Browsing by Author "Chesanovskyy, Vadym"
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- Avaliação da qualidade da Consulta Aberta de Hipertensão Arterial do Centro Hospitalar Universitário Cova da BeiraPublication . Chesanovskyy, Vadym; Sousa, Miguel Castelo Branco Craveiro de; Rodrigues, Manuel de CarvalhoIntrodução: A Consulta Aberta de Hipertensão Arterial foi criada com intuito de melhorar o acesso dos pacientes com HTA a uma consulta especializada de disponibilidade permanente para promover os conhecimentos, controle e tratamento adequado da mesma. Considerando ser um projeto recente e inovador, suscitou grande interesse avaliar a qualidade dos serviços prestados na referida consulta, na perspetiva dos pacientes, assim como encontrar estratégias de melhoria da qualidade do seu funcionamento. Materiais e métodos: Trata-se de um estudo transversal e descritivo-correlacional, tendo se recorrido à aplicação de questionários aos pacientes que recorreram à consulta, no período de dezembro de 2021 a janeiro de 2022, com 86 questionários incluídos na análise dos dados. Para construção do questionário foram considerados os seguintes indicadores de qualidade: índices de satisfação, impacto sobre os conhecimentos dos fatores de risco de HTA, impacto sobre os sintomas e hábitos de risco, adesão à medicação com base na “Escala de adesão à terapêutica anti-hipertensora de HillBone”. Resultados: A média de idades dos participantes foi de 60,1 anos, com distribuição quase equitativa entre os sexos. Em relação à referenciação, a destacar que 68,6% da amostra foram referenciados pelos profissionais de saúde, seguido de farmácias comunitárias 18,6%. Apenas 1 pessoa foi referenciada através de meios de comunicação social. Observamos altos índices de satisfação global, com uma média de 4.69 valores numa escala de Likert de 5 pontos. Na satisfação por áreas, os maiores índices de satisfação foram obtidos relativamente aos “cuidados de enfermagem” (4,72 valores) e aos “cuidados médicos” (4,64 valores). Obtiveram-se igualmente os melhores resultados na correlação entre a satisfação global e satisfação por áreas, nessas mesmas áreas. Na avaliação do impacto sobre os conhecimentos dos fatores de riscos de HTA, as frequências das respostas “Soube após a(s) consulta(s)” oscilaram de 10,5% para 45,3% entre 6 informações apresentadas. Mais que metade dos fumadores e consumidores de álcool afirmaram ter cessado ou reduzido a intensidade do(s) hábito(s) nocivo(s). Verificamos altos níveis de adesão à medicação (34,4 valores dos 36 possíveis), sendo que 60,3% cumpriram critério de “adesão perfeita”. Conclusões: Podemos concluir que a Consulta Aberta de Hipertensão Arterial presta cuidados de qualidade, na qual os cuidados prestados vão ao encontro das expetativas dos pacientes, o que foi confirmado pelos altos índices de satisfação dos mesmos. Além disso, conseguiu impacto positivo sobre conhecimentos dos fatores e hábitos de risco e demonstrou altos índices de adesão após as consultas.
