Browsing by Author "Chingando, Avelino Paulo"
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- Fatores determinantes do desempenho inovador nas empresas portuguesasPublication . Chingando, Avelino Paulo; Madeira, Maria José AguilarAs exigências de um mundo, cada vez, mais competitivo devido a globalização dos mercados atuais, que são cada vez exigentes, a inovação torna-se um fator chave e inevitável na diferenciação e desenvolvimentos das empresas e das organizações. Assim, a inovação tem assumido um papel cada vez mais relevante no panorama económico da empresa. A competitividade está intimamente relacionada com a sua capacidade da empresa de inovar e manter de forma sustentável no mercado, onde fatores determinantes jogam um papel preponderante para o desempenho inovador das organizações. A presente investigação tem como objetivo a identificação e análise dos fatores determinantes que influenciam os processos de inovação das empresas portuguesas e, consequentemente, o seu desempenho inovador. Nesta investigação destacam-se como fatores determinantes os tipos cooperação e os investimentos e despesas em atividades de inovação. Centrando-se análise no estudo de empresas indústrias, comerciais e de serviços, localizadas no território português. Testaram-se as hipóteses formuladas na presente investigação, os dados foram obtidos, através de dados secundários do CIS 2014 - Inquérito Comunitário à Inovação 2014, disponibilizados pelo Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais/Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Os dados foram obtidos CIS 2014 tiveram supervisão do EUROSTAT. Tendo em consideração a complexidade do fenómeno em questão, aplicaram-se os modelos de regressão logística para analisar a influência dos determinantes da inovação nas empresas portuguesas ao nível da inovação do produto e da inovação do processo. Os resultados obtidos mostram que os parceiros de mercado têm um impacto positivo no desempenho inovador, nas empresas portuguesas, durante o período de 2012 a 2014. Os resultados também evidenciam que os investimentos e despesas em atividades de inovação influenciam a propensão para as empresas inovarem. A realização de atividades internas de I&D, a introdução de inovações de mercado, as atividades de design, a formação, a aquisição de atividades externas e o envolvimento noutras atividades influencia positivamente a inovação a propensão para a empresa inovar ao nível do produto. Enquanto a adquisição de maquinaria, equipamento e software, a formação para as atividades de inovação e o envolvimento noutras atividades de inovação influencia positivamente a propensão para as empresas inovarem ao nível do processo.
