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- Gestão da mudança na implementação do Electronic Flight Bag nas operações de um operador de linha aéreaPublication . Roteia, José Ricardo Caldeira; Saúde, José Manuel Mota Lourenço da; Santos, Jorge Esteves Pereira Nunes dosA aviação sempre foi uma indústria muito dependente da tecnologia. Ao longo dos anos aconteceram numerosos avanços tecnológicos e mudanças com uma regularidade notável. As preocupações com a eficiência do combustível e a rentabilidade de uma companhia aérea com o aumento de medidas de segurança e tentativas de melhorar o conforto tem sido comum. Na indústria da aviação a implementação de algo novo requer que seja elaborada uma análise da mudança a efetuar, ou melhor, a gestão da mesma. A gestão da mudança é uma componente que está inserida no sistema de gestão da segurança operacional da Internacional Civil Aviation Organization e ajuda a submeter, documentar e rever as mudanças nas operações de um operador de linha aérea, ajudando a serem realizadas, implementadas e aprovadas. Neste contexto, esta dissertação teve como objetivo estruturar um processo de gestão da mudança tendo em conta a implementação do Electronic Flight Bag realizada por um operador de linha aérea. Um Electronic Flight Bag é um dispositivo eletrónico que contêm todo o tipo de informação com intuito de ajudar os pilotos a realizar tarefas relativas ao voo de forma mais fácil, eficiente e com menos papel a bordo. Assim, estrutura-se o processo de gestão da mudança, o nível de desenvolvimento e o impacto na segurança operacional e noutras áreas da empresa afetadas pela introdução da tecnologia EFB. A implementação do Electronic Flight Bag permitiu à empresa melhorias em termos de custos, produtividade, performance e segurança operacional. Desenvolveu-se ainda um procedimento (“Management of Change Template”) com a finalidade de orientar futuros processos de gestão da mudança.
- Avaliação de risco de aeroportos operados por companhia de linha aérea nacionalPublication . Figueredo, Thiago Marcelino; Saúde, José Manuel Mota Lourenço da; Santos, Jorge Esteves Pereira Nunes dosA aviação comercial presenciou um crescimento exponencial nos números de voos efetuados e de passageiros transportados nos últimos anos. Contrariamente, a taxa de acidentes envolvendo aeronaves nunca foi tão baixa, e isso deve-se, principalmente, às melhorias implementadas em termos de regulamentação, assim como à introdução do Sistemas de Gestão de Segurança Operacional (SGSO) nas várias vertentes do setor aeronáutico, aliado ainda ao desenvolvimento tecnológico ocorrido nas ultimas décadas. Neste contexto, esta dissertação analisa o risco operacional para os onze aeroportos operados pela euroAtlantic Airways, de forma a identificar os perigos, analisar e avaliar o nível de risco operacional e, por fim, estabelecer medidas de mitigação e formas de controlo dos mesmos. Da análise resultou que os aeroportos situados no continente africano são os que apresentam os níveis de risco operacional mais elevados, por não preencherem determinados requisitos para a operação. A análise dos aeroportos situados no continente Europeu e Americano indica que o nível de risco operacional se situa maioritariamente nas escalas de baixo e médio para operações com aeronaves da euroAtlantic. Desenvolveu-se ainda o airport hazard log book com o intuito de orientar futuras análises de risco.
- Development of an UAV for the Air Cargo Challenge 2017 CompetitionPublication . Gomes, Alexandra Almeida; Silvestre, Miguel Ângelo RodriguesThe present dissertation reports the development of an unmanned remotely piloted aircraft for the Air Cargo Challenge 2017 competition. Air Cargo Challenge is a Design, Build, Fly Aeronautical Engineering competition held in Europe every two years. Given the frequent participation of the Department of Aerospace Sciences from University of Beira Interior in this competition and considering the lack of documentation regarding these participations, this Master of Science Dissertation aims to transmit the accumulated knowledge to future teams and the UAV development community. The aircraft was developed using computer aided engineering tools in the greatest possible extent. The tools used for the development effort include: OpenFOAM®, XFOIL/XFLR5 for airfoil development and detailed wing design and analysis; 3D CAD software as Dassault Systems CATIA® V5 and SolidWorks®; CNC rapid prototyping like 3D printing and CNC hot wire foam core cutting. Experimental test rigs were developed for different studies regarding LiPo batteries for the propulsion and flight testing of high lift devices and roll control. New low Reynolds number airfoils were designed as well as a Fowler flap with an innovative extension mechanism. This mechanism was built using 3D printing technology. Several tests were performed to different batteries to maximize propulsive system power. Furthermore, for the first time in an Air Cargo Challenge, a University of Beira Interior team used mould technology to build the aircraft in carbon fibre reinforced plastics. Several delays and mishaps prevented the development of the aircraft from being completely ready for the competition.
- Proposta de Medidas de Eficiência Energética para uma Unidade HoteleiraPublication . Martins, André Nuno Duarte; Miranda, Alexandre Borges de; Lima, Tânia Daniela Felgueiras de MirandaNa conjuntura atual assistimos a uma acentuada escassez de recursos inerentes à produção de energia. O Conselho Europeu definiu a meta de redução de 20% do consumo de energia elétrica até 2020. Esta medida coloca cada cidadão, mas essencialmente, a política energética das organizações e indústrias à frente da racionalização do consumo de recursos. Em resposta a este objetivo urge a criação de Planos Nacionais como é o caso do PNAEE e PNAER, em concordância com os diplomas legais, normas regulamentares e com o referencial normativo ISO:50001 (sistema de gestão de energia). Considera-se a redução das faturas energéticas como uma medida fundamental a nível local em prol duma sustentabilidade global. Em Portugal, o sector da hotelaria e do turismo destaca-se cada vez mais na contribuição para o PIB nacional e, neste sentido, acarreta uma responsabilidade ambiental que deve ser considerada. No alojamento hoteleiro o maior consumo de energia (32%) diz respeito a ações de aquecimento, ventilação e ar condicionado (AVAC). Este valor deve ser rentabilizado ao máximo por forma a evitar uma baixa eficiência. No presente estudo, avaliaram-se diversos fatores num hotel em localização montanhosa: a análise de equipamentos de AVAC, águas quentes sanitárias (AQS) e iluminação, eliminação de desperdícios e sugestões de boas práticas. Através de dados recolhidos e/ou estimados foram identificadas as necessidades energéticas do hotel e dos equipamentos existentes. Com o objetivo de otimizar o panorama atual é proposto a substituição da caldeira biomassa e a substituição das lâmpadas por tecnologia LED, ações essas que promovem a poupança energética em aproximadamente 50%. São também propostas medidas de isolamento de tubagem e também a adoção de sistemas redundantes.
- O processo criativo artístico: as suas implicações na criação de uma marca de modaPublication . Mendes, Ana Margarida Louro Pina; Oliveira, Fernando Jorge Matias de; Ribeiro, Liliana SimõesEsta investigação pretende estudar o processo criativo na arte e na moda, assim como interligá-las. Para isso procura-se um contexto actual destas interligações, com um estudo histórico desde a era moderna, utilizando uma metodologia não intervencionista, recorrendo ao método histórico, documental. Também existe uma comparação em termos sociais, com os anos 70, caracterizados por uma sociedade mais liberal de preceitos, em que os jovens se preocupavam com assuntos culturais e políticos. Esta investigação também tem por objecto criar e conceber uma Marca de Moda Feminina, segmentada para o luxo, utilizando uma metodologia intervencionista. Para isso foi preciso um estudo de Branding, em que se utilizou o modelo TXM para a sua construção, através dele conseguimos analisar a identidade visual da marca, assim como a brand language. Como estratégia de lançamento da marca é apresentado um fashion film, e sessões fotográficas. A coleção criada para a Marca SIEGE, chama-se “Sem Título”, composta por 11 coordenados, que pretende uma relação entre a Arte e a Moda no seu processo criativo, desejando passar uma mensagem artística individualista com atitude. Nesta investigação também é possível verificar o processo de elaboração de uma coleção.
- Concepção e Criação da Marca CASKPublication . Casqueiro, Maria Rita Oliveira; Oliveira, Fernando Jorge Sanches; Ribeiro, Liliana SimõesCriar uma marca de sucesso nos tempos que decorrem, num mundo saturado de marcas de moda é um desafio, no entanto, há na sociedade uma necessidade constante de novidade e consequentemente de criação de novas marcas e produtos de acordo com os desejos e necessidades do consumidor. No caso do mercado de marcas premium, constatou-se a existência de algumas lacunas, nomeadamente relativas aos critérios que devem reger a conceção e criação de uma marca de moda premium, para que esta tenha sucesso no mercado. Assim, o objeto de estudo desta dissertação foram as marcas de moda premium. A realização deste estudo iniciou-se com a introdução de teoria e conceitos relacionados com marcas de moda, as suas principais características e elementos de criação. Foi também abordada a construção da identidade de uma marca premium, evidenciando o desenvolvimento da brand language, o posicionamento, e a estratégia do mesmo. De seguida foi realizada uma análise de várias marcas de moda premium, identificando os modelos de construção e as suas estratégias no mercado. Para além da análise de elementos relacionados com estratégias de branding de marcas de moda, foram também abordados aspetos relacionados com a área do design de moda, como o planeamento e produção de vestuário, assim como a sustentabilidade ambiental neste contexto e a sua importância na economia circular. Por último, foi criada uma marca de moda premium, CASK, e desenvolvida uma primeira coleção de vestuário, colocando em prática todos os elementos identificados anteriormente, quer ao nível do design de moda, quer ao nível de branding. O estudo decorrente desta dissertação, permitiu contribuir para a literatura no campo de estudo de marcas premium, identificando critérios e estratégias que devem estar presentes na criação de uma marca neste segmento. A componente prática deste estudo, veio demonstrar a importância dos diversos critérios e estratégias aplicadas na área das marcas de moda premium, e tendo como resultado a efetiva criação de uma marca para implementação no mercado.
- Aplicação de um permutador de calor ar-solo no arrefecimento de um armário de telecomunicaçõesPublication . Diogo, Daniel Afonso; Pires, Luis Carlos Carvalho; Silva, Pedro Nuno Dinho Pinto daO número de clientes subscritos em planos de telecomunicações móveis tem aumentado a um ritmo intenso, obrigando as empresas fornecedoras destes serviços a montarem cada vez mais instalações com armários de telecomunicações, de forma a abranger todas as necessidades dos clientes. Estes armários estão dimensionados para que a temperatura dos equipamentos no seu interior não ultrapasse os 55 ºC. Para arrefecer os equipamentos no seu interior são usadas diversas técnicas de arrefecimento, como o a utilização de sistemas convencionais de ar condicionado ou a ventilação forçada. Estes métodos consomem entre 25% a 50% do valor total de energia de cada instalação, contribuindo assim para o elevado consumo energético e, como tal, representando custos muito elevados. Não só custos monetários, mas também um enorme consumo de recursos energéticos do nosso planeta influenciado a libertação de gases de ozono para a atmosfera aumentando o efeito de estufa. Face ao pressuposto, a presente tese apresenta uma solução de arrefecimento passiva utilizando a inércia térmica do solo. Assim, foi utilizado um permutador de calor ar-solo para arrefecimento do interior de um armário de telecomunicações. Este foi equipado com uma resistência elétrica de forma a simular a dissipação da carga térmica dos equipamentos que fazem parte dos sistemas de telecomunicação e todos os restantes equipamentos periféricos. Posteriormente, foi analisado o desempenho do sistema de arrefecimento através da monitorização da temperatura no interior do permutador de calor e no armário de telecomunicações, tendo sido efetuados diversos ensaios com diferentes condições. Para além deste trabalho foi também realizado outro trabalho em paralelo, que consistiu em analisar o perfil térmico do solo em três locais distintos na cidade da Covilhã. Este estudo teve como objetivo conhecer a evolução da temperatura do solo nestas localizações e como é que as diferentes propriedades dos solos influenciam a sua condutibilidade térmica.