Browsing by Author "Costa, Joana Raquel Pinheiro da"
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- Estudo experimental para medir os efeitos do Coaching no comportamento escolar de alunos universitáriosPublication . Costa, Joana Raquel Pinheiro da; Carvalho, Pedro Ferreira Guedes deCoaching é um processo que estimula e permite a aprendizagem e o desenvolvimento, e assim, a melhoria da performance/desempenho do indivíduo. A relação de Coaching é habitualmente de curto prazo focada em aspetos específicos da vida do coachee, ajudando-o a atingir determinadas capacidades/competências de forma a alcançar os objetivos que definiu. Em Portugal, dentro do nosso conhecimento, não se conhecem experiências realizadas na área do Coaching educacional em Universidades. Por essa razão este estudo pretendeu perceber qual o impacto de um trabalho experimental de Coaching de grupo, em alunos universitários, no sucesso escolar, sendo que se espera obter efeitos positivos e diferenças significativas entre os alunos. Foi apresentado o estudo aos discentes e solicitou-se que quem estivesse interessado para se voluntariar (uma vez, que no Coaching nada pode ser por “obrigação”). Dos alunos que se voluntariaram, seis pertenciam ao primeiro ano do curso de Ciências do Desporto e quatro ao respetivo mestrado. Para se analisar os resultados definiram-se variáveis que caraterizavam a situação escolar de cada aluno: notas dos alunos no primeiro e no segundo semestre, de maneira a se conseguir relacionar o antes e o após Coaching. Os resultados que foram obtidos, quer nos alunos de Licenciatura quer em Mestrado, confirmam a intuição que se tinha quando se definiu o objetivo deste estudo, ou seja, parecem existir efeitos positivos e diferenças significativas nos alunos que tiveram contato com o Coaching em comparação com os restantes colegas.
- Relatório de estágio pedagógicoPublication . Costa, Joana Raquel Pinheiro da; Martins, Júlio Manuel CardosoCapítulo 1- Estágio Pedagógico O capítulo 1 diz respeito a todo o trabalho desenvolvido ao longo do estágio pedagógico, que corresponde à última etapa do mestrado em ensino da educação física nos ensinos básico e secundário. Este estágio decorreu no ano letivo 2013/2014 na Escola Secundária Quinta das Palmeiras, Covilhã, sob orientação do Professor Nuno Rodrigues. Com o estágio pedagógico terminado é importante descrever todas as experiências vividas, as aprendizagens alcançadas, as dificuldades, os desafios, os sucessos alcançados. Ao longo deste primeiro capítulo pode-se encontrar descrito todas as funções que desempenhei enquanto docente estagiária, bem como refletir sobre toda esta experiência. Os objetivos primordiais deste estágio, segundo o regulamento de estágio da Universidade da Beira Interior relativo ao presente ano letivo (2013/2014), focam-se na aquisição de competências relacionadas com: a lecionação, onde tive a oportunidade de lecionar 4 turmas em ciclos de ensino diferentes e em momentos diferentes do ano (8ºA, 8ºB, 10ºC e 12ºD); a direção de turma, na qual acompanhei a turma do 12ºD; o desporto escolar, nas modalidades de badmínton e multiatividades de ar livre; e, ainda, planificação, organização e operacionalização de atividades não letivas, tanto do grupo disciplinar de educação física como as do núcleo de estágio. Durante os dez meses de estágio todos os elementos do núcleo de estágio passaram pelas funções mencionadas em diversos momentos. Com tudo o que pude vivenciar e sentir com o que se encontra descrito neste capítulo, fez com que houvesse um crescimento pessoal e profissional, fornecendo-me de uma panóplia de competências que me permitem estar mais preparada e confiante para poder desempenhar o papel de professora no futuro. Capítulo 2 Este estudo tem como objetivo geral investigar as atitudes dos alunos de uma escola, do concelho da Covilhã, no ensino básico e secundário em relação à disciplina de educação física (EF) e de acordo com o género, reconhecendo ainda o efeito do nível de atividade física (AF), do Vaivém e do índice de massa corporal (IMC) nas respostas obtidas. Participaram neste estudo 555 alunos, 282 alunos do género feminino e 273 do género masculino. Para analisar as atitudes e expectativas dos alunos face à disciplina de EF recorreu-se ao questionário proposto por Tannehill, Romar, O´Sullivan, England & Rosenberg (1994). O nível de atividade física de cada aluno foi estimado de acordo com a proposta de Telama, Yang, Laakso & Viikari (1997). Já para a avaliação do nível da capacidade aeróbia e da composição corporal dos alunos, recorreu-se aos testes do vaivém e IMC derivados da bateria de testes do fitnessGram, de acordo com as recomendações de Sardinha (2008). Para análise estatística dos dados foi utilizado o programa SPSS, versão 21. Com o estudo verificámos que os alunos tendem a referir que as aulas de EF devem estar mais direcionadas para a prática dos desportos coletivos e que contribuem para melhorar a condição física. Os fatores que parecem contribuir mais para maior agrado dos alunos são as aulas serem diversificadas e gostar do professor. Já no sentido inverso observou-se que o tempo de aula ser muito escasso é o que mais desagrada os alunos. Constatou-se que os alunos referiram que a disciplina era importante para a sua formação e que a escolheriam caso esta fosse opcional. Por fim, quando comparada a disciplina com as restantes verifica-se que os alunos atribuem maior importância às outras disciplinas, contudo, preferem a EF. Este estudo permitiu-nos verificar que os resultados são favoráveis à disciplina de EF mas é necessário direcionar a atenção principalmente para o ensino secundário, onde se verificaram resultados inferiores aos do outro ciclo de estudo.