Browsing by Author "Chambino, Beatriz Boloto"
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- Filosofia Kaizen aplicada à saúdePublication . Chambino, Beatriz Boloto; Almeida, Anabela Antunes deA Organização Mundial de Saúde (OMS) define Saúde como estado de “completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de enfermidade”. Assim, os serviços de saúde pelo mundo fora tentam não só prestar cuidados a este nível, mas melhorar todo o processo de atendimento para a maior satisfação do utente, tendo em vista a diminuição de custos desnecessários. A implementação e formação em filosofias de gestão direcionadas para a melhoria contínua dos processos e dos colaboradores tem sido a opção mais intuitiva e económica encontrada em várias áreas, incluindo a da Saúde. Esta dissertação tem como objetivo expor e clarificar a Filosofia Kaizen e os seus princípios, bem como explicar as ferramentas utilizadas na implementação desta. Pretende, ainda, analisar alguns exemplos de casos reais onde esta metodologia de melhoria contínua já foi introduzida e as principais dificuldades sentidas. Para alcançar estes objetivos optou-se por uma revisão bibliográfica, que recorreu ao estudo de vários trabalhos académicos e livros relacionados com o tema e, ainda, a pesquisa em websites específicos dos Hospitais estudados e do Instituto Kaizen. O trabalho foi dividido em 5 capítulos que abordam desde a história das filosofias de gestão, a origem do Pensamento Lean, às ferramentas na base da Filosofia Kaizen. Um capítulo foi reservado para apresentar o Instituto Kaizen presente em Portugal. Por último, serão demonstradas as melhorias atingidas com a implementação da Filosofia Kaizen em vários Hospitais, nacionais e internacionais. Melhorias ao nível da rapidez de atendimento, da diminuição de desperdícios relacionados com o material e tempo de espera, da melhoria e simplificação de processos, da maior comunicação multidisciplinar e da diminuição e organização de stock foram algumas das metas atingidas pelos hospitais analisados. A extensão da implementação das ferramentas diferenciou os Hospitais Nacionais dos Internacionais, uma vez que em Portugal se tem optado por aplicar a Filosofia Kaizen em pequenos serviços do Hospital, em vez de abranger a totalidade dos departamentos. No entanto, com a implementação de uma nova metodologia de trabalho existe alguma resistência à mudança, que deve ser combatida com a formação e motivação dos colaboradores.
