Browsing by Author "Antunes, Rodrigo Mendes"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Desenvolvimento de recursos educacionais integrados numa abordagem STEM utilizando kits de robótica móvelPublication . Antunes, Rodrigo Mendes; Gaspar, Pedro Miguel de Figueiredo Dinis Oliveira; Aguiar, Martim Lima deA Indústria 4.0 trouxe consigo uma onda de tecnologias de ponta, como a Fabrico Aditivo, Inteligência Artificial, Realidade Aumentada, Sistemas Ciberfísicos, Blockchain, Cibersegurança e muitas outras. Estas inovações têm transformado diversos setores, capacitando as empresas a enfrentarem desafios como as flutuações imprevisíveis na procura e a volatilidade do mercado. No entanto, a Indústria 4.0 enfrenta um obstáculo significativo em termos de questões relacionadas com recursos humanos. Para operar efetivamente neste ambiente evoluído, os funcionários precisam de formação adequada, o que exige a implementação de práticas de gestão eficazes. Isto assegura que os trabalhadores qualificados possam adaptar-se às exigências das fábricas inteligentes. Ao estabelecer políticas favoráveis, as organizações podem aprimorar as suas capacidades dinâmicas, fomentando uma cultura inovadora que impulsiona o progresso contínuo na indústria. Utilizar kits de robótica móvel numa abordagem STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics - Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) pode proporcionar uma experiência de aprendizagem mais envolvente e prática para os estudantes, ajudando-os a desenvolver competências em programação, resolução de problemas e pensamento crítico. Além disso, a integração de recursos educacionais nesta abordagem pode ser uma forma eficaz de envolver os estudantes em atividades práticas e estimular o seu interesse pelas disciplinas STEM. Este trabalho envolve o desenvolvimento de protocolos laboratoriais para diferentes níveis académicos, numa abordagem sequencial que aprofunda o conhecimento STEM, com o objetivo de ensinar robótica utilizando kits de robótica móvel. O desenvolvimento de código e complementos para os protocolos laboratoriais e a realização de testes num ambiente de sala de aula também estão incluídos. O processo de ensino/aprendizagem é avaliado através de inquéritos regulares aos estudantes. No geral, este trabalho tem como objetivo fornecer uma abordagem pedagógica prática e interdisciplinar para o ensino de robótica utilizando kits de robótica móvel, com foco no desenvolvimento de competências STEM em estudantes de diferentes níveis académicos. Esta abordagem visa promover a aquisição de conhecimentos em tópicos fundamentais para o futuro da engenharia.