Browsing by Author "Casqueiro, Maria Rita Oliveira"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Concepção e Criação da Marca CASKPublication . Casqueiro, Maria Rita Oliveira; Oliveira, Fernando Jorge Sanches; Ribeiro, Liliana SimõesCriar uma marca de sucesso nos tempos que decorrem, num mundo saturado de marcas de moda é um desafio, no entanto, há na sociedade uma necessidade constante de novidade e consequentemente de criação de novas marcas e produtos de acordo com os desejos e necessidades do consumidor. No caso do mercado de marcas premium, constatou-se a existência de algumas lacunas, nomeadamente relativas aos critérios que devem reger a conceção e criação de uma marca de moda premium, para que esta tenha sucesso no mercado. Assim, o objeto de estudo desta dissertação foram as marcas de moda premium. A realização deste estudo iniciou-se com a introdução de teoria e conceitos relacionados com marcas de moda, as suas principais características e elementos de criação. Foi também abordada a construção da identidade de uma marca premium, evidenciando o desenvolvimento da brand language, o posicionamento, e a estratégia do mesmo. De seguida foi realizada uma análise de várias marcas de moda premium, identificando os modelos de construção e as suas estratégias no mercado. Para além da análise de elementos relacionados com estratégias de branding de marcas de moda, foram também abordados aspetos relacionados com a área do design de moda, como o planeamento e produção de vestuário, assim como a sustentabilidade ambiental neste contexto e a sua importância na economia circular. Por último, foi criada uma marca de moda premium, CASK, e desenvolvida uma primeira coleção de vestuário, colocando em prática todos os elementos identificados anteriormente, quer ao nível do design de moda, quer ao nível de branding. O estudo decorrente desta dissertação, permitiu contribuir para a literatura no campo de estudo de marcas premium, identificando critérios e estratégias que devem estar presentes na criação de uma marca neste segmento. A componente prática deste estudo, veio demonstrar a importância dos diversos critérios e estratégias aplicadas na área das marcas de moda premium, e tendo como resultado a efetiva criação de uma marca para implementação no mercado.