Browsing by Author "Carapito, Nuno Filipe Alexandre"
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- Desenvolvimento de Jogos Multi Jogador: Um Caso de EstudoPublication . Carapito, Nuno Filipe Alexandre; Silva, Frutuoso Gomes Mendes daO desenvolvimento de jogos digitais tem vindo a aumentar em todo o mundo. Nesta área, não são só empresas que desenvolvem jogos, existem também pessoas individuais ou pessoas organizadas em pequenas equipas que competem no mercado. Estes últimos, normalmente, contam com o apoio de motores de jogo (software desenvolvidos por outras empresas), que têm como principal objetivo acelerar o desenvolvimento de jogos. Os dois motores de jogos mais usados a nível mundial são o Unity e o Unreal Engine, sendo usados por centenas de milhares, se não milhões, de pessoas. Estes motores de jogo apresentam diversas limitações, no entanto, estas não são impeditivas de criar e lançar um jogo para o mercado. Nos jogos digitais, a componente multi jogador tem vindo a ganhar uma importância enorme. Nos dias que correm, é raro um jogo sair para o mercado sem ter esta componente multi jogador. Embora o modo local seja cada vez menos usado (mas que ainda existe), o modo como estes jogos são jogados é normalmente online, visto que quase todas as casas dos países desenvolvidos têm acesso à Internet. Os jogos multi jogador tanto podem ser jogador contra jogador, como em modo cooperativo, em que vários jogadores se ajudam entre si de forma a completar desafios maiores. A programação da componente multi jogador pode ser um grande desafio para os programadores, visto ser preciso ter em consideração várias componentes, que, caso não sejam verificadas, podem introduzir falhas no jogo e dar vantagens aos jogadores que as descubram. Para além disso, dependendo do tipo de arquitetura de rede usada no seu desenvolvimento, acrescem alguns problemas adicionais, a que é preciso dar a devida atenção. Assim, este relatório apresenta o resultado da comparação entre dois tipos de arquiteturas usadas no desenvolvimento de um jogo multi jogador: a arquitetura peer-to-peer e cliente/servidor. Para este teste foi desenvolvido um jogo usando um motor de jogo e verificado qual das duas arquiteturas de rede é melhor para o desenvolvimento de um jogo de estratégia multi jogador. Serão descritos todos os passos tomados no seu desenvolvimento, os principais problemas encontrados, bem como as estratégias utilizadas para os ultrapassar.