Browsing by Author "Cabral, Tiago Filipe Piloto"
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- O efeito do treino da flexibilidade na aptidão físicaPublication . Cabral, Tiago Filipe Piloto; Neiva, Henrique PereiraO presente relatório descreve as atividades desenvolvidas no Agrupamento de Escolas D. Luís de Ataíde (AEDLA), em Peniche, para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, e consequente habilitação profissional para a docência da disciplina de Educação Física (EF) nos grupos de recrutamento 260 e 620. No âmbito da investigação, foi realizado um estudo com o objetivo de verificar o efeito de um programa de treino de flexibilidade, implementado durante oito semanas, na Aptidão Física (AF) dos alunos. Foram avaliados 68 alunos do 9º ano de escolaridade do AEDLA. Destes, 35 alunos (14.09 ± 0.56 anos) fizeram parte do grupo experimental (GE), sujeitos a um programa de treino de flexibilidade de 8 semanas, e 33 alunos (14.27 ± 0.67) anos fizeram parte do grupo de controlo (GC). Antes e após o treino, foram avaliadas as variáveis de força superior, força média, força inferior, através do teste de flexões dos membros superiores, abdominais e salto horizontal, respetivamente, a velocidade de corrida num sprint de 40 m e a aptidão cardiorrespiratória através do teste de vaivém. Foi ainda avaliada a flexibilidade dos ombros e dos membros inferiores. Verificamos que as oito semanas de aulas de EF, com implementação dos exercícios de flexibilidade, mostrou melhorias significativas na força dos membros superiores e na velocidade. O GC não demonstrou melhorias significativas, embora existam alguns valores com tendência positiva. Quando comparamos os ganhos obtidos entre o GE e o GC, considerando os valores iniciais como co variáveis, podemos verificar não existirem diferenças no salto horizontal (F = 0.22, p = 0.64), abdominais (F = 0.25, p =0.62), sprint (F = 0.21, p = 0.65), percursos do vaivém (F = 2.74, p = 0.10), VO2max (F = 2.74, p = 0.10), e flexibilidade no membro inferior esquerdo (F = 0.83, p = 0.37), direito (F= 0.05, p = 0.82), e membros superiores (F = 0.05, p = 0.83). No entanto, foram observadas diferenças nos resultados do teste de flexões de braços (F = 5.00, p = 0.03), com ganhos superiores para o GE. Os resultados obtidos evidenciam que houve melhorias no que respeita à AF global, expectáveis devido à prática de atividade física, por si só, durante as aulas de EF. Não obstante, os resultados sugerem que a realização de um programa de treino de flexibilidade durante as aulas de EF poderá influenciar positivamente a AF dos alunos.
