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- Violência e a saúde física e mentalPublication . Ferreira, Liliana Marcela Ribeiro; Esgalhado, Maria da Graça ProençaNo âmbito do mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde apresenta-se a dissertação, que está estruturada em formato de artigo, que posteriormente, será submetido a uma revista científica com revisão por pares. Assim sendo, esta dissertação descreve a pesquisa realizada no ano letivo 2014/2015 na Unidade Curricular Dissertação, concluindo desta forma o respetivo mestrado, tendo como finalidade o desenvolvimento de procedimentos metodológicos que permitiram analisar a violência e a saúde física e mental. Os objetivos deste trabalho foram os seguintes: (1) Analisar a violência e saúde física e mental; (2) Avaliar os níveis de saúde dos participantes e (3) Analisar a violência e a saúde física e mental em função do género, idade e estado civil. Para tal, o presente documento, divide-se em 3 capítulos, o primeiro diz respeito a uma introdução à dissertação, o segundo constitui o artigo científico e o terceiro consiste numa consideração final. Na parte final é ainda apresentado o anexo teórico, que pretende ser a base teórica para a fundamentação dos construtos presentes no estudo – violência e a Saúde Física e Mental.
- Atenção e Funções Executivas em Crianças com Dificuldades de AprendizagemPublication . Barros, André Abrantes; Simões, Maria de Fátima de JesusAs Dificuldades de Aprendizagem (DA) constituem um problema presente diariamente na sociedade, não podendo ser ignorado, pois as mesmas aparecem relacionadas com problemas de aprendizagem em vários domínios cognitivos nomeadamente com a atenção e com as funções executivas. Por outro lado, são escassos os estudos comparativos envolvendo crianças com e sem dificuldades de aprendizagem. Uma vez que as DA estão fortemente relacionadas com problemas atencionais e de funções executivas, o principal objetivo deste estudo é averiguar se existem diferenças no desempenho de indivíduos com DA (n = 37) e sem DA (n = 45) em testes de atenção e de funções executivas. Para tal, utilizou-se o Teste Stroop Cores e Palavras e o Trail Making Test for Children. Os resultados apontam para um desempenho significativamente inferior do grupo experimental quando comparado com o grupo de controlo, bem como para um aumento do desempenho em função da idade e da escolaridade nos testes de atenção e funções executivas no grupo de crianças com DA. Importa ainda acrescentar que, no que diz respeito ao desempenho considerando o género, não se verificam diferenças significativas.
- Relatório de EstágioPublication . Duarte, Mariana Rodrigues; Costa, Aldo Filipe Matos Moreira Carvalho da; Martins, Júlio Manuel CardosoCapítulo 1 Este relatório surge no âmbito de estágio pedagógico, inserido no 2º ano do 2º ciclo de estudos em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. O estágio pedagógico consistiu numa experiência prática e direta com a escola e todo o seu meio envolvente. Foi um ano letivo de muita aprendizagem e evolução e este documento pretende evidenciar as aprendizagens realizadas nas diferentes tarefas que me foram incutidas. Inicialmente, neste relatório, estão expostos os meus objetivos pessoais para este ano letivo, tal como os objetivos da escola e do grupo de educação física. Também foi importante, para a lecionação, realizar a caracterização da escola e da amostra dos alunos que lecionei ao longo do ano letivo, tendo em conta que passei pela experiência de lecionar a turmas de 8º, 10º,11º e 12º anos; sendo a turma de 8º ano, a turma a que lecionei todas as unidades didáticas. Para a preparação das unidades didáticas foram realizados modelos de estrutura do conhecimento (MEC), dos quais consta um exemplo no presente documento, para todas as modalidades; estes modelos serviram-me de apoio, essencialmente, para o aprofundamento dos meus conhecimentos em relação à modalidade, para a sua planificação e progressão de ensino. São descritos, no presente relatório, os recursos disponíveis ao grupo de estágio, sendo que tivemos muito material disponível e colegas de trabalho que contribuíram à experimentação de atividades diversificadas e de apoio em tudo o que foi necessário. Como não poderia faltar, neste documento são, ainda, descritas, resumidamente, as diferentes atividades em que participei e tarefas das quais fui responsabilizada. Assim, é importante transmitir o trabalho realizado para a direção de turma, como a caracterização da mesma, o controlo das faltas e a resolução de problemas relacionados com os alunos desta turma. O grupo de estágio participou em todas as atividades promovidas e organizadas pelo grupo disciplinar de educação física e organizou, ainda, duas atividades, nas quais construímos, desde a base, todo o processo. Para terminar, fomos participantes ativos, ainda, no desporto escolar, sendo que acompanhei durante todo o ano letivo a equipa de basquetebol, que foi uma experiência de aproximação com os alunos muito positiva e de lecionação muito diferente das aulas de educação física. Termino este estágio satisfeita com tudo o que realizei ao longo do ano letivo; tentei ser participativa, ativa e dinâmica ao longo de todas as tarefas em que estive envolvida, sinto que tive uma evolução significativa e que alcancei os objetivos que defini à priori, o que me deixa muito satisfeita. Deste estágio pedagógico para além de novos conhecimentos, levo também boas relações e recordações e penso que todos os alunos devem passar por uma experiência prática como esta enquanto futuros professores. Capítulo 2 Vários estudos afirmam que o esforço físico dos alunos durante as aulas de Educação Física (EF) é baixo, ficando muitas vezes aquém das intensidades desejáveis para provocar adaptações e melhoria da Aptidão Física. Neste estudo, pretendemos analisar os valores médios de Frequência Cardíaca (FC) durante diferentes fases da aula de EF, procurando identificar possíveis diferenças entre aulas de desportos coletivos e de desportos individuais (basquetebol e ginástica de aparelhos). A amostra foi constituída por um grupo de 15 alunos, 5 do sexo feminino e 10 do sexo masculino (15,2 ± 0.56 anos) e o estudo foi realizado ao longo de 10 aulas (5 de cada modalidade), registando-se os valores da FC, em batimentos por minuto (bpm), através da utilização de monitores de FC (Polar Electronic, modelo FT1). Após a análise exploratória dos dados verificaram-se diferenças significativas na fase de transição (basquetebol: 146 ± 27.2 bpm, p=0.001; ginástica de aparelhos: 138.4 ± 25.8 bpm, p=0.001) e na fase de exercitação (basquetebol: 151.2 ± 26.1 bpm, p=0.000; ginástica de aparelhos: 143.0 ± 27.0 bpm, p=0.000). Na fase de organização as diferenças não foram significativas (basquetebol: 136.8 ± 26.2 bpm, p=0.526; ginástica de aparelhos: 132.3 ± 23.9 bpm, p=0.526). Desta forma, consideramos que os professores de EF deveriam planear aulas que proporcionem maior tempo de atividade, e níveis de intensidade mais elevados aos alunos, especialmente em períodos de exercitação, independentemente do tipo de aula.
- Assessing and Addressing the Security of Persistent Data in the Android Operating SystemPublication . Vigário, Francisco Dias Pereira Nunes; Inácio, Pedro Ricardo MoraisThe widespread adoption of mobile devices and the way users interact with them led to the development of new ways of implementing, distributing and installing applications, paving the way for new business models also. Mobile applications can be bought as a single piece of software, or some of its features, extensions or contents may be the subject of purchases. In many mobile applications for the Android Operating System (OS), paid items are most of the times delivered via in-app purchases, a feature that enables a user to make micro-payments within the application context via Google Play store. The revenue of many developers is obtained by selling small features after releasing a free or paid version of their application. On the other hand, the increasing capabilities of mobile devices, along with their personal nature, turns them into aggregators of private information and interesting targets for attackers. Additionally, control data stored in the devices may be manipulated to change the flow of programs and potentially access blocked features or content without paying. This dissertation is focused on secure data storage problems in mobile devices, particularly on Android systems. Its main contribution is the quantification of the susceptibility to data manipulation and exposure of Android applications through an exhaustive study of many applications downloaded from the official Android store. This study included the construction of two data sets with a total number of 1542 applications (849 games and 693 common applications) and the human analyses of each one of them: the applications were first used in a smartphone, then transfered to a computer with a Linux OS, their data was analyzed and modified (when possible), the transfered back to the Android environment. The entire procedure takes advantage of the backup utility provided by the OS and using only freely and readily available tools, and does not require administrative permissions on the mobile device. proving the feasibility of the approach. In the case of the games data set, it was found that at least 1 in each 6 was susceptible to data manipulation, meaning that it was possible to obtain paid items without any payment. In the case of the common applications data set, 1 in each 5 was either susceptible to the same data manipulation problem or were storing sensitive data like passwords and Personal Identification Numbers (PINs) in plaintext. Vulnerable applications do not include mechanisms to prevent the data from being eavesdropped or modified, which would be the preferred way of attenuating the problem. Based on lessons learned, several proposals to solve the problem from a general perspective are discussed towards the end of the dissertation.
- Relatório de Estágio Escola Secundária Quinta das PalmeirasPublication . Carneiro, Mariana Sofia Andrade; Martins, Júlio Manuel Cardoso; Costa, Aldo Filipe Matos Moreira Carvalho daResumo 1 O capítulo 1 diz respeito a todas as vivências que decorreram na Escola Secundária Quinta das Palmeiras ao longo do estágio pedagógico, que corresponde à última etapa do mestrado em ensino de educação física nos ensinos básico e secundário. O Estágio pedagógico insere-se nos dois últimos semestres do plano de estudo do 2.º Ciclo de Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, ao qual requer a elaboração de um relatório que documente todo o processo de formação, refletindo sobre as experiências e funções desempenhadas ao longo da lecionação enquanto professores. Durante o ano letivo 2014/2015 tive a oportunidade de lecionar três turmas em ciclos de ensino diferentes e em momentos diferentes do ano (9ºA, 10ºC e 11ºB). Além da lecionação e do plane-amento anual das atividades curriculares, tive também a oportunidade de desempenhar o papel de um diretor de turma, acompanhei durante o primeiro período a direção de turma do 11ºB. O desporto escolar também foi uma constante neste estágio, nomeadamente nas modalidades de badmínton e multiatividades de ar livre onde desempenhei tarefas distintas, tais como a planifi-cação, a organização e a operacionalização de atividades não letivas, tanto do grupo disciplinar de educação física como as do núcleo de estágio. Este estágio foi sem dúvida um processo de aprendizagem indispensável para que possa ser uma profissional preparada para enfrentar os desafios da carreira que tenho pela frente. É do senso comum que a aprendizagem é pedagogicamente eficaz quando adquirida por meio da experiência, daí a importância da vivência do estágio profissional. Resumo 2 Este trabalho tem como principal objetivo analisar a influência de um programa combinado de atividade física (aquático e terreste) na melhoria dos hábitos de vida e do desenvolvimento psicomotor de um adolescente com multideficiência. Trata-se de um estudo de caso sobre um adolescente de 15 anos com multideficiência, com um défice cognitivo grave, deficiência motora, deficiência visual e epilepsia. O programa combinado teve a duração de três meses, com a frequência semanal de dois dias. Os instrumentos utilizados foram a classificação da função motora global com base no Sistema de Classificação da Função Motora Global (SCFMG), uma avaliação psicomotora, criada com base na Bateria de Testes Psicomotores (BPM) descrita por Vítor da Fonseca e um protocolo de recolha de dados tal como: Medida de Hábitos de Vida (MHAVI), baseado no modelo Disability Creation Process (DCP). Os resultados obtidos demonstram melhorias consideráveis nos aspetos psicomotores avaliados (coordenação, lateralidade, esquema corporal, respiração, e noção do corpo). A análise das figuras obtidas através dos três momentos em que se aplicou o protocolo Medida de Hábitos de Vida (MHAVI demonstraram de que houve melhorias nos níveis de realização e tipos de ajuda, não acontecendo o mesmo nos níveis de satisfação do adolescente. Em suma, um programa combinado de atividade física aquático e terreste parece proporcionar um estímulo psicomotor positivo em adolescentes com multideficiência.
- Vivências da Parentalidade HomoafetivaPublication . Mendes, Lurdes Isabel Correia; Santos, Filomena Matias dosUm novo capítulo foi inscrito na história da humanidade, com a passagem da nossa sociedade para a era pós-moderna, que trouxe consigo mudanças importantes e constrangedoras, nomeadamente, no emergir de um tipo específico de famílias não tradicionais, como é o caso das homoparentais ou homoafetivas, com filhos biológicos e/ou adotados (em alguns casos, co-adotados por ambos os membros do casal, de acordo com a legislação em vigor no país em causa). Fenómeno social tal, que provoca fortes ondas de (re)pressão, preconceito, descriminação e “dores de cabeça” ao Estado, aquando se vê pressionado a regulamentar certos direitos reclamados por estas mesmas famílias (Portugal, por exemplo) e à sociedade, no geral, que não aceita com “bons olhos”, retraindo-se perante questões relacionadas com o conceito de “homossexualidade” e de género, bem como, estes podem influenciar um bom ou mau desenvolvimento e educação nas crianças envolvidas. O presente trabalho visa, portanto, o estudo da homoparentalidade num casal homossexual feminino com filhos adotados, através de uma seletiva revisão bibliográfica (escassa a nível nacional) e da aplicação de uma entrevista semi-estruturada ao casal.
- A influência da obesidade na coordenação motora nas aulas de educação física em crianças dos 6 aos 9 anos de idadePublication . Landeiro, João Giraldes Caldeira Carrilho; Martins, Júlio Manuel CardosoA obesidade definida como “o acúmulo de gordura anormal ou excessivo que pode prejudicar a saúde” tem aumentado drasticamente, afetando cada vez mais crianças e adolescentes. Na origem dessa situação, parece estar padrões de comportamento alimentar em que se destacam o maior consumo de calorias. Por outro lado, os níveis de atividade física estão muito reduzidos, pois a modernização trouxe implicações no estilo de vida da população, tornando-se pouco ativa e as aquisições de habilidades coordenativas podem estar prejudicadas durante esta fase do desenvolvimento. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi analisar a influência da obesidade na coordenação motora de crianças de 1º ciclo. Foi realizado um estudo que compreendeu uma amostra de 52 alunos entre 6 e 9 anos, de ambos os géneros, pertencentes a 2 estabelecimentos de ensino. Para a avaliação da prevalência da obesidade foi utilizado a medição do perímetro abdominal e do Índice de Massa Corporal (IMC) aplicando pontos de corte, categorizando a amostra em 3 níveis, Normoponderal, Excesso de peso e Obesidade. A avaliação da coordenação motora foi realizada através da bateria Teste de Coordenação Corporal para Crianças (Körperkoordination Test fürKinder – KTK). Na análise estatística dos dados foi utilizado o programa SPSS (statistical Package for teh Social Science) versão 19.0. A partir dos resultados obtidos e analisando as diferenças de género, concluiu-se que o sexo feminino obteve níveis de desempenho inferiores ao sexo masculino. Evidenciou-se também que os alunos apresentaram piores níveis de desempenho motor conforme o avanço da idade. Relativamente à prevalência da Obesidade, registou-se que mostraram o género feminino e o género masculino obtêm valores médios elevados e semelhantes para a categoria normoponderal, ao passo que 25% da amostra apresenta excesso de peso. Quanto ao nível de coordenação motora verificou-se, que 57,7% dos alunos têm Coordenação Normal e que 40,4% dos alunos tem dificuldades coordenativas. Ainda neste campo, podemos concluir também que a população normoponderal evidenciou melhores resultados que a população com excesso de peso. Em conclusão final verificou-se que as correlações, entre o IMC e perímetro abdominal com a classificação nos testes de coordenação motora, revelaram um sentido inverso e assim sendo concluiu-se que a população que obtém valores mais elevados de IMC e de perímetro abdominal obtém resultados mais baixos de coordenação motora.
- Uso de anticoagulantes orais em idosos internados em um serviço de medicinaPublication . Zurimendi, Miren Josune Aramendi; Kirzner, Márcia Soares de Melotromboembolismo venoso e a fibrilação auricular, principal fator de risco do acidente vascular cerebral, são patologias frequentes nos idosos sendo o seu tratamento a anticoagulação oral. Até há poucos anos, a única terapêutica disponível eram os antagonistas da vitamina K, ferramenta pouco famosa principalmente para esta população pelo risco hemorrágico, múltiplas interações que apresenta e necessidade de controlos analíticos frequentes. Os novos anticoagulantes orais vieram proporcionar uma alternativa prometedora para estes doentes. Perceber melhor a realidade do seu uso na prática clínica poderá contribuir para um melhor conhecimento das suas consequências nos idosos. Com este objetivo, procedeu-se a um estudo observacional descritivo com idosos internados nos Serviços de Medicina Interna I e II do Hospital Pêro da Covilhã no período de 2013 e 2014 fazendo um seguimento durante 27 meses. Durante esses dois anos foram admitidos um total de 3008 idosos dos quais 427 fizeram terapêutica com anticoagulantes orais sendo usado na maioria (86, 42 %) antagonista da vitamina K. No grupo medicado com novos anticoagulantes orais, o mais prescrito (63,49% de doentes) foi o dabigatrano. Nos doentes que iniciaram anticoagulação oral pela primeira vez (14,9%), mais do 73% foi tratado com varfarina. O novo anticoagulante escolhido para os que iniciavam foi o rivaroxabano (70% dos doentes). Foi mais frequente o uso de anticoagulação nos doentes do género feminino. A média de idade foi elevada nos dois grupos (81,40 anos) sendo mais frequente o uso nos mais idosos (75 ou mais anos no grupo tratado com novos anticoagulantes e maiores de 85 anos nos doentes em uso de varfarina) A patologia que com mais frequência motivou terapêutica anticoagulante foi a fibrilação auricular. Para início de anticoagulação em doentes com esta patologia preferiu-se os novos anticoagulantes enquanto que nos doentes com Tromboembolismo pulmonar o anticoagulante escolhido na maioria foi a varfarina. Observaram-se complicações hemorrágicas nos dois grupos, sendo de origem gastrointestinal nos doentes com novos anticoagulantes, concretamente com dabigatrano. A adesão à consulta foi elevada nos dois grupos.
- Inteligência emocional e felicidade, e a importância de variáveis sociodemográficasPublication . Cabral, Micael Jorge Grilo; Esgalhado, Maria da Graça ProençaA presente dissertação teve como objetivo a consolidação e aprofundamento de conhecimento e competências que o Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde da UBI. Teve também como objetivo contribuir para o conhecimento da inteligência emocional e felicidade, e de alguma forma colaborar nestas duas áreas onde existe ainda muita controvérsia. Para tal, realizou-se uma investigação no sentido de verificar uma provável relação entre inteligência emocional e a felicidade, entre as suas dimensões e comparar os níveis em função do género e da idade. Para a concretização do estudo, foram adotadas duas escalas: a Emotional Intelligence Scale de Schutte (EISS) e a Covilhã Happiness Questionnaire (CHQ). Os 1241 participantes que compõem a amostra neste estudo têm entre 18 e 65 anos de idade, integrando assim uma amostra de adultos de expressão portuguesa, com uma média de idades de 37. Os resultados obtidos permitem estabelecer uma relação entre inteligência emocional e a felicidade, acrescentando ainda evidências empíricas da existência de diferenças significativas entre géneros na inteligência emocional, não se verificando o mesmo para a felicidade. Foram também evidenciadas diferenças significativas para a inteligência emocional e para a felicidade, tendo em conta diferentes faixas etárias. Os resultados são discutidos, as limitações analisadas e os contributos desta investigação para a psicologia.
- Elliptic Curve Cryptography Services for Mobile Operating SystemsPublication . Figueira, Ana Raquel Correia; Inácio, Pedro Ricardo MoraisMobile devices as smartphones, tablets and laptops, are nowadays considered indispensable objects by most people in developed countries. A s personal and work assistant s , some of th e s e devices store , process and transmit sensitive and private data. Naturally , the number of mobile applications with integrated cryptographic mechanisms or offering security services has been significantly increasing in the last few years. Unfortunately, not all of those applications are secure by design, while other may not implement the cryptographic primitives correctly. Even the ones that implement them correctly may suffer from longevity problems, since cryptographic primitives that are considered secure nowadays may become obsolete in the next few years. Rivest, Shamir and Adleman (RSA) is an example of an widely used cryptosystem that may become depleted shorty . While the security issues in the mobile computing environment may be of median severity for casual users, they may be critical for several professional classes, namely lawyers, journalists and law enforcement agents. As such, it is important to approach these problems in a structured manner. This master’s program is focused on the engineering and implementation of a mobile application offering a series of security services. The application was engineered to be secure by design for the Windows Phone 8.1 Operating System (OS) which, at the time of writing this dissertation, was the platform with the most discreet offer in terms of applications of this type. The application provides services such as secure exchange of a cryptographic secret, encryption and digital signature of messages and files, management of contacts and encryption keys and secure password generation and storage. Part of the cryptographic primitives used in this work are from the Elliptic Curve Cryptography (ECC) theory, for which the discrete logarithm problem is believed to be harder and key handling is easier. The library defining a series of curves and containing the procedures and operations supporting the ECC primitives was implemented from scratch, since there was none available, comprising one of the contributions of this work. The work evolved from the analysis of the state-of-the-art to the requirements analysis and software engineering phase, thoroughly described herein, ending up with the development of a prototype. The engineering of the application included the definition of a trust model for the exchange of public keys and the modeling of the supporting database. The most visible outcomes of this master’s program are the fully working prototype of a mobile application offering the aforementioned security services, the implementation of an ECC library for the .NET framework, and this dissertation. The source code for the ECC library was made available online on GitHub with the name ECCryptoLib [Ana15]. Its development and improvement was mostly dominated by unit testing. The library and the mobile application were developed in C?. The level of security offered by the application is guaranteed via the orchestration and combination of state-of-the-art symmetric key cryptography algorithms, as the Advanced Encryption Standard (AES) and Secure Hash Algorithm 256 (SHA256) with the ECC primitives. The generation of passwords is done by using several sensors and inputs as entropy sources, which are fed to a cryptographically secure hash function. The passwords are stored in an encrypted database, whose encryption key changes every time it is opened, obtained using a Password-Based Key Derivation Function 2 (PBKDF2) from a master password. The trust model for the public keys designed in the scope of this work is inspired in Pretty Good Privacy (PGP), but granularity of the trust levels is larger.