Browsing by Author "Carretas, Pedro Miguel Bilro"
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- Personalidade e rendimento académico em estudantes de MedicinaPublication . Carretas, Pedro Miguel Bilro; Neto, Isabel Maria FernandesIntrodução: A personalidade é todo um conjunto de características que nos define como pessoas e, consequentemente, define os nossos comportamentos e atitudes. O inventário NEO-FFI, sustentado na Teoria dos Cinco Fatores, permite medir as características individuais de personalidade relativamente às dimensões de Neuroticismo, Extroversão, Abertura à Experiência, Amabilidade e Conscienciosidade. Segundo vários estudos realizados a populações compostas por estudantes de Medicina, estas apresentam continuamente resultados médios prevalentes na dimensão Conscienciosidade. Este traço está também relacionado com o sucesso no percurso académico dos estudantes de Medicina tanto na fase pré-clínica da sua formação como posteriormente na fase clínica. Objetivo do estudo: Este estudo teve como objetivo analisar as características de personalidade dos estudantes que ingressam no curso de medicina e relacioná-las com o seu desempenho académico. Métodos: O questionário NEO-FFI foi aplicado aos alunos que entraram no 1º ano do Curso de Medicina na FCS-UBI nos diversos anos letivos compreendidos entre 2011 e 2016. Foram também recolhidas as classificações do 1ºano relativamente aos alunos que ingressaram em 2016. Foi analisada a evolução das cinco características de personalidade dos estudantes que ingressaram no curso de Medicina ao longo dos 6 anos considerados e, relativamente aos que ingressaram no ano de 2016, essas características foram correlacionadas com as notas obtidas no primeiro ano. A comparação de médias foi feita através da análise da variância (ANOVA) e foi usada a correlação de Pearson para analisar a relação entre as características de personalidade e o desempenho académico no 1º ano. Resultados: A amostra foi composta por 803 alunos, dos quais 71,6% eram do sexo feminino. Verificou-se que a dimensão Conscienciosidade predomina em todos os grupos que ingressaram em medicina nos diferentes anos letivos. A dimensão que apresenta valores médios mais baixos é o Neuroticismo. Para ambos os traços de personalidade o sexo feminino apresenta níveis mais elevados. Existe uma correlação negativa significativa entre estes dois traços. Analisando a evolução da personalidade ao longo do tempo para as diferentes coortes de alunos que ingressam em medicina, verifica-se que, em 6 anos, a Conscienciosidade aumenta de forma significativa enquanto os outros traços se mantêm constantes. Quanto à relação entre o rendimento académico e os diferentes traços de personalidade verificou-se, em ambos os sexos, uma correlação positiva entre as classificações académicas e os níveis de Conscienciosidade. Discussão e Conclusões: Os nossos resultados indicam que os alunos que hoje entram em medicina são diferentes, no que diz respeito à personalidade, dos que ingressaram há alguns anos. Apresentam níveis de Conscienciosidade superiores, o que indica que são mais responsáveis, com elevados níveis de autoconfiança e focados na concretização de objetivos, traduzindo-se estas características no seu desempenho académico. Os resultados indicam também que existe alguma diferença relativamente ao género, revelando-se as raparigas com características de personalidade que indicam maior propensão para a depressão e para serem mais ansiosas. Perspetivas futuras: Será interessante saber se estes mesmos traços de personalidade dos estudantes de Medicina se mantêm estáveis ao longo da sua carreira académica.