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- Idosos não institucionalizados: uma escolha?Publication . Ramos, Liliana Lourenço; Augusto, Amélia Maria CavacaCom este estudo pretende-se contribuir para o conhecimento sociológico do envelhecimento demográfico, nomeadamente no que concerne à compreensão dos aspetos que configuram a decisão dos idosos em permanecer nas suas casas. Assim sendo, esta investigação tem como principais objetivos, perceber qual a importância da família e da comunidade como redes de apoio e suporte ao idoso não institucionalizado, compreender o significado da entrada no lar na perspetiva do idoso não institucionalizado, perceber quais a principais potencialidades e constrangimentos de permanecer na sua própria casa e, por fim, perceber de que forma estas dimensões configuram a decisão do idoso permanecer na sua casa e o que pode ser melhorado no sentido de apoiar a sua continuação. Esta investigação desenvolveu-se num contexto geográfico fortemente envelhecido e ruralizado, o concelho do Sabugal. A população-alvo deste estudo são os idosos não institucionalizados a permanecer nas suas casas, tendo participado no mesmo 18 idosos a viver sós ou com o cônjuge, sendo que 12 deles fizeram parte do grupo de idosos da Universidade Sénior do Sabugal. Foram definidos como critérios de seleção de participantes ter idade igual ou superior a 65 anos e não usufruir do apoio do centro de dia. Recorreu-se a uma metodologia de base qualitativa e foram utilizados como instrumentos de recolha de dados entrevistas semiestruturadas e focus group. Todos os 12 participantes no focus group reuniam os critérios de seleção delineados, com a particularidade de estarem a frequentar a Universidade Sénior, à data da realização do focus group. Os principais resultados revelaram que as principais potencialidades do idoso permanecer em casa se predem com a maior autonomia, maior liberdade e privacidade, bem como com a manutenção de laços e relações familiares, contribuindo a permanência em casa para a manutenção da sua identidade. A entrada no lar tem, para os participantes do estudo, uma conotação pejorativa, no entanto alguns idosos reconhecem o lar como uma boa resposta social, essencialmente na fuga à solidão e isolamento social. A participação em atividades na comunidade é fundamental, sendo que os idosos que participaram no focus group apresentam uma atitude mais positiva em relação à velhice. Os idosos apenas sairiam das suas casas em caso de extrema necessidade, e iriam para o lar, não por vontade própria, mas essencialmente para não serem um “peso” para a família. O facto de o Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) ser a resposta social mais mencionada nos discursos, invoca o desejo de permanecer nas suas casas, já que se trata de um apoio que lhes permite obter ajuda, sem terem de sair das suas casas. Os resultados da investigação mostram a necessidade de melhorar os cuidados prestados no domicílio, assim como as condições de habitação e de adequação à velhice, de estimular a participação social do idoso, melhorar o acesso a serviços, e definir estratégias que promovam o envolvimento das famílias e da comunidade na vida do idoso. Esta melhoria passa pela construção de programas/projetos que visem apoiar a continuação do idoso na sua residência, permitindo manter o idoso na sua casa, o máximo de tempo possível, pilar essencial para a qualidade de vida do idoso.
- Relatório de Estágio Escola Secundária Quinta das PalmeirasPublication . Massa, Rúben João Preto; O´Hara, Kelly de Lemos SerranoEste relatório final de estágio apresenta as experiências vividas e aprendizagens adquiridas durante o ano letivo 2016/2017, através da prática pedagógica na Escola Secundária Quinta das Palmeiras (ESQP), localizada na Covilhã, bem como o trabalho desenvolvido na Escola Internacional da Covilhã (EIC). Ao longo deste relatório é feita uma contextualização da ESQP e da minha intervenção pedagógica na ESQP e EIC, fazendo referência aos problemas que foram surgindo e estratégias utilizadas para solucionar essas mesmas adversidades. É apresentado também o trabalho desenvolvido entre a escola e a comunidade, bem como a investigação realizada, juntamente com a minha colega de estágio, que visava a comparação entre as abordagens cognitiva tradicional e dinâmica no treino da tomada de decisão no Voleibol nas aulas de Educação Física (EF). Esta investigação envolveu quatro turmas de 7º ano (amostra), duas para o grupo experimental e duas para o grupo de controlo, sendo que os dados foram recolhidos através de uma observação direta no pré-teste e pós-teste, com base nos parâmetros de avaliação estabelecidos.
- Relatório de Estágio Pedagógico: Os benefícios das aulas de Educação Física na flexibilidade dos alunosPublication . Antunes, Flávio Alexandre Caldas; Martins, Júlio Manuel CardosoCapítulo 1 Este trabalho consiste na elaboração do relatório de estágio curricular, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário pela Universidade da Beira Interior. Com este Mestrado tentou-se colocar em contexto prático todos os conhecimentos teóricos, adquiridos nos anos precedentes. O discurso deste documento centra-se fundamentalmente na descrição detalhada de alguns processos e tarefas que me acompanharam durante este ano, onde foi trabalhada a via da lecionação em contexto de secundário. Deste modo o presente relatório divide-se em dois grandes capítulos, o primeiro referente a todas as atividades realizadas no âmbito de escola, e o segundo, no estudo desenvolvido: “Os benefícios das aulas de Educação física na flexibilidade dos alunos”. Capítulo 2 É fundamental que o desenvolvimento da flexibilidade não seja esquecido, principalmente quando trabalhamos com populações jovens e em constante processo de maturação. O défice de flexibilidade dos alunos, poderá comprometer futuramente problemas posturais. O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos da aplicação de um programa de condição física, efetuada durante 8 semanas de aulas, em 44 alunos, com o intuito de avaliar a flexibilidade dos mesmos durante este período e qual a sua evolução. Apesar da extrema importância da flexibilidade para a saúde, mais ainda na faixa etária onde o estudo foi realizado é em muitos casos descorada pelos alunos e docentes de Educação Física.
- Relatório de Estágio Escola Secundária Quinta das PalmeirasPublication . Mendes, Mariana de Jesus; O´Hara, Kelly de Lemos SerranoResumo 1 O estágio pedagógico (EP) tem um papel muito importante na formação de professores estagiários, sendo que exige reflexões críticas constantes e uma boa capacidade para superar as diversas barreiras colocadas ao longo do mesmo. Este relatório final de estágio surge para descrever as aprendizagens realizadas durante este ano letivo 2016/2017, através da prática pedagógica na Escola Secundária Quinta das Palmeiras localizada na Covilhã. É apresentado também uma contextualização da escola, problemas e soluções a nível da intervenção pedagógica e as tarefas que promovem a relação da escola com a comunidade em que estivemos envolvidos. O EP foi bastante proveitoso pois permitiu colocar em prática os conhecimentos adquiridos, conquistando assim bastante experiência. Resumo 2 O presente estudo teve como objetivo perceber qual o melhor método para a aprendizagem da tomada de decisão no voleibol nas aulas de EF, comparando as abordagens dinâmica e cognitiva tradicional. 2 grupos, compostos por duas turmas de 7º ano cada, realizaram 12 aulas de voleibol durante 8 semanas, sendo que o treino do grupo experimental (GE) foi planeado segundo a abordagem dinâmica e o treino do grupo de controlo (GC) segundo a abordagem tradicional. O teste utilizado no pré e no pós-teste foi o jogo de 4x4 entre os alunos de cada turma. Foi avaliado a tomada de decisão dos alunos durante o processo defensivo, a disposição da equipa antes de a bola passar para o seu meio campo e se no 1º toque o aluno procurava o passador, e durante o processo ofensivo, a tomada de decisão no serviço, a disponibilidade do passador antes do 1º toque e a disponibilidade dos atacantes antes do 2º toque. Não existiam diferenças entre os grupos no pré-teste. No pós-teste o GE apresentou melhorias significativas em todas as variáveis e o GC apenas apresentou melhorias significativas na tomada de decisão na relação recetor-passador. Nas variáveis (Receção e Passador) em que os 2 grupos apresentaram melhorias, a magnitude no GE foi maior (GE: 0,62 ± 0,49 / 0,33 ± 0,47; GC: 0,27 ± 0,45 / 0,16 ± 0,37). Parece que o treino segundo uma abordagem dinâmica é mais benéfico para potenciar a tomada de decisão no voleibol nas aulas de EF
- DetailPublication . Nunes, Ana Teresa Brito; Borges, Afonso Nuno Ramalho de PinhoO design tem vindo ao longo dos tempos a desenvolver-se e a ganhar cada vez mais importância, sendo algo bastante presente no dia-a-dia de um indivíduo, contudo, tentar defini-lo é quase impossível. Os designers, uns inspirados na natureza, outros nas tradições e outros na investigação, através da produção industrial ou artesanal, ou até de ambos, têm como foco encontrar soluções que resolvam os problemas do quotidiano dos utilizadores. Outros vão mais além e pretendem também criar uma relação emocional entre o produto e o individuo. Este projeto procura criar uma coleção de jantar que reúne a família, os amigos e os conhecidos numa das partes do dia mais importante: a refeição. Para aprofundar a ligação entre o objeto e o utilizador é necessário material bibliográfico e análise do surgimento do design. Assim, para começar, abordamos como é que surgiu o design nas nossas vidas, no que resultou e no que tem vindo a resultar, como a ligação com o artesanal e o industrial. Contudo é sobre os designers que já trabalharam ou trabalham com cerâmica que nos vamos centrar, especialmente nos produtos que integram o nosso dia a dia com uma história. A SPAL, um dos nomes importantes na industria da porcelana, tem um rico portfólio em conjuntos de mesa de utilização diária e irá ser um apoio importante no desenvolvimento deste trabalho, que permitiu aprofundar a prática na indústria. Na definição do conceito, a emoção e a história tornam-se na base para o desenvolvimento deste projeto. Não queremos apenas mais um produto bonito que vamos encontrar no armário de nossa casa, queremos encontrar aquele prato de jantar que a nossa amiga reparou que tinha um detalhe que lhe fazia lembrar umas escadinhas. Este projeto pretende proporcionar conversas entre pessoas e criar histórias, resultando assim numa coleção que celebra à mesa com o utilizador, representado pela simplicidade e detalhe das suas peças.
- Os efeitos do treino e destreino da força em jovens jogadores de ténis de mesa: um estudo piloto.Publication . Pereira, António Pedro Rufino de Paiva; Marques, Mário António Cardoso; Neiva, Henrique PereiraEste estudo pretendeu perceber a influência da aplicação de um programa de treino de força de 8 semanas e de um período de destreino de 4 semanas em jovens jogadores de Ténis de Mesa. Foram avaliados 5 sujeitos, todos do género masculino (estudantes), com idades de 14.6±0.55 anos, 173.4±6.77 cm de altura, 64.2±5.34 kg de massa corporal. Para os sujeitos se familiarizarem com os testes, foram realizadas duas sessões de treino nas variáveis a analisar. Os sujeitos foram avaliados antes da aplicação do programa de treino, após as 8 semanas do programa e no final do período de destreino. A avaliação realizada consistiu num conjunto de testes, nomeadamente o salto horizontal, o supino, o agachamento completo, o lançamento da bola medicinal a partir do peito e acima da cabeça. Verificou-se uma melhoria global das variáveis analisadas com a realização do programa de treino, principalmente no supino, agachamento e lançamentos da bola medicinal (p<0.05, ES>0.49). Após quatro semanas de destreino, apesar de não existirem diferenças estatisticamente significativas, parece existir uma tendência para a diminuição do rendimento nas diversas variáveis, sem nunca atingir os valores registados antes do início do programa de treino. Com uma análise mais pormenorizada, os dados demonstraram ainda existir uma adaptação individual ao processo de treino, uma vez que após o período de destreino registaram-se casos de melhoria no exercício de agachamento, lançamento da bola e salto horizontal. Os resultados deste estudo indicam claramente que um período de treino de oito semanas parece ser suficiente para provocar ganhos significantes de força e que um período de 4 semanas de destreino dá origem a uma diminuição da manifestação da força nas variáveis analisadas.
- Escola Inclusiva: O Papel da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e SaúdePublication . Baptista, Anabela Costa; Augusto, Nuno Miguel CavacaA sociedade está em constante mudança, sendo por isso que se torna tão interessante o estudo desta. Nesse sentido, o estudo da aplicação da CIF à educação torna-se interessante por ser recente e pouco estudado na Sociologia. Para além disso, esta é uma temática que cruza em si vários temas sociologicamente pertinentes. Poderá verificar-se, ao longo do presente trabalho, uma discussão no que se refere à formação das Políticas Sociais e das Políticas de Educação, de forma a conseguir explicar a evolução da Educação Especial; uma discussão concetual entre os conceitos de exclusão social e inclusão social, para se poder chegar à explicação da escola inclusiva e das Necessidades Educativas Especiais como forma de inclusão de alunos com NEE; sendo que se finaliza com uma reflexão teórica em redor dos modelos e perspetivas da deficiência, discutindo, ao mesmo tempo, a evolução da ICIDH para a CIF, para que no final seja possível fazer-se uma caracterização da CIF. Tudo isto com o propósito de responder à pergunta de partida: “Em que medida a CIF contribui para uma escola inclusiva?”, e, ao objetivo geral desta investigação: analisar os contributos da CIF para a inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais. Assim, será utilizada uma metodologia qualitativa e serão aplicadas entrevistas semidiretivas a 5 professoras de crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais, 2 assistentes de crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais, 3 Encarregadas de Educação de crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais. As conclusões a que chegámos foram extraídas da análise de 5 problemáticas: Formação em Educação Especial, Conhecimento da CIF, Envolvimento com a CIF, CIF e Inclusão Escolar e Inclusão.
- Relatório de Estágio PedagógicoPublication . Galamba, Fábio Emanuel Barão; Vicente, António Manuel Neves; Repolho, Bruno Palma; Arturcapítulo 1 O presente Relatório de Estágio referencia o trabalho desenvolvido na Escola Secundária Frei Heitor Pinto ao longo do ano letivo 2016/2017 no decorrer do Estágio Pedagógico, do segundo ano do período de aprendizagem do grau de mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. O objetivo deste relatório é narrar e refletir sobre a passagem pelo estágio. Será teoricamente apresentada a escola onde foi realizado o estágio pedagógico, assim como as turmas onde foram aplicados os modelos e estruturas do conhecimento e suas metodologias. Foram aplicados esses conhecimentos a 3 turmas, 5ºC, 10ºC e 10ºD, ou seja, uma turma de 2ºCiclo e duas do ensino secundário. Os planeamentos de aulas e a sua lecionação tiveram sempre o supervisionamento dos professores orientadores Carlos Elavai e Ricardo Pacheco no Secundário e pela professora Paulina Coelho no 2ºCiclo. Serão apresentadas as atividades não letivas desenvolvidas ao longo do ano, nomeadamente a direção de turma, desporto escolar e outras atividades para a comunidade escolar. Por fim, será realizado um balanço através duma reflexão e a importância do estágio para o meu futuro como professor de Educação Física. Capítulo 2 O objetivo do presente estudo é o de perceber a influência de um plano de treino (treino de força membros inferiores e treino de flexibilidade) de 8 semanas (16 treinos) durante as aulas de educação física no desempenho dos alunos no salto em cumprimento. Participaram no estudo 44 alunos, de ambos os sexos, com idades compreendidas dos 14 aos 17 anos, a frequentar o 10º ano de escolaridade do Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto. Para avaliação dos resultados do estudo utilizei a estatística descritiva, o teste-t para analise das variáveis dicotómicas, o “p” de Person na correlação de variáveis. Da análise efetuada do pré-teste para o pós-teste, em relação a turma experimental para a turma de controlo, dá para perceber que os alunos da turma experimental melhoraram o seu desempenho (cumprimento de salto e velocidade de sprint a 20 metros) em relação a turma de controlo, podendo afirmar desta forma que o planeamento surgiu os resultados esperados para este estudo. Retirando as conclusões de que se uma turma durante as aulas de salto em cumprimento trabalharem força dos membros inferiores, sprints e flexibilidade, melhoram no desempenho do salto em cumprimento, ou seja, melhoramento da marca de salto.
- Contributos para o estudo da relação entre sintomas psicopatológicos e indicadores cardiovascularesPublication . Costa, Ana Raquel Louro; Esgalhado, Maria da Graça ProençaO presente trabalho surge no âmbito da conclusão do 2º ciclo de estudos, do Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde, da Universidade da Beira Interior (UBI). Este é um estudo que se encontra inserido no projeto alargado “Investigação em Comportamento Humano e Biomedicina”, aprovado pela comissão de ética da Faculdade de Ciências da Saúde da UBI. O estado psicológico de cada indivíduo afeta a sua condição física. Existem várias evidências que mostram que o estado depressivo, a ansiedade e também o stress têm uma grande incidência em pessoas que sofrem de hipertensão (Kaplan & Nunes, 2005). Em Portugal as doenças cardiovasculares continuam a ser uma das principais causas de morte, sendo responsáveis por cerca de 32% do total de óbitos (DGS, 2013). O presente estudo tem como objetivos principais averiguar a relação entre os níveis de pressão arterial (sistólica, diastólica) com níveis de sintomatologia psicopatológica, e ainda averiguar se existem diferenças entre os níveis de pressão arterial (sistólica – PAS, e diastólica - PAD) e níveis de sintomatologia psicopatológica entre homens e mulheres, bem como entre sujeitos mais novos e sujeitos mais velhos. Além destes, pretende-se ainda averiguar se existem diferenças entre os níveis de sintomatologia psicopatológica e PAS e PAD, arritmias e pulsação em função de grupos criados a partir das medianas observadas. Posteriormente, e com o cálculo da pressão arterial média (PAM), pretende-se averiguar se existem diferenças em função do género, idade e escolaridade dos participantes. Quanto aos resultados obtidos não se verificam relações entre PAS e PAD e níveis de sintomatologia psicopatológica, assim como não se verificam diferenças entre os níveis de PAS e PAD e níveis de sintomatologia psicopatológica entre homens e mulheres e entre sujeitos mais novos e mais velhos. Verifica-se, no entanto, diferenças significativas entre PAD e as dimensões obsessões-compulsões, sensibilidade interpessoal e hostilidade, e ainda em função da escolaridade dos participantes e género com os níveis de PAM.
- Relatório de Estágio de Educação Física para os Ensinos Básico e Secundário na Escola Secundária Campos MeloPublication . Vargas, Pedro Modesto da Palma; Costa, Aldo Filipe Matos Moreira Carvalho daA surgir no final da formação inicial do professor de Educação Física, o estágio apresenta-se como um ano determinante para o contacto com a prática letiva e o meio escolar. Numa primeira parte, o objetivo do presente relatório passa por descrever como foi a experiência do estágio em Educação Física, realizado na Escola Secundária Campos Melo da Covilhã, tendo como principais referências a intervenção do professor nos diferentes ciclos de ensino, as dificuldades sentidas a cada abordagem diferente pelas características dos alunos, a perceção dos erros e da evolução em relação à operacionalização dos conteúdos anteriormente adquiridos na primeira fase da formação inicial. O relatório, para além de descrever as vivências a nível escolar também vai de encontro a uma reflexão crítica, devidamente acompanhada pela literatura, sobre as atividades letivas e não letivas e sobretudo de aprendizagens em contacto direto com um meio no qual futuramente irá estar integrado. Numa segunda parte, o relatório apresenta uma investigação realizada no âmbito escolar onde ocorreu o estágio, mais concretamente, verificar se existe uma relação direta entre os níveis de atividade física dos alunos e o seu sucesso escolar utilizando como amostra, alunos do ensino secundário da Escola Secundária Campos Melo.