Browsing by Author "Carlos, Agostinho dos Santos"
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- Programa de iniciação ao tiro com arco: Efeitos da aplicação do treino de competências psicológicasPublication . Carlos, Agostinho dos Santos; Vicente, António Manuel NevesEste Relatório, apresenta e releva uma experiência de trinta anos de docência na área da Educação Física, evidenciando o essencial do trabalho efetuado nas quinze escolas do distrito da Guarda e Viseu, onde foi desenvolvida a atividade profissional. Este documento está estruturado em quatro capítulos, está de acordo e corresponde às orientações do modelo proposto. O primeiro capítulo, trata da contextualização da formação inicial vs formação continuada e da reflexão autobiográfica, referente a um período coincidente com a procura da habilitação académica e profissional e da compatibilização com a prática desportiva. O segundo capítulo, aborda a realização da prática profissional, contempla as necessárias referências ao enquadramento e contexto em que a atividade docente decorreu e ainda a intervenção associada ao desempenho dos cargos, funções e desenvolvimento de atividades nas diferentes escolas/agrupamento de escolas. Para melhor análise do trabalho realizado, foram consideradas as três dimensões de referência para a avaliação do pessoal docente: Científica e Pedagógica; Participação na Escola e relação com a Comunidade e Formação Contínua e Desenvolvimento Profissional O terceiro capítulo, reúne o estudo de investigação realizado: uma proposta de iniciação da prática do Tiro com Arco no 2º ciclo, associado a uma experiência de treino das competências psicológicas, que consideramos ter contribuído para a valorização do processo ensinoaprendizagem. Participaram neste estudo 16 alunos do 6º ano de escolaridade, sendo 8 do grupo controlo e 8 do grupo experimental, que evoluíram em 12 sessões de prática – indoor e outdoor, atingindo objetivos de realização e de resultados. No quarto e último capítulo, estão referenciadas algumas conclusões e recomendações decorrentes da análise e reflexão do conjunto dos resultados apurados e no âmbito do trabalho desenvolvido.