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- Evaluation of probiotic and host-interactions mechanisms of Lactobacillus species in response to antifungal drugsPublication . Luz, Neila Rodnina Lima da; Gaspar, Carlos Alberto da Silva; Oliveira, Ana Cristina Palmeira deLactobacillus are identified as constituents of the healthy vaginal microflora, acting as probiotics that protect it from infection by producing bacteriocins and inhibiting adhesion sites. However, some women have cytolytic vaginosis characterized by excessive proliferation of Lactobacillus species that can damage the intermediate vaginal epithelium. This symptomatology is similar to vulvovaginal candidosis and can therefore be diagnosed as such and treated whit antifungal therapy. The present study aims to understand what effect antifungal therapy has on commensal microorganisms and the impact on predicting therapeutic strategies. Six Lactobacillus strains were included, and susceptibility to antifungal drugs (azoles) was determined by the CLSI microdilution method. In addition, metabolism and adhesion capacity were evaluated in vitro in co-culture with HeLa cells. As results, we observed that econazole, fenticonazole, and isoconazole, besides inhibiting the growth of the strains by approximately 50% also decreased the adhesion capacity in vitro. In contrast, besides increasing the adhesion capacity in vitro, voriconazole also increases the adhesion capacity of the strains on HeLa cells ten-fold. Furthermore, fenticonazole increases glucose consumption and consequently lactate production by around 20% when compared with control. It will be the next step in this line of research to elucidate the mechanisms of action of fenticonazole as it increases the adhesion of the strains in HeLa but decreases their adhesion in vitro. Finally, the data obtained suggests voriconazole is the best antifungal therapy since it is more specific to Candida spp and promotes the adhesion of the probiotic strains.
- Avaliação do Potencial de Exposição ao Radão em Edifícios no Município do LubangoPublication . Bahu, Yoenls Prata Alicerces; Soares, Sandra da Costa HenriquesA cidade de Lubango, situada no planalto da Huíla, em Angola, é, em termos geológicos, caraterizada por apresentar rochas maioritariamente graníticas algumas das quais com alguns vestígios de urânio . Foi, tendo em conta esta realidade e o facto de, tanto quanto se sabe, não haver estudos desenvolvidos nesta temática, que o grande objetivo deste trabalho consistiu, principalmente, em se avaliar, a potencial exposição das habitações do Município do Lubango, no que se refere ao radão, 222Rn, um gás nobre, radioativo, que descende do rádio, 226Ra, que resulta da desintegração do urânio, 238U, presente em algumas dessas rochas graníticas. O gás radão, não é uma ameaça evidente para a saúde, uma vez que a maior parte do radão inalado, volta a ser expulso após algumas expirações. O perigo iminente associado ao radão aquando da inalação, reside no facto de este poder sofrer decaimentos radioativos no interior dos pulmões, dando, desta forma, origem aos seus descendentes por emissão de radiação alfa. Esses descendentes diretos também podem encontrar-se agregados aos aerossóis que circulam no ar envolvente e nos epitélios pulmonares e que são os principais contribuintes pela deposição de energia. Em geral, os níveis de fundo de radão em espaços abertos, outdoor, são bastante baixos, cerca de 0,1 a 10 Bq m-3. No entanto, em ambientes fechados, indoor, como é o caso de hospitais, escolas, residências ou escritórios de instituições públicas, os níveis de radão e dos seus descendentes podem ser mais elevados, podendo constituir um risco para a saúde humana. A entrada do radão e a sua acumulação nos espaços habitacionais, pode ocorrer não apenas devido a fissuras existentes nas fundações, nas paredes e juntas de canalização mal vedadas, mas, também, a partir de alguns materiais de construção utilizados, que constituem um fator adicional para o aumento da concentração de radão no interior dos edifícios. As populações podem ainda ser expostas ao radão e seus descendentes, através da ingestão de água potável obtida a partir de poços ou outras fontes de abastecimento da população. A maioria do radão dissolvido na água é rapidamente libertado e dissipado no ar ambiente, no entanto, se existir em quantidades elevadas, pode contribuir para o aumento da concentração no interior da habitação e deve ser tomado em consideração. [...]
- Programa de iniciação ao tiro com arco: Efeitos da aplicação do treino de competências psicológicasPublication . Carlos, Agostinho dos Santos; Vicente, António Manuel NevesEste Relatório, apresenta e releva uma experiência de trinta anos de docência na área da Educação Física, evidenciando o essencial do trabalho efetuado nas quinze escolas do distrito da Guarda e Viseu, onde foi desenvolvida a atividade profissional. Este documento está estruturado em quatro capítulos, está de acordo e corresponde às orientações do modelo proposto. O primeiro capítulo, trata da contextualização da formação inicial vs formação continuada e da reflexão autobiográfica, referente a um período coincidente com a procura da habilitação académica e profissional e da compatibilização com a prática desportiva. O segundo capítulo, aborda a realização da prática profissional, contempla as necessárias referências ao enquadramento e contexto em que a atividade docente decorreu e ainda a intervenção associada ao desempenho dos cargos, funções e desenvolvimento de atividades nas diferentes escolas/agrupamento de escolas. Para melhor análise do trabalho realizado, foram consideradas as três dimensões de referência para a avaliação do pessoal docente: Científica e Pedagógica; Participação na Escola e relação com a Comunidade e Formação Contínua e Desenvolvimento Profissional O terceiro capítulo, reúne o estudo de investigação realizado: uma proposta de iniciação da prática do Tiro com Arco no 2º ciclo, associado a uma experiência de treino das competências psicológicas, que consideramos ter contribuído para a valorização do processo ensinoaprendizagem. Participaram neste estudo 16 alunos do 6º ano de escolaridade, sendo 8 do grupo controlo e 8 do grupo experimental, que evoluíram em 12 sessões de prática – indoor e outdoor, atingindo objetivos de realização e de resultados. No quarto e último capítulo, estão referenciadas algumas conclusões e recomendações decorrentes da análise e reflexão do conjunto dos resultados apurados e no âmbito do trabalho desenvolvido.
- Interdisciplinaridade entre a História e LiteraturaPublication . Barros, Baltazar Firmino; Manso, José Henrique RodriguesA interdisciplinaridade é importante dentro do processo de ensino-aprendizagem. Neste trabalho relacionamos a história e a literatura através da abordagem de uma obra literária importante, Os Lusíadas de Luís de Camões. Neste sentido, analisamos alguns episódios da história de Portugal narrados por Camões, numa obra que coloca à disposição um conhecimento multidisciplinar que pode ser trabalhado dentro do domínio da articulação interdisciplinar, tendo em conta as necessidades educativas e a flexibilidade curricular. O sistema de ensino português tem, portanto, ferramentas propícias à interdisciplinaridade e, assim, através do estudo da maior obra épica lusitana, Os Lusíadas, é possível suprir o desconhecimento de alguns factos históricos por parte dos alunos. A presente dissertação não tenciona fazer uma análise crítica d’Os Lusíadas ou da narração camoniana em relação ao plano da história de Portugal presente na obra, limitamo-nos na apresentação de factos históricos contados pelo poeta que comprovam a possibilidade da interdisciplinaridade entre a história e a literatura. Estas disciplinas, portanto, podem caminhar juntas e serem estudadas simultaneamente nesta perspetiva. No final, apresentamos uma planificação do episódio de Inês de Castro, onde destacamos o diálogo que se estabelece entre a literatura e a história. Esta planificação serve de ponte para a segunda parte do relatório, onde damos conta do contexto e de todas as atividades realizadas no âmbito do estágio em Português e Espanhol na Escola Secundária Campos Melo.
- Efeitos do Projeto Curricular no processo de ensino-aprendizagem dos alunos de Educação FísicaPublication . Orelhas, Luís Carlos Pepe; Vicente, António Manuel NevesO objetivo principal deste Relatório de Estágio é a exposição de todo um processo de Estágio Pedagógico que se desenvolveu no Agrupamento de Escolas do Fundão no ano letivo 2018/2019. O documento relata e descreve a análise e reflexão da planificação, a lecionação, estratégias de intervenção no ensino-aprendizagem dos alunos de uma turma de 10ª ano, bem como numa de 5º ano e numa de 6º ano. Numa segunda parte deste Relatório é apresentado um trabalho de iniciação à investigação com o objetivo de verificar os efeitos do projeto curricular no processo ensino-aprendizagem em Educação Física no Agrupamento de Escolas do Fundão. No trabalho foram questionados professores do Agrupamento de Escolas onde foi realizado o Estágio, tendo os resultados sido analisados de forma qualitativa, explorando essencialmente a experiência dos professores face ao atual projeto curricular e observando a sua opinião acerca do mesmo em função das necessidades dos alunos e das aulas de Educação Física.
- A Interlíngua do aprendente português de ELEPublication . Romano, Flávia Jorge Beato; Vázquez Diéguez, José IgnacioA Interlíngua tem sido cada vez mais estudada e analisada por diversos autores, pois é importante perceber e corrigir este processo na vida de qualquer aluno. Apesar de a língua portuguesa e de a língua espanhola terem parecenças a todos os níveis, denotam-se interferências na sintaxe – particularmente, nas frases subordinadas. Os alunos portugueses, para tentarem chegar à língua meta – o espanhol – apoiam-se muito na sua língua mãe – o português. Este estudo tem como base mostrar e exemplificar os erros mais comuns na sintaxe – nas frases subordinadas – que são produzidos pelos alunos portugueses, ao estudarem uma língua estrangeira, o espanhol. O meu estudo baseou-se na minha prática pedagógica realizada no Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque, na Guarda, no ano letivo 2017/2018, no âmbito da disciplina de espanhol. Teve-se em grande conta a análise de erros no caso específico da sintaxe subordinada espanhola que alunos portugueses, quando estudam uma língua estrangeira, neste caso, o espanhol, dão na escrita, apoiando-se sempre, involuntariamente, nas igualdades entre o português e o espanhol. Estudaremos a sintaxe subordinada: apresentaremos as orações subordinadas que levam indicativo, as orações subordinadas que levam conjuntivo e os planos de estudo dos 7º, 8º, 9º, 10º, 11º e 12º anos. Para se realizar a análise dos erros da sintaxe espanhol, será apresentado um inquérito: 22 frases que os alunos teriam que traduzir. Tentar-se-á verificar se os conhecimentos dos alunos correspondem aos estabelecidos nos planos de estudo. Apresenta-se, também, a experiência na prática pedagógica.
- Falsos amigos: uma questão de contextoPublication . Furtado, João António Lourenço; Cao Míguez, Ana BelénO presente estudo prende-se com o ensino do espanhol como língua estrangeira (ELE) a aprendentes lusófonos do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, e trata da importância de abordar o ensino-aprendizagem dos denominados falsos amigos ou falsos cognatos em contexto. A aplicação de um inquérito por questionário em sala de aula, no âmbito do estágio pedagógico, e a sua ulterior interpretação, permite corroborar e sublinhar a conveniência de implementar formas mais eficazes no que diz respeito à introdução de conteúdos lexicais, nomeadamente dos chamados falsos amigos, nas aulas de ELE para aprendentes nativos de português. Partindo da consulta de alguns trabalhos já existentes, refletimos sobre alguns conceitos como falsos amigos ou falsos cognatos, interlíngua, transferência e interferência. Para completar o enquadramento teórico, apresentamos, ainda, alguns métodos e enfoques que vêm sendo utilizados no âmbito do ensino de línguas estrangeiras ao longo do tempo, centrando-nos no modo como encaram o ensino do vocabulário. Neste estudo, colocamos também uma descrição e reflexão sobre a prática de ensino supervisionada, numa escola da região, a qual se relaciona também com o tema em foco, ou seja, os falsos amigos ou falsos cognatos.
- As diferenças entre as formas de tratamento do português e do espanhol (contexto escolar e familiar)Publication . Romano, Lúcia Filipa Abreu; Míguez, Ana Belén CaoO Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas, inserido numa perspetiva comunicativa, sustenta as potencialidades a ter em conta no âmbito do ensino das línguas, mais particularmente em português e espanhol, que abordamos na nossa dissertação. As diferenças entre as formas de tratamento do português e do espanhol alicerçam-se nas competências comunicativa e pragmática, cuja reflexão se apresenta, baseando-nos em autores de referência. O desenvolvimento das referidas competências exerce uma relação de causa-efeito com as questões socioculturais e sociolinguísticas, que, por sua vez, estão implicadas com as relações sociais, onde se insere a cortesia ou a falta dela responsáveis pelo equilíbrio social. O estágio pedagógico ou prática de ensino supervisionado integra igualmente a nossa dissertação, onde se apresenta a escola, o núcleo, bem como as planificações e respetivos materiais.