Browsing by Author "Carvalho, Joana Filipa Brito Pereira de"
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- Influência de dois programas de Atividade Física no desenvolvimento de competências motoras em pessoas com síndrome de DownPublication . Carvalho, Joana Filipa Brito Pereira de; O´Hara, Kelly de Lemos Serrano; Lourenço, Carla Cristina VieiraObjetivos: Estudo 1. Compreender qual dos dois programas de intervenção é mais eficaz na aquisição de capacidades necessárias para uma posição base correta e benéfico para o desenvolvimento das habilidades motoras (HM) equilíbrio e coordenação em indivíduos com síndrome de Down (SD). Estudo 2. Compreender se o uso da bateria de testes Motor Competence Assessment (MCA) é adequado às caraterísticas motoras e cognitivas de portadores com SD. Métodos: Estudo 1. A amostra foi composta por adultos com SD provenientes de 4 instituições/associações de Lisboa, Castelo Branco, Guarda e Covilhã. Do grupo de participantes (n=28) selecionados para participar no estudo formaram-se três grupos: o Grupo de Controlo (G1) (n=14), o Grupo 2 (G2) (n=7) sujeito a um programa de intervenção baseado no treino de preparação física específica do esqui alpino e o Grupo 3 (G3) (n=7) realizou um programa de treino com enfase na aprendizagem de Rollerski, uma vez que as técnicas deste são semelhantes às do esqui alpino, mais especificamente a posição base. Na análise estatística dos dados recolhidos, utilizaram-se o Teste T para amostras emparelhadas e o teste Wilcoxon foram usados para inferência estatística intra-grupo e os testes de Kruskal-Wallis e ANOVA para avaliar as diferenças inter-grupos, com o intervalo de confiança 95%. Estudo 2. A amostra (n=28) foi composta por adultos com SD provenientes de 4 instituições/associações de Lisboa, Castelo Branco, Guarda e Covilhã. Foram aplicadas as baterias de testes de avaliação de proficiência motora (PM), o BOT - Segunda Edição Brief Form (BOT) e o MCA, em dois momentos distintos. Na análise estatística dos dados recolhidos, utilizaram-se os testes de Kruskal-Wallis e ANOVA para avaliar as diferenças de ambos os testes, com o intervalo de significância de 95%. Resultados: Estudo 1. Os resultados, ainda que sem significado estatístico (p > 0,05), indicam que ambos os programas de treino são benéficos no desenvolvimento das HM em estudo, apesar dos melhores valores serem obtidos pelo G3, indicando que o programa de treino desenvolvido por este satisfaz melhor os objetivos definidos. Estudo 2. Os resultados obtidos no estudo não apresentam significado estatístico (p > 0.05), não sendo assim possível compreender se o uso do MCA é adequado em indivíduos com SD em comparação com o BOT. Conclusões: Os resultados sugerem que o programa de intervenção aplicado ao G3 parece mais adequado às caraterísticas desta. Não é também, possível afirmar que o MCA é adequado a esta população, por inúmeras razões como a idade e o número da amostra.