Browsing by Author "Costa, Bruno Fernando Monteirinho"
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- Relatório de Estágio Pedagógico: Escola Básica Carolina Beatriz ÂngeloPublication . Costa, Bruno Fernando Monteirinho; Martins, Júlio Manuel CardosoCapítulo 1 O presente trabalho resulta do Estágio Pedagógico, unidade curricular inserida no 2ºciclo de estudos conducente ao grau de Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundário, ministrado pela Universidade da Beira Interior, que decorreu no Agrupamento de Escolas da Sé, mais concretamente na Escola Carolina Beatriz Ângelo, em conjunto com mais três professores estagiários, durante o ano letivo de 2013/20014. O Estágio Pedagógico é a base da formação de professores competentes e promove um ensino de qualidade através da reflexividade. Neste sentido, este Relatório de Estágio tem como propósito demonstrar todo o meu percurso enquanto Estudante Estagiário, fundamental para o meu desenvolvimento pessoal e profissional. Refletindo ainda sobre as dificuldades encontradas, as estratégias adotadas, bem como as situações mais marcantes e as competências que fui adquirindo no contexto escolar. Através deste relatório, relativo ao Estágio Pedagógico, descreve-se toda a atividade desenvolvida ao longo do ano letivo, trata-se de um resumo de todo o percurso, que inclui os meus objetivos assim como os do grupo de Educação Física. É também elaborada de forma sucinta uma pequena caracterização da Escola Básica Carolina Beatriz Ângelo, as principais atividades desenvolvidas, tendo concluído com uma pequena reflexão de todo o processo. A turma que me foi atribuída, e que me permitiu desenvolver a minha formação de professor, era o 9ºB, e era composta por 20 alunos, dos quais 6 eram do sexo feminino e 14 do sexo masculino. Este relatório serviu para dar valor ao nosso Estágio Pedagógico, transformando-o num objeto de análise e numa ferramenta de aprendizagem. Sem este trabalho, sem esta reflexão, por muito rico que fosse o nosso contexto e prática pedagógica, a experiência dissipar-se-ia, e seria esquecida ao longo do tempo. Em suma, a experiência ao longo do Estágio foi muito produtiva pois proporcionou diversas oportunidades de diferentes práticas pedagógicas e discussões sobre o processo ensino aprendizagem, em que nos foi dada liberdade e autonomia para testar as nossas ideias, e impondo sempre uma reflexão profunda sobre os aspetos de toda a prática. Capítulo 2 O objetivo deste trabalho foi comparar os níveis de aptidão física e índice de massa corporal de alunos com residência urbana e rural de uma escola básica do Norte Interior de Portugal. A amostra foi composta por 270 alunos, 142 do género masculino e 128 do género feminino, com idades entre os 9 e 16 anos, pertencentes ao 2º e 3º ciclo de ensino. Recorreu-se à bateria de testes Fitnessgram (NES, 2002) para aferir a aptidão física; a classificação do índice de massa corporal foi baseada nos valores de referência da World Health Organization (1995) e a caracterização dos alunos foi realizada através da ficha biográfica cedida pela escola. Os resultados obtidos apenas demonstraram diferenças significativas (p<0.05) nos seguintes alunos: (i) 2º ciclo de ensino feminino: extensão do tronco com melhores resultados nas alunas com residência rural e a força média com melhores resultados nas alunas com residência urbana; (ii) 2º ciclo de ensino masculino: o vaivém com melhores resultados nos alunos com residência no meio rural (iii) 3º ciclo de ensino feminino: a extensão do tronco com melhores resultados nos alunos com residência no meio urbano.