Browsing by Author "Costa, Henrique"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Desenvolvimento formal de um sistema de sinalização ferroviária de acordo com o normativo CENELEC usando o SCADEPublication . Costa, Henrique; Sousa, Simão Patrício Melo de; Roboredo, LuísOs sistemas informáticos do sector ferroviário regem-se pelas normas EN 50126 - Railway Applications: The specification and demonstration of Reability, Avaiability, Maintainnability and Safety (RAMS), EN 50128 Railway Applications: Software1 for railway control and protection systems e EN 50129 - Railway Applications: Safety related electronic systems for signalling. Nomeadamente a norma EN 50128, que se refere ao desenvolvimento de software, apresenta um conjunto de recomendações e uma metodologia, com base num ciclo de desenvolvimento em V, para assegurar a correcção do software e a confiança neste. De facto, a norma EN 50128 não impõe nenhuma técnica ou ferramenta na concepção do software pretendido. Assim, a metodologia de desenvolvimento e a selecção das ferramentas fica à responsabilidade da entidade que concebe o software estando esta apenas sujeita à certificação segundo a referida norma. Dependendo do sistema em desenvolvimento, a norma EN 50128 classifica o software em 5 níveis de integridade e segurança (Safety Integrity Level (SIL)), onde o nível mais baixo é o 0 (SIL0) e corresponde a software onde não existem consequências numa eventual falha, e o nível mais alto é o 4 (SIL4) onde uma falha do software tem um impacto catastrófico. Nos níveis 3 e 4 da tabela SIL, a norma EN 50128 recomenda vivamente a utilização de métodos formais na fase de especificação do software. O Safety Critical Application Development Environment (SCADE) Suite 6.0 é uma plataforma para o desenvolvimento de sistemas críticos. Integra um conjunto de ferramentas, para especificação, verificação e análise de modelos, e é certificada pela CENELEC EN 50128 até ao nível 4 da tabela SIL. Foi utilizada, neste trabalho, não só para especificar o sistema, mas também, para o verificar e provar a sua correcção. Para além de apresentar uma metodologia, com base na ferramenta formal SCADE, aplicável no desenvolvimento de sistemas ferroviários, este documento evidencia, com uma aplicação prática, a aplicabilidade do método. O caso de estudo utilizado é um sub-sistema de um sistema de sinalização completo, mais precisamente, uma Passagem de Nível (PN).
- Effects of physical exercise on outcomes of cardiac (dys)function in women with breast cancer undergoing anthracycline or trastuzumab treatment: study protocol for a systematic reviewPublication . Antunes, Pedro; Esteves, Dulce; Nunes, Célia; Amarelo, Anabela; Moutinho, José Fonseca; Afreixo, Vera; Costa, Henrique; Alves, Alberto; Joaquim, AnaCardiotoxicity is a known complication and one of the most adverse effects from the use of conventional treatments such as anthracyclines and trastuzumab in breast cancer (BC) care. This phenomenon has been associated with the restriction of therapeutic options and the increase of cardiovascular complications, which may compromise the survival of patients. Implementation of preventive strategies is an important approach for the management of this issue. Physical exercise has been proposed as a non-pharmacological strategy to counteracting cardiotoxicity. The aim of this protocol is to describe the rationale and methods for a systematic review of published randomized controlled trials (RCTs) that have analysed the effects of physical exercise on outcomes of cardiac (dys)function in women with BC undergoing neoadjuvant or adjuvant treatment containing anthracyclines and/or trastuzumab.