Browsing by Author "Amoreira, Sofia Alexandra Fialho Reis"
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- Produções Arquitetónicas e Intervenções no Património Religioso Pós-Concílio Vaticano II Arquitetura religiosa contemporânea em PortugalPublication . Amoreira, Sofia Alexandra Fialho Reis; Martins, Ana Maria Tavares FerreiraDesde a Antiguidade que o Homem encontra no Templo uma forma de praticar a sua Fé, de estar em comunhão com o(s) seu(s) Deus(es). Em qualquer culto ou religião, a arquitetura é imprescindível na expressão e materialização da sua interpretação divina. Ao longo dos séculos, a construção de edifícios, de cariz religioso, evoluiu através de Eras e estilos, de mudanças sociais e culturais, nomeadamente na religião católica. Juntamente com o Movimento Litúrgico, o Movimento Moderno, na Europa do século XX, impõe-se culturalmente tendo como objetivo a concretização de uma nova arte concebida renunciando aos modelos clássicos ate então seguidos. A arquitetura religiosa é, assim, repensada e renovada como o objetivo não só de corresponder ás necessidades da igreja, mas dos próprios artistas e arquitetos que pretendiam transpor para os espaços sagrados o espírito moderno. Convocado no ano de 1962, teve lugar em Roma, o Concílio Vaticano II, o qual visou a modernização da Igreja Católica centralizando a sua reforma na participação ativa dos fiéis nas celebrações e atos litúrgicos. Um conjunto de diretrizes fora elaborado de forma a definir e sintetizar as alterações litúrgicas, as quais detiveram enorme influência na conceção e alteração de edifícios e espaços religiosos. O Concílio Vaticano II quebrou com o pensamento existente e consequentemente permitiu a evolução do mesmo tornando possível a renovação da espiritualidade da Igreja. Em Portugal, os primeiros passos em direção à mudança do panorama da arquitectura religiosa só viriam a ser dados de forma mais tardia, na decada de 50, com o Movimento de Renovação da Arte Religiosa. Numa época de forte secularização, o MRAR, fruto de um conjunto de católicos, de espírito comunitário e de forte consciência ética social, política e estética cuja sua ação modificou a realidade da arte religiosa em Portugal, valorizou e dignificou toda a arte sacra e arquitetura religiosa, incutindo na sociedade portuguesa a importância dos princípios da arquitetura moderna na conceção de novos espaços religiosos. Sendo o espaço religioso obrigado a dar resposta às necessidades do Homem na forma como vivência e pratica a sua fé, assim como a sua expressão e comunhão com Deus, foi e continua a ser, sem dúvida, uma das tarefas mais difíceis para o arquiteto.