas de Coworking e Incubadora de Empresas diferem no seu conteúdo, o que inviabiliza a integração dos dois programas no mesmo edifício. Para tal, foi desenhado um novo edifício, com uma linguagem contemporânea, que se instala no quarteirão, e respeita a identidade do edifício existente. Neste contexto a intervenção baseia-se nos princípios da reconstrução, reconversão e ampliação.
- Improvement of STEAP 1 Biosynthesis from Pichia pastoris X33 cells under an optimized feeding strategyPublication . Duarte, Diana Rute Tavares; Passarinha, Luís António Paulino; Batista, Cláudio Jorge MaiaProstate cancer (PCa) is the most common type of cancer in aged men. Actually, the main problem arises from the fact that both PCa diagnosis and therapy are still invasive and limited in advanced stages of this disease. Thus, it is necessary to identify, study and characterize specific proteins whose expression correlates with these pathologies. Concerning this, it has been suggested that the Six-transmembrane epithelial antigen of the prostate 1 (STEAP1) protein as a good biomarker and/or immunotherapeutic target for PCa. It is located in the plasma membrane of epithelial cells, in both tight and gap junctions. STEAP1 is composed of six transmembrane domains, connected by three extracellular and two intracellular loops. Therefore, it has been suggested that this protein plays an important role in intracellular communication between cancer cells, contributing to the cancer process and tumor invasiveness. The characterization of STEAP1 structure and function might allow the development of specific inhibitors, envisaging a decrease of its oncogenic role. However, the techniques used for protein structural and functional characterization demand for high quantities of the target protein, which may be achieved through the recombinant DNA technology. Therefore, the aim of this work was to improve STEAP1 biosynthesis from mini-bioreactor Pichia pastoris X33 methanol induced cultures. This was achieved through the study of different glycerol and methanol feeding profiles during the fed-batch phases. Briefly, the medium supplementation with Proline 1M in a gradient glycerol and constant methanol feed, leads to high quantities of STEAP1 (increase for the double). An exponential glycerol and constant methanol feed produces fewer amounts of the protein but in the correct molecular weight (~35kDa). The influence of the fermentation conditions on STEAP1 molecular weight and N-glycosylation was studied using the enzyme PNGase F. The results showed that a constant glycerol feed seems to produce STEAP1 with N-glycosylation. However, the dimers produced in the gradient glycerol feed are not due N-glycosylation process. Two-dimensional electrophoresis proves this, and it was demonstrated that they correspond to different N-glycosylation patterns. Overall, it was successfully optimized a new strategy for recombinant STEAP1 biosynthesis, through the study of different feeding profiles. Future work encompassing will be developed an alternative strategy to perform the purification on the target protein.
- Intervenções "Cirúrgicas" em Património ArquitetónicoPublication . Silva, Tiago Emanuel Castela da; Martins, Ana Maria Tavares FerreiraO presente trabalho procura fazer uma abordagem cuidada ao estudo do tema da intervenção no Património arquitetónico, usando como veiculo a obra dos Arquitetos Alexandre Aves Costa e Sérgio Fernandez procurando evidenciar que, apesar do amplo debate e discussão históricos em torno das teorias da Conservação e Restauro (na procura incessante da definição de princípios e critérios reguladores da intervenção), tende hoje a considerar-se a especificidade de cada caso. Questiona-se quais os recursos e metodologias a utilizar neste âmbito. Associado à questão da especificidade própria de cada intervenção, importa também demonstrar o caracter reversível das intervenções preconizadas pelos arquitetos referidos. A intervenção silenciosa, quase invisível, que não condiciona o observador externo, que liberta o monumento, que permite que o observador viaje como entende dentro dele, que promove que este crie a sua própria leitura, a sua própria interpretação.
- A competência linguística e o (in)sucesso académico nos cadetes do ISTMPublication . Henriques, Isabel Cardoso; Branco, Maria Luísa Frazão RodriguesO domínio da língua portuguesa assume um papel de absoluta relevância como promotora de saberes indispensáveis à aquisição de outros saberes relacionados com a formação integral do aluno, sendo integrada, no conjunto de competências essenciais de desenvolvimento transversal. As competências linguística e comunicativa; quer na expressão oral como na escrita, são de suma importância durante o percurso académico do aluno e devem permitir a afirmação pessoal daquele, à construção do conhecimento, ao exercício da cidadania e a sua integração na comunidade e no meio académico. Deste modo, o domínio das competências linguística e comunicativa poderá ser decisivo no (In)sucesso académico, no desenvolvimento pessoal e socioprofissional do indivíduo. Constatamos hoje que, muitos alunos que ingressam no ensino superior apresentam debilidades linguísticas preocupantes, o que preocupa a todos os atores no processo de ensino/aprendizagem e exige uma reflexão aprofundada do problema. Este estudo pretende investigar, no âmbito do paradigma qualitativo, a relação entre a competência linguística e o (in)sucesso académico, na perspetiva dos envolvidos no processo de ensino/aprendizagem,(cadetes, responsáveis do ensino e docentes do ISTM). Através de entrevistas semi-estruturada a oito cadetes que frequentam o 1º ano em diferentes cursos na instituição, a dois responsáveis da instituição e a dois docentes, foram recolhidos dados acerca das suas perceções sobre a importância atribuída às competências linguística e comunicativa no sucesso/insucesso académico, nas razões que estão na base da fraca competência linguística e comunicativa dos alunos, nas práticas que devem ser desenvolvidas no sentido de promover o desenvolvimento transversal e o uso correto da língua portuguesa, e nas estratégias de intervenção que devem ser empreendidas no sentido de promover as competências linguística e comunicativa. Os resultados indicam que se pode estabelecer uma estreita relação entre a competência linguística dos alunos e o(In)sucesso académico, os entrevistados consideram que as debilidades ao nível da proficiência linguística podem constituir um obstáculo para a compreensão em outras unidades curriculares, à socialização e interação com os pares, à ascensão social e, de modo particular ao insucesso académico.
- Classificação e reconhecimento de frutos por processamento digital de imagem para previsão da produçãoPublication . Pereira, Tiago Filipe da Mota; Gaspar, Pedro Miguel de Figueiredo Dinis OliveiraThe concept of Precision Agriculture is usually associated with the usage of high-end technology equipments (being hardware or software), to first evaluate or control the conditions of a determined portion of land, applying afterwards various factors of production accordingly, like seeds, fertilizers, phytopharmaceuticals, growing regulators, water, etc. The proposed theme of this dissertation aims to create an algorithm capable of analyse and process images to characterize trees, particularly peach trees, distinguish fruits and calculate it dimensions, like volume and weight. The recognition of peaches on their natural conditions, on trees, is complex and requires segmentation algorithms, also complex. The proposed algorithm applies image segmentation for extraction of characteristics such as colour and shape. These characteristics are then used to train a classification method through a support vector machine to improve the recognition rate of fruits, accomplishing results around 70%. The production prediction is obtained with the volume values already calculated for the recognised peaches, providing a prediction of 29.3 tons per hectare.
- (Re)pensar a vigilânciaPublication . Silva, Marilisa Patricia Baptista da; Marum, Jorge Humberto CanastraA presente dissertação constitui uma reflexão em torno do problema da vigilância na arquitetura prisional. Neste âmbito coloca-se em evidência a relação da vigilância com o espaço prisional, sendo um inerente ao outro. A vigilância é uma tentativa do Homem para estabelecer ordem, portanto, uma forma de controlo. Vivemos num mundo de regras e, um dos meios para as manter em prática é através da punição de quem não as cumpre. A vigilância, feita por vigilantes, surge como suporte deste sistema de punição que condiciona o comportamento dos indivíduos e coordena-os para determinados objetivos. Esta relação, entre vigilância e punição, influencia a organização do espaço arquitetónico, que por sua vez, influencia e manipula o comportamento dos indivíduos restritos ao seu interior. Neste sentido, o Homem passa a relacionar-se com determinados espaços e respetivas regras. As regras impõem a disciplina do lugar, bem como a vigilância, que participa neste processo como instrumento auxiliador do espaço, na medida em que condiciona o comportamento dos indivíduos. Partindo deste sistema de ordem, esta dissertação procura entender o processo que levou a relação entre o espaço arquitetónico e a vigilância, sobretudo, no que diz respeito ao espaço prisional ? lugar onde a vigilância é visivelmente imposta como suporte do seu bom funcionamento. Esta perceção leva-nos a (re)pensar a relação formal entre o espaço e a vigilância, sobretudo colocando o Homem como suporte da mesma. Desta forma, confrontamo-nos hoje com uma indefinição de conceitos e soluções que se refletem, na nossa opinião, de forma negligente na projeção de espaços prisionais. Como por exemplo, colocar a vigilância separada do objeto arquitetónico e, efetuar a sua parcial substituição por instrumentos de vigilância eletrónica. Portanto, pretende-se refletir sobre esta questão, colocando em evidência o objeto arquitetónico como meio de suporte da vigilância. Assim, como principal objetivo desta dissertação, propõe-se devolver o exercício da vigilância ao objeto arquitetónico, sendo que a primeira fase consiste em desenvolver um modelo, resultante dos estudos dos vários conceitos abordados ao longo desta dissertação. Este modelo será o ponto de partida para o desenvolvimento de uma proposta que tenta responder aos problemas da vigilância.
- Resistência ao impacto de placas curvasPublication . Sousa, Pedro Miguel Bernardino; Reis, Paulo Nobre Balbis dosOs danos provocados pelo impacto de baixa velocidade constituem um desafio no campo dos materiais compósitos. Contrariamente aos metais, o dano em compósitos inicia-se geralmente no seu interior sob a forma de fissuras na matriz, delaminações e rotura de fibras. Tais danos apresentam um efeito bastante acentuado na resistência mecânica, por esse motivo diversos estudos têm sido desenvolvidos no sentido de se caraterizar o comportamento ao impacto de estruturas compósitas. Esta dissertação tem, assim, o objetivo de avaliar a resistência ao impacto de baixa velocidade em placas curvas com diferentes espessuras. Este tópico revela-se de extrema importância, uma vez que os compósitos permitem o fabrico de peças únicas com configurações complexas. Neste caso particular, para placas com geometrias curvas, verificou-se que o aumento da espessura resulta num aumento da rigidez da placa, a qual apresenta uma influência significativa no comportamento ao impacto. Assim, maiores espessuras conduzem a maiores cargas de impacto, menores deflexões e tempos de contato bem como danos induzidos. Consequentemente, uma maior espessura conduz a uma maior vida de fadiga.
- O Diálogo no Ensino da FilosofiaPublication . Alves, Paula Alexandre Guita; Rosa, José Maria da Silva; Serra, Joaquim Mateus PauloO ensino da Filosofia promove o desenvolvimento do pensamento crítico, livre e autónomo. Os nossos jovens, atualmente, enfrentam problemas pessoais, sociais e, até mesmo, globais provocados pelo avanço tecnológico, científico e do mundo global em que vivem. O ensino tem vindo a promover uma educação que desenvolve jovens autómatos e indiferentes. A UNESCO define o ensino da filosofia como um antídoto para esta apatia e falta de espírito crítico. Este relatório procura desenvolver uma reflexão em torno da disciplina de filosofia e da sua principal característica, enquanto prática pedagógica - o diálogo e o seu papel no desenvolvimento do raciocínio lógico, através da troca de ideias. Procuramos observar que disposição da sala melhor se adequa ao desenvolvimento do diálogo em sala de aula e que métodos permitem um melhor aproveitamento desse diálogo, não só ao nível do raciocínio, mas, também, na promoção do espírito de equipa, colaboração e relação entre os jovens. Procuramos descobrir que papel devemos desempenhar enquanto futuros aplicadores desta prática pedagógica, mestres e/ou professores. Pedimos aos alunos da turma que lecionámos, durante o estágio pedagógico, que contribuíssem com as suas opiniões, através da resposta a dois questionários que vamos analisar, promovendo, não só o melhoramento da nossa prática pedagógica, mas, também, a sua participação no próprio processo educativo.
- O verdadeiro sentido da Inclusão e sua problemáticaPublication . Ribeiro, Catarina Raquel Louro; Branco, Maria Luísa Frazão Rodrigues; Domingues, José António DuarteA educação é um processo a que todos os indivíduos têm direito. O nosso relatório teve por base o estágio realizado na Escola Secundária do Fundão. A inclusão tem como principal objetivo inserir alunos com NEE nas turmas regulares, a fim de igualar as oportunidades. Em Portugal a inclusão tem apresentado um crescimento lento, mas positivo. Ainda estamos em fase de adaptação a esta inovação. Este processo deverá ser realizado com a finalidade de oferecer, aos alunos com NEE, um ensino aprendizagem de qualidade, tendo como objetivo dotá-los de ferramentas que lhes permitam uma melhor integração e participação ativa na sociedade, quer a nível profissional, quer a nível da socialização. Neste processo, é essencial o envolvimento e empenho por parte da comunidade escolar - professores, colegas e família. É abordado o caso de dislexia com que nos deparamos na escola. Apresentamos a definição deste problema e quais as dificuldades que os alunos disléxicos enfrentam no seu percurso escolar. Elaboramos algumas sugestões e recomendações de como ensinar filosofia a um aluno disléxico.
- Testing the application of new antioxidant chemical formulations to prevent neuronal degenerationPublication . Afonso, Marta Cristina Valério; Cristóvão, Ana Clara Braz; Sousa, Ana CatarinaParkinson’s disease (PD) is a neurological disorder characterized by the degeneration of the nigrostriatal pathway and the consequent decrease levels of dopamine production, leading to both motor and non-motor symptoms. Although the exact cause behind the development of PD pathogenesis is not clarify, it is known that several factors individually or in combination, may have a role, being why this pathology is known to have a multifactorial etiology. Nevertheless, increased levels of oxidative stress have been described as a strong contributor factor to PD development. In this line, antioxidant compounds may be of great help to prevent the deleterious effect of oxidative stress on dopaminergic neurons and so capable to halt the progression of the disease. [...]
