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Identificação e avaliação de aplicações móveis em língua portuguesa para a gestão da asma e/ou da rinite alérgica

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Abstract(s)

A presente dissertação encontra-se inserida na unidade curricular Estágio para a obtenção de grau de Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade da Beira Interior e encontra-se dividida em dois capítulos. O primeiro é composto pela componente de investigação, consistindo numa revisão sistemática de aplicações móveis para a gestão da asma e/ou da rinite alérgica em língua portuguesa. O segundo capítulo diz respeito ao relatório de estágio em farmácia comunitária na Farmácia Avenida Mais. O primeiro capítulo pretendeu identificar e avaliar aplicações móveis para a gestão da asma e/ou da rinite alérgica em língua portuguesa disponíveis gratuitamente. A pesquisa foi efetuada nas principais plataformas de aplicações móveis, Apple App Store e Google Play Store com um total de 1593 apps encontradas. A seguir foi feita a triagem destas aplicações tendo-se obtido 440 apps relacionadas com o tema. Posteriormente foi feita uma categorização, que permitiu verificar que a educação dos doentes, o registo de sintomas e o registo da terapêutica, são os principais objetivos das apps que se encontram presentes atualmente nestas plataformas. Em seguida selecionaram-se as aplicações gratuitas que se destinavam à gestão da asma e/ou da rinite alérgica, em língua portuguesa, presentes em ambas as plataformas, atualizadas desde 2019 e destinadas à população adulta, resultando assim em 2 apps a avaliar: a app MASK-air e a app Vivatmo. Foram utilizadas duas ferramentas distintas: a primeira avaliou a presença dos princípios de autogestão de doenças crónicas respiratórias em aplicações móveis definidos por Sleurs e colaboradores, 2019. A segunda avaliação utilizou a Mobile Application Rating Scale (MARS), que é uma escala desenhada para avaliar a qualidade das apps de saúde. Após a avaliação, verificou-se que nenhuma app cumpria todos os princípios de autogestão, embora tivesses obtido uma boa classificação na escala MARS. A aplicação com a melhor classificação global foi a app MASKair. O segundo capítulo aborda o estágio realizado na farmácia Avenida Mais, nos pinhais da foz, Porto, entre 9 de Setembro de 2019 a 24 de Janeiro de 2020, descrevendo as funções desempenhadas quer no back office, quer no atendimento ao utente. No caso do back office, realizei tarefas de gestão e receção de encomendas, armazenamento, controlo de prazos de validade, devoluções, marcação de preços, gestão de receituário, acompanhamento do departamento de marketing, entre outras. No âmbito do atendimento ao utente, efetuei a dispensa e aconselhamento de medicamentos, produtos de saúde e dispositivos médicos, realização e/ou observação dos serviços farmacêuticos disponíveis, tais como a determinação de parâmetros bioquímicos e administração de vacinas e medicamentos injetáveis. Destaco ainda que foi possível realizar diversos manipulados no laboratório da Farmácia Sá da Bandeira, pertencente ao mesmo grupo da Farmácia Avenida Mais, no qual estagiei durante uma semana.
The present dissertation is included in the Internship unit for the conclusion of the Master's degree in Pharmaceutical Sciences at the University of Beira Interior and is divided into two chapters. The first comprises the research component, consisting of a systematic review of mobile applications for the management of asthma and/or allergic rhinitis available in Portuguese. The second chapter concerns the internship report in community pharmacy at Farmácia Avenida Mais. The first chapter aimed to identify mobile applications for the management of asthma and/or allergic rhinitis available for free and in Portuguese. The search was carried out on the main mobile application platforms Apple App Store and Google Play Store with a total of 1593 apps retrieved. The selection of these applications obtained 440 apps related to the theme. Subsequently, a categorization of the apps was performed; patient education, recording symptoms, and therapy were the main objectives of the applications that are currently presented on the platforms. We selected apps freely available, that were intended for the management of asthma and/or allergic rhinitis, in Portuguese, available on both platforms, updated since 2019; two applications were obtained: MASK-air and Vivatmo. Different tools were used for evaluation: the first, developed by Sleurs et. Al in 2019, evaluates the presence of the principles of self-management of chronic respiratory diseases. The second evaluation applied the Mobile Application Rating Scale (MARS) to assess the quality of health apps. After the evaluation, it was found that no app complied with all the principles of self-management, although both obtained a good rating on the MARS scale. Globally, the top-rated application was MASK-air app. The second chapter addresses the internship carried out at the Avenida Mais pharmacy, in the Pinhais da Foz, Porto, between September 9, 2019, and January 24, 2020, describing the functions performed both in the back office and in customer service. In the case of the back office, I performed tasks of managing and receiving orders, storage, control of expiration dates, returns, price marking, prescription management, and marketing, among others. Within the scope of patient care, I performed the dispensing and counseling of medicines, health products and medical devices, performing and/or observing the available pharmaceutical services, such as the determination of biochemical parameters and administration of vaccines and injectable drugs. I would also highlight that it was possible to carry out several manipulations in the laboratory of Farmácia Sá da Bandeira, belonging to the same group as Farmácia Avenida Mais, in which I interned for a week.

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Aplicações Móveis Asma Autogestão da Doença Ehealth Farmacêutico Farmácia Comunitária Mhealth Rinite Alérgica

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