Browsing by Author "Baptista, Anabela Costa"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Escola Inclusiva: O Papel da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e SaúdePublication . Baptista, Anabela Costa; Augusto, Nuno Miguel CavacaA sociedade está em constante mudança, sendo por isso que se torna tão interessante o estudo desta. Nesse sentido, o estudo da aplicação da CIF à educação torna-se interessante por ser recente e pouco estudado na Sociologia. Para além disso, esta é uma temática que cruza em si vários temas sociologicamente pertinentes. Poderá verificar-se, ao longo do presente trabalho, uma discussão no que se refere à formação das Políticas Sociais e das Políticas de Educação, de forma a conseguir explicar a evolução da Educação Especial; uma discussão concetual entre os conceitos de exclusão social e inclusão social, para se poder chegar à explicação da escola inclusiva e das Necessidades Educativas Especiais como forma de inclusão de alunos com NEE; sendo que se finaliza com uma reflexão teórica em redor dos modelos e perspetivas da deficiência, discutindo, ao mesmo tempo, a evolução da ICIDH para a CIF, para que no final seja possível fazer-se uma caracterização da CIF. Tudo isto com o propósito de responder à pergunta de partida: “Em que medida a CIF contribui para uma escola inclusiva?”, e, ao objetivo geral desta investigação: analisar os contributos da CIF para a inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais. Assim, será utilizada uma metodologia qualitativa e serão aplicadas entrevistas semidiretivas a 5 professoras de crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais, 2 assistentes de crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais, 3 Encarregadas de Educação de crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais. As conclusões a que chegámos foram extraídas da análise de 5 problemáticas: Formação em Educação Especial, Conhecimento da CIF, Envolvimento com a CIF, CIF e Inclusão Escolar e Inclusão.