Browsing by Issue Date, starting with "2022-07-27"
Now showing 1 - 10 of 12
Results Per Page
Sort Options
- Elaboração da carta microbiológica de um laboratório de análises clínicas da comunidadePublication . Barata, Andreia Martins; Pestana, Paula Cristina de Jesus GouveiaA presente dissertação encontra-se inserida na unidade curricular intitulada Estágio do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas. O trabalho está subdividido em dois capítulos: o primeiro refere-se ao trabalho de investigação, a elaboração de uma carta microbiológica de um laboratório de análises clínicas, e o segundo descreve a minha experiência obtida durante o estágio realizado em farmácia comunitária. Os antibióticos são um grupo de medicamentos usados para tratar infeções causadas por bactérias, com efeitos bactericida ou bacteriostático. A resistência aos antibióticos ocorre quando as bactérias desenvolvem a capacidade de sobreviver ou crescer, apesar de serem expostas a antibióticos destinados a eliminá-las. Os antibióticos salvam vidas, mas sempre que são usados, podem contribuir para o desenvolvimento e disseminação da resistência aos antibióticos. Melhorar o uso de antibióticos, incluindo a redução do uso desnecessário, pode ajudar a impedir que a resistência aumente. Assim, elaborou-se uma carta microbiológica para verificar o perfil de resistência de certas estirpes na comunidade, comparando com outros dados publicados na mesma altura. Através dos resultados obtidos, verificou-se quais os antibióticos que se poderia usar como primeira linha de tratamento e que estudos futuros se poderiam realizar. O segundo capítulo é referente ao estágio em farmácia comunitária, realizado na farmácia Galeno, nos Escalos de Baixo, entre 13 de Setembro de 2021 e 28 de janeiro de 2022. Nesta componente são descritas as competências técnicas desenvolvidas no âmbito da realidade farmacêutica, bem como o funcionamento, organização e gestão da farmácia. É, também, revelado a experiência vivida e os conhecimentos adquiridos durante o desempenho das tarefas.
- Potencial das plantas medicinais na terapia da doença de Alzheimer e outras demências: uma revisão da literaturaPublication . Carvalho, Maria do Céu de Jesus; Duarte, Ana Paula CoelhoA presente dissertação encontra-se dividida em três capítulos, onde se encontra descrita a minha experiência profissionalizante para a obtenção do grau de Mestre em Ciências Farmacêuticas. O primeiro capítulo é composto por uma revisão da literatura sobre o potencial das plantas medicinais na doença de Alzheimer e em outras demências. A doença de Alzheimer é uma doença neurodegenerativa e a causa mais comum de demência, cujos tratamentos atualmente disponíveis visam o controlo sintomático, não possuindo a capacidade de alterar a deterioração progressiva da doença nem o declínio cognitivo. Esta doença é caracterizada principalmente pela presença de emaranhados neurofibrilares e placas beta amilóides, que resultam na perda sináptica e morte celular. Após uma extensiva revisão bibliográfica em três bases de dados eletrónicas, foram incluídos cinco artigos no estudo. As plantas medicinais possuem na sua constituição compostos farmacologicamente ativos que lhes conferem propriedades neuroprotetoras, antioxidantes, anti-inflamatórias, antiapoptóticas, e capacidade de suprimir o stress oxidativo. Nos trabalhos analisados, foram comparadas diversas plantas medicinais em indivíduos com demência, mais propriamente, doença de Alzheimer com grupos placebo. Evidenciou-se que as plantas medicinais, como a Ginkgo biloba, Ginseng, Davaie Loban e Crocus sativus possuem propriedades que têm influência a nível da memória e cognição em indivíduos com doença de Alzheimer. Os estudos mostraram a eficácia das plantas medicinais utilizadas, exceto a Ginkgo biloba, como terapia no tratamento da doença de Alzheimer, quando administrada corretamente e de forma contínua, principalmente no início da patologia. Contundo, existem ainda poucos estudos clínicos, sendo necessário a realização de ensaios clínicos controlados e randomizados a larga escala para avaliar a eficácia de outras plantas medicinais face ao declínio cognitivo, assim como, a realização de estudos prospetivos para avaliar as alterações de concentração das plantas medicinais a longo prazo e a sua potencialidade, em estágios precoces da doença de Alzheimer. O segundo capítulo aborda as competências adquiridas e as atividades que acompanhei durante o estágio realizado em farmácia comunitária na Covilhã e o terceiro capítulo durante o estágio realizado em farmácia hospitalar no Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira.
- Visual Storytelling como estratégia publicitária em campanhas que protagonizam mulheresPublication . Cini, Juliana Rubini; Sá, Sónia Manuela Martins deO visual storytelling, enquanto ferramenta estratégica usada na publicidade, concentra o poder de conquistar públicos e gerar identificações a partir de histórias envolventes. Por meio de amostras de campanhas que trazem mulheres como personagens principais, foi possível realizar análises fílmicas (Penafria, 2009), a fim de compreender como marcas desenvolveram seus percursos narrativos e de perceber quais foram as estratégias utilizadas para gerar a identificação com audiências. O femvertising, conceito que envolve a venda de produtos por meio de mensagens feministas, foi fortemente enfatizado nas campanhas, o que fomentou o questionamento sobre assuntos que abordam a representatividade de mulheres, o empoderamento feminista, a quebra de estereótipos, a atuação da mulher em seu meio social e profissional, a redefinição da beleza, a sororidade e a desconstrução de costumes socialmente reproduzidos. Foram analisadas sete campanhas em formato de vídeo das marcas Dove, Pantene, Danone, Skol, Budweiser, Heineken e Nike, produzidas na Europa, América do Sul e Reino Unido. A pesquisa evidencia que entender a estratégia do storytelling é fundamental para construir imagens de marcas mais fortes e alinhadas com os públicos, a fim de ganhar destaque no mercado.
- The epididymis as a target of endocrine disruption: a metabolic perspectivePublication . Tavares, Daniel Alexandre Ferreira; Correia, Sara Carina de Lima; Socorro, Sílvia Cristina da Cruz Marques; Sousa, Ana Catarina AlmeidaMale fertility depends on the output of spermatogenic processe, as well as on the maturation events occurring during sperm passage throughout the epididymis. Epididymis plays an important role in storage of sperm, and also increasing their concentration and providing immunological and oxidative stress protection. In order to perform its functions, the epididymis depends on glucose metabolism as energy source, and also contributes by its secretory activity to establish the composition of the epididymal fluid. Recently, it was demonstrated that several energy pathways are active in this organ, namely glycolysis, and several metabolites like pyruvate are detected in the epididymal fluid. Also, the epididymal milieu has been shown to be rich in lipids, a class of macromolecules that plays a crucial role in the structure of sperm membrane influencing fertilization capacity. The activity of the epididymis can be regulated by hormones, like androgens, that can also have an influence on its metabolism. Endocrine disruptors (EDCs) are exogenous compounds capable of perturbing the normal hormone signalling. The EDC vinclozolin (VNZ) acts as anti-androgen and has been shown to affect male reproduction. However, the effect of VNZ in the epididymis, namely in the deregulation of metabolism is largely unknown. The present dissertation investigates the impact of VNZ exposure in the rat epididymis glycolytic and lipidic metabolism. For this purpose, caput epididymis sections were cultured ex vivo in the presence or absence of VNZ 500 µM. Glucose consumption, lactate production, and the expression and activity of glycolytic and lipid metabolism regulators were evaluated by spectrophotometric assays and Western blot analysis. The results obtained showed that VNZ increased glucose consumption in the caput epididymis, whereas decreasing lactate production. Also, VNZ activated both fatty acid biosynthesis and degradation. These findings first demonstrated that VNZ disrupts glycolytic and lipid metabolism in the epididymis and highlight for the impact that this and others EDCs may have affecting sperm quality and male fertility.
- Estudo da influência do agonista do recetor de estrogénio na reatividade do músculo liso vascular cerebralPublication . Gonçalves, Francisca Maria Jorge; Oliveira, Maria Elisa Cairrão RodriguesApesar de representar apenas 2% da massa corporal do ser humano, o cérebro é considerado um órgão altamente evoluído e com elevados consumos metabólicos. Deste modo, este contém uma rede especializada, a unidade neurovascular, que é responsável pela manutenção dos níveis de perfusão adequados para existir uma correta homeostasia cerebral. Dentro desta rede, podemos destacar as células musculares lisas (SMC) que são os componentes celulares maioritários que constituem as artérias e são responsáveis pela alteração do diâmetro das mesmas, recorrendo a mecanismos de contração e relaxamento, permitindo assim a regulação do fluxo sanguíneo em função das necessidades energéticas e metabólicas do cérebro. No entanto, quando ocorrem alterações fisiológicas, como por exemplo, após uma situação de isquemia, devido à tentativa de adaptação, pode haver modificação da sinalização entre as células astrocitárias, endoteliais e SMC, que pode levar tanto à vasodilatação como à vasoconstrição. Por este motivo, o objetivo fulcral deste trabalho é analisar o efeito do G-1, um agonista do recetor 1 de estrogénio acoplado à proteína G (GPER), com propriedades vasoativas na regulação da função vascular. Para tal, recorreu-se ao isolamento das artérias cerebrais médias (MCA) de ratos Wistar que foram explantadas em placas de culturas previamente revestidas com colagénio. A partir dessas artérias cerebrais foi possível obter-se culturas puras de SMC. Estas células foram expostas ao composto G-1 em diferentes concentrações e também a meios condicionados por co-culturas de neurónios e astrócitos, previamente submetidos a privação de oxigénio e glucose (OGD), de modo a simular a situação de isquemia e posteriormente incubados com diferentes concentrações de G-1. Utilizando a técnica de Planar Cell Surface Area (PCSA) foi possível analisar a resposta das SMC ao agente contráctil, noroadrenalina (NA), ao agente relaxante, nitroprussiato de sódio (SNP) e ao G-1 diretamente. A utilização direta do G-1, nas SMC da MCA, parecia ser um bom componente terapêutico. No entanto, quando incubamos as SMC, durante um período de 24 horas a capacidade vasodilatadora do G-1 começou a reduzir. Ainda, no momento em que verificámos o efeito nestas células, quando incubadas com co-culturas neuro-gliais de astrócitos e neurónios com G-1, após OGD, verificámos que as SMC obtiveram um comportamento contraditório, passando a expressar uma resposta vasoconstritora. Nesta perspetiva, o agonista do GPER, aparenta não induzir neuroproteção após um evento isquémico, uma vez que leva à contração das SMC. Assim, devem ser feitos mais estudos para avaliar os efeitos neurovasculares do G-1.
- Open Innovation, Coopetition and Co-innovation How does co-creation interact?Publication . Novo, Ângelo Manuel Fernandes; Leitão, João Carlos Correia; Dores, Joana Maria Costa Martins dasThe adoption of open innovation practices implies that external ideas can be integrated into internal activities and thus expand operations, just as ideas arising internally, with potential application in external contexts, can be effectively shared with business partners or other organizations. Co-creation is a powerful mechanism that can be used to generate innovation as it combines the knowledge of multiple employees and facilitates the transfer of tacit knowledge. This is because co-creation initiatives contribute to the bringing together of participants as well as their active involvement in the innovation process by integrating them from the beginning into this process of shared construction. Coopetition is the ability of companies to simultaneously pursue cooperation and competition between organizations. Co-innovation is the process that allows the participation of the company's different stakeholders from customers to suppliers. Following this rationale, this study aims to empirically evaluate the interaction patterns between co-creation and co-innovation, taking into consideration the strategies of co-competitiveness, i.e. open innovation and coopetition. A selected sample of 13700 firms included in the Community Innovation Survey 2018 of Portugal is used to estimate multinomial models with discrete choice variables, namely multinomial probit and multinomial poisson, in order to assess the ways in which co-creation interacts with co-innovation in the presence (or absence) of open innovation and coopetition strategies. Open innovation positively affects co-innovation, which is ratified in the estimation of the three regression models in use. Thus, in all models, the variables: Licensing of intellectual property to third parties; and Exchange of intellectual property; show positive effects, although only the first is statistically significant. Furthermore, the variable acquired or received through patent or intellectual property license denotes a negative effect, although this is not significant for any of the estimated models. Coopetition also shows a positive effect on co-innovation, to the extent that in the three estimated models, the estimators are positive for two variables representative of coopetition, namely the firm cooperated with other firms or organizations in R&D activities, and the firm cooperated with other firms or organizations in other innovation activities excluding R&D and partner innovation cooperation with a competitor in Portugal. However, the latter variable for bioeconomy firms is only significant in the multinomial approach applied to process innovation. Regarding co-creation, this is significant in all models and all coefficients are positive, although the variables related to open innovation and co-opetition when combined (moderated) with the former, always show negative coefficients, when associated statistical significance is detected, either in the relationship between open innovation and co-innovation, or in the relationship between co-opetition and co-innovation. This results in two interesting findings, namely that co-creation, when considered alone as a hypothetical influencing factor, interacts positively with co-innovation, however, when considered as a moderating variable, co-creation slows down co-innovation. The results obtained can be used to create new public policies focused on boosting the bioeconomy, based on the relationships between: open innovation and co-innovation; co-opetition and co-innovation; and also incorporating the positive or slowingdow effects of co-creation.
- B-spline Parameterization Based Flight Trajectory OptimizationPublication . Teixeira, Rose Avelino Correia; Bousson, KouamanaAchieving the first heavier-than-air flight during the 20th century was certainly a great landmark in human history. However, flight itself generally is not the final objective. To perform the desired mission effectively, it is necessary to determine the path to follow according to the objective, for instance minimizing the elapsed time, the path length, etc. How do we deal with such problems? Which are the techniques to solve them? Trajectory Optimization is the subject that deals with such problems, and the object of study of the present dissertation. I propose to study the use of B-spline Parameterization for Flight Trajectory Optimization. A Python code was developed to implement the proposed method, revealing promising results for all three presented examples, proving the robustness and versatility of the proposed method. Future studies should explore different types of missions, including spatial trajectories, and various sets of waypoints. The study and implementation of the control to stimulate the desired flying device to follow the determined optimal trajectory would also constitute an interesting exercise.
- Overforged : Design and Development of an Indie Simulation GamePublication . Batista, Eliseu Camilo; Silva, Frutuoso Gomes Mendes daOverforged is a simulation game set in a fictional medieval era. The game is heavily inspiredbythetitleOvercookedbydeveloperGhostTownGamesbutinthisgame,instead of cooking, the player must forge. The player plays the role of two blacksmith siblings, with customizable appearances, whoare blackmailed by the king to travel the world. Thisdocumentwillmonitorthedesignprocessofthevariouselementsandmechanics that make up the game, as well as their development. Throughout this process, the main problems encountered will be mentioned, as well as the strategies followed to overcome them. Duringalldevelopment,animationsofferedbyMixamowereused,manuallycreating only those that the tool does not offer. The development process was carried out in the Unity Engine, which is based on the C# programming language. Agamemadeoflocalcooperation mechanics, several levels that can be selected on a world map, and several characters was developed.
- Identificação e avaliação de aplicações móveis em língua portuguesa para a gestão da asma e/ou da rinite alérgicaPublication . Fonseca, Maria Inês de Barros Meirinhos Rodrigues; Lourenço, Olga Maria MarquesA presente dissertação encontra-se inserida na unidade curricular Estágio para a obtenção de grau de Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade da Beira Interior e encontra-se dividida em dois capítulos. O primeiro é composto pela componente de investigação, consistindo numa revisão sistemática de aplicações móveis para a gestão da asma e/ou da rinite alérgica em língua portuguesa. O segundo capítulo diz respeito ao relatório de estágio em farmácia comunitária na Farmácia Avenida Mais. O primeiro capítulo pretendeu identificar e avaliar aplicações móveis para a gestão da asma e/ou da rinite alérgica em língua portuguesa disponíveis gratuitamente. A pesquisa foi efetuada nas principais plataformas de aplicações móveis, Apple App Store e Google Play Store com um total de 1593 apps encontradas. A seguir foi feita a triagem destas aplicações tendo-se obtido 440 apps relacionadas com o tema. Posteriormente foi feita uma categorização, que permitiu verificar que a educação dos doentes, o registo de sintomas e o registo da terapêutica, são os principais objetivos das apps que se encontram presentes atualmente nestas plataformas. Em seguida selecionaram-se as aplicações gratuitas que se destinavam à gestão da asma e/ou da rinite alérgica, em língua portuguesa, presentes em ambas as plataformas, atualizadas desde 2019 e destinadas à população adulta, resultando assim em 2 apps a avaliar: a app MASK-air e a app Vivatmo. Foram utilizadas duas ferramentas distintas: a primeira avaliou a presença dos princípios de autogestão de doenças crónicas respiratórias em aplicações móveis definidos por Sleurs e colaboradores, 2019. A segunda avaliação utilizou a Mobile Application Rating Scale (MARS), que é uma escala desenhada para avaliar a qualidade das apps de saúde. Após a avaliação, verificou-se que nenhuma app cumpria todos os princípios de autogestão, embora tivesses obtido uma boa classificação na escala MARS. A aplicação com a melhor classificação global foi a app MASKair. O segundo capítulo aborda o estágio realizado na farmácia Avenida Mais, nos pinhais da foz, Porto, entre 9 de Setembro de 2019 a 24 de Janeiro de 2020, descrevendo as funções desempenhadas quer no back office, quer no atendimento ao utente. No caso do back office, realizei tarefas de gestão e receção de encomendas, armazenamento, controlo de prazos de validade, devoluções, marcação de preços, gestão de receituário, acompanhamento do departamento de marketing, entre outras. No âmbito do atendimento ao utente, efetuei a dispensa e aconselhamento de medicamentos, produtos de saúde e dispositivos médicos, realização e/ou observação dos serviços farmacêuticos disponíveis, tais como a determinação de parâmetros bioquímicos e administração de vacinas e medicamentos injetáveis. Destaco ainda que foi possível realizar diversos manipulados no laboratório da Farmácia Sá da Bandeira, pertencente ao mesmo grupo da Farmácia Avenida Mais, no qual estagiei durante uma semana.
- Youth Unemployment Determinants and Interactions with InequalityPublication . Serrasqueiro, João Pedro Alves Martins dos Santos; Neves, Pedro Cunha; Neves, Elena SochircaYouth unemployment rates are significantly and consistently higher than total unemployment rates, hitting particularly high values in a crisis context. The aim of this work is to assess the determinants of youth unemployment in developed countries, relying on a youth to total unemployment ratio, and investigate its impact on income inequality. Using data from 18 OECD countries from 1990 to 2019, the results of the estimations indicate a widening effect of labor market flexibilization and economic growth on the gap between youth and total unemployment rates, with a narrowing effect from postsecondary educational attainment. Moreover, this work shows no evidence of a significant impact of youth unemployment on income inequality.