Browsing by Author "Cini, Juliana Rubini"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Visual Storytelling como estratégia publicitária em campanhas que protagonizam mulheresPublication . Cini, Juliana Rubini; Sá, Sónia Manuela Martins deO visual storytelling, enquanto ferramenta estratégica usada na publicidade, concentra o poder de conquistar públicos e gerar identificações a partir de histórias envolventes. Por meio de amostras de campanhas que trazem mulheres como personagens principais, foi possível realizar análises fílmicas (Penafria, 2009), a fim de compreender como marcas desenvolveram seus percursos narrativos e de perceber quais foram as estratégias utilizadas para gerar a identificação com audiências. O femvertising, conceito que envolve a venda de produtos por meio de mensagens feministas, foi fortemente enfatizado nas campanhas, o que fomentou o questionamento sobre assuntos que abordam a representatividade de mulheres, o empoderamento feminista, a quebra de estereótipos, a atuação da mulher em seu meio social e profissional, a redefinição da beleza, a sororidade e a desconstrução de costumes socialmente reproduzidos. Foram analisadas sete campanhas em formato de vídeo das marcas Dove, Pantene, Danone, Skol, Budweiser, Heineken e Nike, produzidas na Europa, América do Sul e Reino Unido. A pesquisa evidencia que entender a estratégia do storytelling é fundamental para construir imagens de marcas mais fortes e alinhadas com os públicos, a fim de ganhar destaque no mercado.