Browsing by Author "Carneiro, Mariana Sofia Andrade"
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- Relatório de Estágio Escola Secundária Quinta das PalmeirasPublication . Carneiro, Mariana Sofia Andrade; Martins, Júlio Manuel Cardoso; Costa, Aldo Filipe Matos Moreira Carvalho daResumo 1 O capítulo 1 diz respeito a todas as vivências que decorreram na Escola Secundária Quinta das Palmeiras ao longo do estágio pedagógico, que corresponde à última etapa do mestrado em ensino de educação física nos ensinos básico e secundário. O Estágio pedagógico insere-se nos dois últimos semestres do plano de estudo do 2.º Ciclo de Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, ao qual requer a elaboração de um relatório que documente todo o processo de formação, refletindo sobre as experiências e funções desempenhadas ao longo da lecionação enquanto professores. Durante o ano letivo 2014/2015 tive a oportunidade de lecionar três turmas em ciclos de ensino diferentes e em momentos diferentes do ano (9ºA, 10ºC e 11ºB). Além da lecionação e do plane-amento anual das atividades curriculares, tive também a oportunidade de desempenhar o papel de um diretor de turma, acompanhei durante o primeiro período a direção de turma do 11ºB. O desporto escolar também foi uma constante neste estágio, nomeadamente nas modalidades de badmínton e multiatividades de ar livre onde desempenhei tarefas distintas, tais como a planifi-cação, a organização e a operacionalização de atividades não letivas, tanto do grupo disciplinar de educação física como as do núcleo de estágio. Este estágio foi sem dúvida um processo de aprendizagem indispensável para que possa ser uma profissional preparada para enfrentar os desafios da carreira que tenho pela frente. É do senso comum que a aprendizagem é pedagogicamente eficaz quando adquirida por meio da experiência, daí a importância da vivência do estágio profissional. Resumo 2 Este trabalho tem como principal objetivo analisar a influência de um programa combinado de atividade física (aquático e terreste) na melhoria dos hábitos de vida e do desenvolvimento psicomotor de um adolescente com multideficiência. Trata-se de um estudo de caso sobre um adolescente de 15 anos com multideficiência, com um défice cognitivo grave, deficiência motora, deficiência visual e epilepsia. O programa combinado teve a duração de três meses, com a frequência semanal de dois dias. Os instrumentos utilizados foram a classificação da função motora global com base no Sistema de Classificação da Função Motora Global (SCFMG), uma avaliação psicomotora, criada com base na Bateria de Testes Psicomotores (BPM) descrita por Vítor da Fonseca e um protocolo de recolha de dados tal como: Medida de Hábitos de Vida (MHAVI), baseado no modelo Disability Creation Process (DCP). Os resultados obtidos demonstram melhorias consideráveis nos aspetos psicomotores avaliados (coordenação, lateralidade, esquema corporal, respiração, e noção do corpo). A análise das figuras obtidas através dos três momentos em que se aplicou o protocolo Medida de Hábitos de Vida (MHAVI demonstraram de que houve melhorias nos níveis de realização e tipos de ajuda, não acontecendo o mesmo nos níveis de satisfação do adolescente. Em suma, um programa combinado de atividade física aquático e terreste parece proporcionar um estímulo psicomotor positivo em adolescentes com multideficiência.