Browsing by Author "Avelar, Rita de Azevedo"
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- Avaliação da saúde mental dos estudantes de medicina da Universidade da Beira InteriorPublication . Avelar, Rita de Azevedo; Vitória, Paulo dos Santos Duarte; Nunes, Célia Maria PintoIntrodução: A saúde mental, física e social estão profundamente inter-relacionadas na sua contribuição para o bem-estar do ser humano. Os problemas mentais são uma realidade subvalorizada no grupo de estudantes de Medicina e, consequentemente, este estudo procura avaliar a saúde mental dos estudantes de Medicina da Universidade da Beira Interior. Nesse sentido, investiga a existência duma possível relação entre a saúde mental dos alunos e variáveis sociodemográficas, académicas, apoio por profissional de saúde, consumo de álcool e tabaco e procura compreender as barreiras à procura de ajuda para problemas relacionados com saúde mental. Materiais e Métodos: É um estudo observacional tipo transversal, empírico com metodologia quantitativa. Foi disponibilizado aos alunos um questionário contendo uma adaptação do Mental Health Inventory de Ribeiro que avalia a saúde mental global. Estudou-se a saúde mental em relação à idade, género, estado civil, deslocação do agregado familiar, situação familiar e profissional dos pais, com quem vive durante o ano letivo, ano de curso, nota de entrada na faculdade, média atual de curso, acompanhamento psicológico atual ou no passado, uso de terapêutica farmacológica atualmente ou no passado, consumo de álcool e tabaco e identificação de barreiras à procura de ajuda. Para tratamento estatístico da informação recolhida foi usado o programa Statistical Package for Social Sciences®, versão 22 para Windows®. Resultados: Responderam ao inquérito 303 alunos, dos quais 221 (72,9%) pertencem ao género feminino e 82 (27,1%) ao género masculino. A idade média dos estudantes é de 22 ± 2,55 anos. Em relação ao ano letivo, 18,8% dos alunos frequentam o 1º ano, 15,8% o 2º ano, 19,8% estão no 3º ano, 14,9% no 4º ano, 20,5% encontram-se no 5º ano e 10,2% no 6º ano. Da amostra, 21 (6,9%) tem apoio atual para questões relacionados com saúde mental. Verificou-se que o género masculino tem níveis significativamente mais elevados de saúde mental (p<0,05). O facto de o aluno ter um relacionamento amoroso também foi associado a níveis mais elevados de saúde mental (p<0,05). Verificou-se que a saúde mental dos estudantes varia significativamente em função da situação profissional da mãe, constatando-se níveis de saúde mental mais elevados nos alunos cuja mãe está reformada (p<0,05). Na dimensão do acompanhamento por profissional de saúde, aqueles que tiveram ou têm consulta para questões relacionadas com saúde mental detêm níveis mais baixos de saúde mental, e o mesmo se verifica para os alunos que usaram ou usam terapêutica para problemas de saúde mental (p<0,05). Dos 154 alunos que possuem uma avaliação da saúde mental abaixo da média, apenas 9,1% têm apoio e concluiu-se que estes têm um nível mais baixo de saúde mental do que aqueles que não têm apoio atual (p<0,05). Dos 303 alunos que compõem a amostra, 25,1% conhecem o Gabinete de Apoio Psicológico e Empreendedorismo Social. A crença de que a solução não se encontra noutra pessoa, mas em si ou nos familiares e amigos foi a barreira à procura de ajuda mais reportada pelos alunos. Verificou-se que os alunos que reportaram pelo menos uma barreira à procura de ajuda e que não negaram a necessidade de ajuda têm, efetivamente, piores índices de saúde mental (p<0,05). Não se verificaram diferenças nos níveis de saúde mental entre os alunos dos diferentes anos letivos e em relação ao consumo de tabaco e álcool. Conclusões: É muito importante alertar as universidades e outras entidades envolvidas na vida académica para as diferenças na saúde mental e barreiras para a procura de ajuda que existem entre os estudantes de Medicina. O conhecimento da situação atual indica a necessidade de divulgação dos recursos que a Universidade dispõe para ajudar os alunos que precisam e sugere a criação de programas de educação sobre técnicas de relaxamento, técnicas de coping e de como lidar com o stress de modo a prevenir problemas de saúde mental nos estudantes de Medicina da Universidade da Beira Interior.
