Browsing by Author "Carvalho, Afonso Miguel Marques de"
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- Estudo de viabilidade de desenvolvimento de um demonstrador de realidade virtual para implementação de treino aeronáutico das inspeções pré-voo da aeronave A-29 Super TucanoPublication . Carvalho, Afonso Miguel Marques de; Saúde, José Manuel Mota Lourenço da; Teixeira, LuísCom a constante evolução da tecnologia, torna-se nossa obrigação renovar os nossos métodos e aproveitar ao máximo todas as possibilidades que temos disponíveis, de modo a melhorarmos a nossa eficiência e capacidade individual e coletiva. A formação e treino de pilotos é uma área que deve fazer uso de novas tecnologias para diminuir o tempo de formação e o custo de treino, sem a necessidade de sacrificar a sua qualidade. A Realidade Virtual (RV), sendo uma tecnologia que permite a imersão de um indivíduo num ambiente virtual e a sua interação com este, pode ser utilizada como um novo método de formação e treino de pilotos mais individualizado e adaptável às capacidades de cada aluno. No âmbito deste trabalho, foi desenvolvido um demonstrador, tanto em 3D como em RV, para o treino de procedimentos de pré-inspeção do Embraer A-29 Super Tucano, com o intuito de determinar se esta solução constitui um método de formação e treino com potencial para substituir ou complementar o método tradicional, que consiste em estudo do manual, aprendizagem em Computer Based Training (CBT)’s e treino em ambiente real quando os recursos necessários se apresentam disponíveis. Conclui-se que tanto o modo 3D como a RV constituem boas ferramentas para a aprendizagem e treino dos procedimentos, embora cada modo tenha os seus pontos fortes e fracos. O modo 3D destaca-se pela sua facilidade de uso em realizar os procedimentos de forma sequencial como estão no manual de voo, constituindo uma excelente ferramenta de aprendizagem com potencial para substituir o estudo por manual e complementar os CBT’s e treino em aeronave real. A realidade virtual destaca-se pela sua elevada imersão e, embora não seja tão compatível com a realização de tarefas em modo sequencial fixo, demonstra bastante potencial no que toca a exploração livre da aeronave e ambiente virtual, bem para propósitos de simulação de voo. Aliando a imersão visual que a RV oferece com controlos físicos da aeronave, obtemse uma excelente plataforma de treino que complemente o treino em Full Flight Simulator (FFS)’s e em aeronave. Ambas as ferrramentas são de baixo custo relativamente aos métodos que se propõe a complementar, especialmente o simulador em RV, podendo assim serem adquiridas mais unidades, o que permite o treino simultâneo de vários alunos. A disponibilidade destas ferramentas é permanente, o que permite uma frequência de treino muito mais elevada do que seria com os métodos tradicionais, devido à minimização de complicações logísticas comparado com os FFS’s e aeronave real. Sendo soluções maioritariamente baseadas em software, torna-se possível guardar e analisar o desempenho individual de cada aluno para avaliações posteriores, bem como adicionar mais funcionalidades e módulos ao programa. Além disso, estas tecnologias são bastante apelativas, o que resulta num maior interesse e esforço por parte do aluno. Em suma, a realidade virtual é uma tecnologia que pode e deve ser aproveitada para reforçar e complementar a formação e treino de pilotos, tanto para a realização de procedimentos de pré-inspeção como para simulação de voo.
