Browsing by Author "Amaral, Liliana Tiago"
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- Lean Healthcare em PortugalPublication . Amaral, Liliana Tiago; Santos, Fernando Manuel Bigares CharruaAtualmente, o sistema de saúde em Portugal enfrenta enormes dificuldades, nomeadamente de ordem económico-financeira e de falta de recursos humanos, o que causa uma redução da sua qualidade. Face ao mencionado, tem-se incentivado a adoção de boas práticas de gestão e de organização dos vários serviços, para que haja uma redução acentuada de desperdícios e de processos que não acrescentam qualquer valor aos mesmos, assegurando-se, desta forma, a sustentabilidade dos, sucesso e crescimento dos mesmos, e uma melhor qualidade de prestação de cuidados de saúde. Para tal, procuram-se novos modelos de gestão eficazes que sejam simples de ser aplicados e capazes de dar uma resposta afirmativa à competitividade existente hoje em dia. Para isso, e ligada aos conceitos de liderança, gestão empresarial e melhoria contínua surge a filosofia Lean, que é capaz de responder aos mais variados desafios e às várias necessidades sentidas. Esta centra-se na melhoria contínua, na eliminação de desperdícios e aumento da produtividade, tendo sempre, como principal foco o cliente, permitindo também uma redução nos custos e promovendo atividades que acrescentam valor e um bom ambiente laboral entre todos os envolvidos da organização. Nos últimos anos caraterizados pela crise económica em Portugal, o país tem sido fortemente pressionado para reduzir custos, sendo exigido que mantenha ou aumente a qualidade e eficiência dos serviços prestados. Para satisfazer estas medidas, as organizações de saúde vêem-se forçadas a adotar novos conceitos, múltiplas aplicações, reformulações políticas, novas ferramentas, para a melhoria de processos. Face ao mencionado, com esta dissertação, pretende-se fazer um estudo exploratório acerca da aplicação Lean em Healthcare, fazendo-se um estado de arte acerca do Lean e de que forma este é uma mais-valia para a saúde, analisando-se também diferentes dissertações realizadas em diferentes hospitais portugueses, onde a mencionada metodologia foi implementada, ou de que forma a sua implementação era benéfica e capaz de trazer melhorias aos vários serviços, reduzindo-se gastos e adotando-se processos mais simples e padronizados.
