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- Parameter Estimation, Sensitivity Analysis and Optimal Control of a Periodic Epidemic Model with Application to HRSV in FloridaPublication . Rosa, Silvério; Torres, Delfim F. M.A state wide Human Respiratory Syncytial Virus (HRSV) surveillance system was implemented in Florida in 1999 to support clinical decision-making for prophylaxis of premature infants. The research presented in this paper addresses the problem of fitting real data collected by the Florida HRSV surveillance system by using a periodic SEIRS mathematical model. A sensitivity and cost-effectiveness analysis of the model is done and an optimal control problem is formulated and solved with treatment as the control variable.
- Razões da resposta à capacitação pela Consulta de Medicina Geral e FamiliarPublication . Bandeira, Andreia Maria Ferreira da Silva Bastos; Simões, José Augusto Rodrigues; Santiago, Luiz MiguelIntrodução: A Medicina Centrada na Pessoa visa uma partilha de poderes, deveres e responsabilidades entre o médico e o consulente, de forma a aumentar a capacitância deste último. A partir destes pressupostos, é importante avaliar, através do Patient Enablement Instrument, o real ganho que o utente adquire na consulta para lidar com a sua doença e na forma como se vai ajudar. É fundamental procurar as respostas para a capacitação do consulente e, desta forma, criar meios para otimizar a capacitação nos Cuidados de Saúde Primários. Objetivo: Investigar as justificações de resposta ao “igual ou pior” no Instrumento de Capacitação do Consulente. Metodologia: Estudo de triangulação metodológica, através da aplicação do Instrumento de Capacitação do Consulente, acrescentando uma explicitação de cada parâmetro avaliado, a utentes no Centro de Saúde da Covilhã. Estes foram abordados pela investigadora após uma consulta, sem conhecimento do médico. Após recolha de dados, foi realizada uma análise estatística descritiva e inferencial. A dimensão da amostra foi calculada para um intervalo de confiança de 95% e uma margem de erro de 10% com uma expetativa de resposta de 50%. Resultados/Discussão: A amostra é de 80 utentes, dos quais 66,3% são do género feminino, 51,2% se encontram na faixa etária dos 35 aos 65 anos, 38,8% tem idade igual ou superior a 66 anos e apenas 10% menos de 35 anos. 82,5% dos utentes vieram a consultas previamente marcadas e 80% toma medicamentos regularmente. 51,2% tem um nível de educação superior ou igual ao 12º ano e 48,8% dos utentes encontram-se ativos. A maioria dos respondentes respondeu sentir-se melhor (66,3%), 23,5% refere sentir-se igual ou pior e apenas 10,2% menciona estar muito melhor. As principais respostas de igual ou pior foram da própria autoria (62% das respostas igual ou pior) cujo tema está relacionado com a irresolução de um problema de saúde. Conclusão: As justificações dadas ao Instrumento de Capacitação do Consulente estão claramente relacionadas com as skills de comunicação. Percebe-se que a irresolução da doença é o grande motivo para as respostas de igual ou pior e que a compreensão da informação transmitida, do facto de saber lidar com a doença e ter confiança no médico são as principais razões para o consulente se sentir mais/ muito mais capacitado. Estas skills parecem estar diretamente relacionadas com o facto do doente se sentir mais capaz de lidar, gerir e compreender a sua doença e consequentemente melhorar a qualidade de vida.