Browsing by Author "Campos, Joana Filipa Pacheco"
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- Desenvolvimento e avaliação de um programa de ensino-aprendizagem de comunicação de más notícias no curso de Medicina da UBIPublication . Campos, Joana Filipa Pacheco; Vitória, Paulo dos Santos DuarteIntrodução: A comunicação clínica é um dos pilares fundamentais da educação médica e da prática da medicina. Numa era marcada pelo fácil acesso à informação, com recursos terapêuticos e tecnológicos cada vez mais avançados, é essencial que os médicos estejam devidamente capacitados para uma comunicação efetiva com os seus pacientes, familiares e cuidadores. A forma de comunicar e a informação transmitida têm um efeito reconhecido no prognóstico dos casos, promovendo mudanças drásticas na vida das pessoas envolvidas e influenciam diretamente a realização profissional e bem-estar dos médicos. A comunicação de más notícias é uma das tarefas mais exigentes para os médicos. Os estudantes de medicina reconhecem a importância e a necessidade de treinar a comunicação de más notícias na sua formação académica. Para facilitar esta tarefa e aumentar a sua qualidade Robert Buckamn criou o protocolo SPIKES, composto por 6 etapas. O ensino-aprendizagem destas matérias e o treino deste tipo de competências tem tido crescente importância nos currículos da educação médica pré-graduada. São vários os estudos realizados a este respeito, todavia, ainda não é claro quais os métodos pedagógicos mais adequados para o desenvolvimento destas competências. É necessário desenvolver e avaliar programas de ensino-aprendizagem da comunicação clínica nos currículos de educação médica, incluindo a comunicação de más notícias, e incluir o contributo dos estudantes neste processo. Assim, o principal objetivo deste projeto é descrever o desenvolvimento e apresentar a avaliação de um programa de ensino-aprendizagem de comunicação de más notícias com base no protocolo SPIKES. Materiais e métodos: Estudo observacional transversal, com uma parte longitudinal prospetiva (avaliação pré e pós intervenção). Durante o ano letivo 2022/2023 os alunos a frequentar o 5º ano da FCS-UBI participaram num módulo sobre a comunicação de más notícias constituído por 3 aulas. Responderam a dois questionários, um no início da primeira aula (Q1) e outro no final da última aula (Q2). Estes avaliaram qual a importância que os alunos atribuem ao tema, de que forma este tema tem vindo a ser lecionado na FCSUBI, e, ainda, o impacto do programa implementado na aquisição de conhecimentos e competências relacionadas à comunicação de más notícias. A análise dos dados foi realizada através do SPSS-24 para Windows. Resultados: Dos 165 alunos inscritos no 5º ano, 159 (96,4%) responderam ao questionário 1 (Q1: idade média 23,84±3,35; 73,6% do sexo feminino). Responderam a Q2 156 alunos (98,1% dos que responderam em Q1). Cerca de metade dos participantes (51,6%) declarou que já assistiu a pelo menos uma situação de comunicação de uma má notícia em contexto clínico. A média da importância atribuída à comunicação de más notícias na formação pré-graduada em medicina é 8,52± 0,91 (escala de 1 a 9 pontos). A autoavaliação da preparação para executar esta tarefa, na mesma escala de 1 a 9, é 3,67±1,90. A maioria (83,0%) declara que não conhece o protocolo SPIKES. Uma parte considerável dos alunos (36,0%) afirma que não teve aulas sobre este tema e 43,0% responde que estas aulas foram apenas teóricas. A média na avaliação da dificuldade de comunicar más notícias, na escala de 1 e 9, é 6,41± 1,04. A média na autoavaliação dos conhecimentos, competências e confiança relativamente à comunicação de más notícias é baixa: na escala 1-9, respetivamente, 3,81±1,74, 3,79± 1,85 e 3,67± 1,89. Estes valores sobem significativamente após a frequência do módulo: 6,91±1,14, 6,46±1,38, 6,32±1,41. Os estudantes expressaram, de modo geral, grande satisfação com o módulo de comunicação de más notícias (62,8% avaliaram como Muito Bom ou Excelente). Conclusão: Os alunos do curso de medicina da FCS-UBI avaliaram a tarefa de comunicar más notícias como muito difícil e a importância desta matéria na sua formação como muito elevada. A avaliação da formação recebida até à data nesta matéria é negativa e a autoavaliação da sua preparação é reduzida. A grande maioria não conhecia o protocolo SPIKES. Os alunos atribuem ao módulo de comunicação de más notícias uma avaliação muito positiva. Na avaliação deste módulo, um resultado a destacar é a subida significativa na autoavaliação dos conhecimentos, competências e confiança relativamente à comunicação de más notícias.