Browsing by Author "Borges, Carina Sofia de Almeida Pinheiro"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Proposta de implementação de novo modelo de organização e gestão da manutenção na Adega Cooperativa da CovilhãPublication . Borges, Carina Sofia de Almeida Pinheiro; Matias, João Carlos de Oliveira; Cabrita, Carlos Manuel PereiraA crescente automação industrial das últimas décadas e o custo acrescido de matérias-primas, energia e dos investimentos, trouxeram novos desafios e novas necessidades relativamente ao aumento do tempo de vida útil dos equipamentos e simultaneamente à contenção dos custos de produção. Estes factores vão-se reflectindo no desenvolvimento das organizações e das técnicas de manutenção utilizadas. Com o aparecimento da manutenção preventiva condicionada, derivada do desenvolvimento tecnológico, rapidamente se desenvolve com apoio a meios informáticos. Essas técnicas vieram permitir uma nova redução de custos de manutenção e um aumento da disponibilidade dos equipamentos. Nas empresas, principalmente as industriais, impõe-se cada vez mais uma atenção especial à função manutenção, para a qual devem ser definidos modelos e políticas que assegurem eficácia: organização, qualificação de pessoal, técnicas avançadas, controlo adequado de equipamentos e dos custos recorrendo, nomeadamente a métodos de organização e gestão, apoiados de meios informáticos. Assim sendo, este estudo, incidiu-se numa organização da região da Covilhã cujo sector de actividade é a indústra e produção de vinhos, recorrendo-se a uma metodologia de carácter qualitativo, visando analisar o funcionamento actual da mesma, mais concretamente, do seu departamento de manutenção, e a possibilidade de implementação de um novo modelo de organização e gestão da manutenção. Os resultados do estudo, mostram que há uma enorme necessidade de mudança de mentalidade, e de uma urgente implementação de hábitos de organização a fim de, futuramente, se conseguir atingir níveis mais elevados de desempenho e disponibilidade dos equipamentos e, consequentemente, do reforço da posição da empresa no mercado em que se insere.
