Browsing by Author "Bandeira, Andreia Maria Ferreira da Silva Bastos"
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- Enablement by the Primary Care consultation: its explained reasonsPublication . Bandeira, Andreia Maria Ferreira da Silva Bastos; Ferreira, Ana Rita; Santiago, Luiz Miguel de Mendonça Soares; Simões, José Augusto Rodrigues; Penetra, JoanaBackgroud: The Patient Enablement Instrument (PEI) is a 6 questions indicator of effectiveness of the primary care consultation measuring the patient’s feelings about the consultation with his family physician. The underlying reasons for each answer are yet to be fully comprehended. Research questions: Investigate the explanations of PEI answers, especially regarding the "equal or worse" and "equal or less".
- Razões da resposta à capacitação pela Consulta de Medicina Geral e FamiliarPublication . Bandeira, Andreia Maria Ferreira da Silva Bastos; Simões, José Augusto Rodrigues; Santiago, Luiz MiguelIntrodução: A Medicina Centrada na Pessoa visa uma partilha de poderes, deveres e responsabilidades entre o médico e o consulente, de forma a aumentar a capacitância deste último. A partir destes pressupostos, é importante avaliar, através do Patient Enablement Instrument, o real ganho que o utente adquire na consulta para lidar com a sua doença e na forma como se vai ajudar. É fundamental procurar as respostas para a capacitação do consulente e, desta forma, criar meios para otimizar a capacitação nos Cuidados de Saúde Primários. Objetivo: Investigar as justificações de resposta ao “igual ou pior” no Instrumento de Capacitação do Consulente. Metodologia: Estudo de triangulação metodológica, através da aplicação do Instrumento de Capacitação do Consulente, acrescentando uma explicitação de cada parâmetro avaliado, a utentes no Centro de Saúde da Covilhã. Estes foram abordados pela investigadora após uma consulta, sem conhecimento do médico. Após recolha de dados, foi realizada uma análise estatística descritiva e inferencial. A dimensão da amostra foi calculada para um intervalo de confiança de 95% e uma margem de erro de 10% com uma expetativa de resposta de 50%. Resultados/Discussão: A amostra é de 80 utentes, dos quais 66,3% são do género feminino, 51,2% se encontram na faixa etária dos 35 aos 65 anos, 38,8% tem idade igual ou superior a 66 anos e apenas 10% menos de 35 anos. 82,5% dos utentes vieram a consultas previamente marcadas e 80% toma medicamentos regularmente. 51,2% tem um nível de educação superior ou igual ao 12º ano e 48,8% dos utentes encontram-se ativos. A maioria dos respondentes respondeu sentir-se melhor (66,3%), 23,5% refere sentir-se igual ou pior e apenas 10,2% menciona estar muito melhor. As principais respostas de igual ou pior foram da própria autoria (62% das respostas igual ou pior) cujo tema está relacionado com a irresolução de um problema de saúde. Conclusão: As justificações dadas ao Instrumento de Capacitação do Consulente estão claramente relacionadas com as skills de comunicação. Percebe-se que a irresolução da doença é o grande motivo para as respostas de igual ou pior e que a compreensão da informação transmitida, do facto de saber lidar com a doença e ter confiança no médico são as principais razões para o consulente se sentir mais/ muito mais capacitado. Estas skills parecem estar diretamente relacionadas com o facto do doente se sentir mais capaz de lidar, gerir e compreender a sua doença e consequentemente melhorar a qualidade de vida.