Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

O efeito do treino da flexibilidade na aptidão física

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
9427_19984.pdf669.15 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório descreve as atividades desenvolvidas no Agrupamento de Escolas D. Luís de Ataíde (AEDLA), em Peniche, para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, e consequente habilitação profissional para a docência da disciplina de Educação Física (EF) nos grupos de recrutamento 260 e 620. No âmbito da investigação, foi realizado um estudo com o objetivo de verificar o efeito de um programa de treino de flexibilidade, implementado durante oito semanas, na Aptidão Física (AF) dos alunos. Foram avaliados 68 alunos do 9º ano de escolaridade do AEDLA. Destes, 35 alunos (14.09 ± 0.56 anos) fizeram parte do grupo experimental (GE), sujeitos a um programa de treino de flexibilidade de 8 semanas, e 33 alunos (14.27 ± 0.67) anos fizeram parte do grupo de controlo (GC). Antes e após o treino, foram avaliadas as variáveis de força superior, força média, força inferior, através do teste de flexões dos membros superiores, abdominais e salto horizontal, respetivamente, a velocidade de corrida num sprint de 40 m e a aptidão cardiorrespiratória através do teste de vaivém. Foi ainda avaliada a flexibilidade dos ombros e dos membros inferiores. Verificamos que as oito semanas de aulas de EF, com implementação dos exercícios de flexibilidade, mostrou melhorias significativas na força dos membros superiores e na velocidade. O GC não demonstrou melhorias significativas, embora existam alguns valores com tendência positiva. Quando comparamos os ganhos obtidos entre o GE e o GC, considerando os valores iniciais como co variáveis, podemos verificar não existirem diferenças no salto horizontal (F = 0.22, p = 0.64), abdominais (F = 0.25, p =0.62), sprint (F = 0.21, p = 0.65), percursos do vaivém (F = 2.74, p = 0.10), VO2max (F = 2.74, p = 0.10), e flexibilidade no membro inferior esquerdo (F = 0.83, p = 0.37), direito (F= 0.05, p = 0.82), e membros superiores (F = 0.05, p = 0.83). No entanto, foram observadas diferenças nos resultados do teste de flexões de braços (F = 5.00, p = 0.03), com ganhos superiores para o GE. Os resultados obtidos evidenciam que houve melhorias no que respeita à AF global, expectáveis devido à prática de atividade física, por si só, durante as aulas de EF. Não obstante, os resultados sugerem que a realização de um programa de treino de flexibilidade durante as aulas de EF poderá influenciar positivamente a AF dos alunos.
This report describes the activities developed at the Agrupamento de Escolas D. Luís de Ataíde (AEDLA), in Peniche, to obtain a Master's degree in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education, and professional qualification for teaching the subject of Physical Education (PE) in recruitment groups 260 and 620. In this sense, a study was carried out to verify the effect of a flexibility training program, implemented for eight weeks, on the Physical Fitness (PA) of the students. For this, 68 students from the 9th year of schooling at the AEDLA were evaluated. Of these, 35 students (14.09 ± 0.56 years) were part of the experimental group (EG) and 33 students (14.27 ± 0.67 years) were part of the control group (CG). They were evaluated during the 1st period of the 2021/2022 school year, before and after the application of the flexibility exercise program, having analyzed the variables of upper strength, average strength, and lower strength, through the test of push-ups of the upper limbs, abdominals and horizontal jump, respectively, running speed in a 40 m sprint and cardiorespiratory fitness through the shuttle test. The flexibility of the shoulders and lower limbs was also evaluated. We found that the eight weeks of PE classes, with the implementation of flexibility exercises, showed significant improvements in upper limb strength (push-ups) and speed. The CG did not show significant improvements, although there are some values with a positive trend. When we compare the gains obtained between EG the CG, considering the initial values as co-variables, we can verify that there are no differences in the horizontal jump (F = 0.22, p = 0.64), sit-ups (F = 0.25 , p = 0.62), sprint (F = 0.21, p = 0.65), shuttle runs (F = 2.74, p = 0.10), VO2max (F = 2.74, p = 0.10), and flexibility in the left lower limb (F = 0.83, p = 0.37), right (F= 0.05, p = 0.82), and upper limbs (F = 0.05, p = 0.83). However, differences were observed in the push-up test (F = 5.00, p = 0.03), with higher gains for the EG. The results obtained show that there were improvements in terms of global PA, expected due to the practice of physical activity, per se, during PE classes. However, when comparing the gains of the two groups, there were greater gains in upper limb strength in the EG, suggesting that performing a flexibility training program during PE classes can positively influence students' PA.

Description

Keywords

Aptidão Física Educação Física Flexibilidade

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue