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- Estudo experimental para medir os efeitos do Coaching no comportamento escolar de alunos universitáriosPublication . Costa, Joana Raquel Pinheiro da; Carvalho, Pedro Ferreira Guedes deCoaching é um processo que estimula e permite a aprendizagem e o desenvolvimento, e assim, a melhoria da performance/desempenho do indivíduo. A relação de Coaching é habitualmente de curto prazo focada em aspetos específicos da vida do coachee, ajudando-o a atingir determinadas capacidades/competências de forma a alcançar os objetivos que definiu. Em Portugal, dentro do nosso conhecimento, não se conhecem experiências realizadas na área do Coaching educacional em Universidades. Por essa razão este estudo pretendeu perceber qual o impacto de um trabalho experimental de Coaching de grupo, em alunos universitários, no sucesso escolar, sendo que se espera obter efeitos positivos e diferenças significativas entre os alunos. Foi apresentado o estudo aos discentes e solicitou-se que quem estivesse interessado para se voluntariar (uma vez, que no Coaching nada pode ser por “obrigação”). Dos alunos que se voluntariaram, seis pertenciam ao primeiro ano do curso de Ciências do Desporto e quatro ao respetivo mestrado. Para se analisar os resultados definiram-se variáveis que caraterizavam a situação escolar de cada aluno: notas dos alunos no primeiro e no segundo semestre, de maneira a se conseguir relacionar o antes e o após Coaching. Os resultados que foram obtidos, quer nos alunos de Licenciatura quer em Mestrado, confirmam a intuição que se tinha quando se definiu o objetivo deste estudo, ou seja, parecem existir efeitos positivos e diferenças significativas nos alunos que tiveram contato com o Coaching em comparação com os restantes colegas.
- Análise teórica de propelante compósito de base de perclorato de amónia com RDX contendo pequenas partículas de boroPublication . Figueiredo, Paulo Alexandre Rodrigues De Vasconcelos; Brojo, Francisco Miguel Ribeiro ProençaNa indústria aeronáutica/aeroespacial tem-se verificado uma procura de propelantes com melhores desempenhos, menos poluentes e mais eficazes para um motor foguete, o que tem levado a uma evolução considerável no ramo dos propelantes heterogéneos. Neste âmbito tem-se observado a eminente necessidade de conjugar os oxidantes (sendo o mais comum o perclorato de amónia), com as nitramidas (RDX) sob varias concentrações. Actualmente tem-se constatado ainda que a adição de combustíveis metálicos (mais concretamente o alumínio) e a adição de ligantes energéticos contribuem para o aumento dos parâmetros de desempenho de voo, nomeadamente, o impulso específico, o caudal, a velocidade característica, a velocidade dos gases de escape, entre outros. Constata-se ainda que existem combustíveis metálicos promissores para além do alumínio, entre eles o boro, o berílio, o titânio e o magnésio. Esta dissertação visa clarificar e modelar a influência de uma mistura de propelante compósito de base de perclorato de amónia, com o explosivo RDX (Cyclotrimethylene trinitramide), com e sem a adição de partículas finas de boro. Desta forma é possível verificar se o boro é um bom combustível metálico, sendo ou não passível a ser usado nos motores foguete. As propriedades energéticas do boro, assim como o progresso do boro na superfície da queima do grão, são modeladas usando um algoritmo matemático em Matlab. Este estudo visa então comparar dois propelantes muito semelhantes, um com boro e outro sem boro, de forma a compreender e verificar se esta aplicação é viável. Por fim far-se-á um estudo de comparação (apenas complementar) entre o boro e o alumínio a nível de desempenho.
- O trabalho complementar no desenvolvimento da utilização do pé não-dominante no futebol: um estudo de caso no escalão sub-11 do FC PortoPublication . Ferreira, Pedro Sérgio Neto; Travassos, Bruno Filipe RamaO presente estudo tem como principal objetivo perceber a importância do treino técnico complementar específico, no sentido de potenciar o pé não dominante nas ações técnicas mais solicitadas/específicas no jogo. A amostra é constituída por 32 jovens futebolistas do sexo masculino com idade compreendida entre os 10 e os 11 anos (10,29±0,45), referentes a duas das três equipas que constituíam o escalão de sub11 do Futebol Clube do Porto na época desportiva 2011/2012. A preferência pedal dos futebolistas no universo de 32 é: direita, n=23 (72%) e pedal esquerda, n=9 (28%). Uma equipa constituiu-se como grupo de intervenção (GI), que foi sujeito a um trabalho técnico especifico para o pé não dominante durante 4 meses, e um grupo de controlo (GC) onde não houve qualquer intervenção específica relacionada com o pé não dominante. A avaliação das habilidades técnicas específicas no Futebol foi efetuada com base no protocolo, nas considerações metodológicas (Oliveira, 2010), e com o Departamento das Capacidades Individuais da formação F.C.Porto. Os procedimentos estatísticos para as comparações foram realizados entre pré e pós teste para cada grupo com o t-teste de medidas repetidas e para comparação entre grupos foi utilizado o t-teste de medidas independentes. Os resultados sugerem que: (i) não existem diferenças entre o GI e GC para o pé dominante no pré-teste, (ii) no pós-teste existem diferenças significativas entre os dois grupos, devido ao decréscimo nos resultados do grupo de intervenção sobre o pé dominante, (iii) em relação ao pé não dominante não se verificaram resultados significativos entre os dois grupos no pré e pós teste, (iv) o GI registou diferenças significativas relativamente ao pé dominante e não dominante (p <.05), do pré para o pós – teste.
- Análise do consumo de combustível em navegação aérea por waypoints em 4DPublication . Fernandes, Márcio Filipe Pereira; Bousson, KouamanaO problema do aumento do preço dos combustíveis tem levado as companhias aéreas a procurar novos métodos de navegação e novas formas de otimizar o consumo de combustível das suas aeronaves. Durante as diferentes fases do voo, existem vários fatores que influenciam direta e indiretamente o consumo total de combustível, tendo estes por isso que ser controlados e otimizados por todos os operadores de aeronaves. Neste trabalho é feita uma análise do consumo de combustível para as fases de subida, cruzeiro e descida, com recurso a um método de navegação 4D definida por waypoints. Este tipo de navegação consiste em percorrer uma sequência de pontos pré-definidos num determinado tempo do voo, que, por sua vez, definem a trajetória do voo. Deste modo, nesta dissertação é analisado um conjunto de diferentes trajetórias para um dado destino, com o objetivo de se avaliar qual delas permite um menor consumo total de combustível. O algoritmo utilizado para a navegação definida por waypoints 4D foi fornecido nas aulas de Otimização e Controlo de Trajetórias. As equações de navegação foram derivadas através do algoritmo de Butcher para sistemas controlados e a sua implementação foi feita no programa Matlab®. Da análise feita para a fase de subida de um voo comercial de médio curso, verifica-se que é possível poupar cerca de 10,8% de combustível consumido em perfis de ângulo de subida superior. Ainda assim é também possível diminuir 5,8% com a aplicação de uma razão de subida máxima e variável. Para voos de pequeno curso, onde o tempo de voo não é suficiente para atingir altitudes elevadas de cruzeiro, verifica-se uma redução de 8,4% de combustível consumido com o prolongamento da fase de subida até altitudes máximas de cruzeiro possíveis. Durante a descida um perfil baseado numa razão de descida máxima permite uma diminuição do consumo de combustível significativa. Comparativamente com outros métodos baseados na otimização de funções diferenciáveis, os métodos utilizados neste trabalho requerem um menor esforço computacional, apresentando no entanto uma boa precisão de resultados finais, podendo estes serem utilizados em diversas aplicações no que respeita à gestão de trajetórias das companhias aéreas. O estudo realizado permite quantificar o consumo de combustível para as diferentes fases de um voo comercial, no qual se verifica que as fases de subida e descida têm um maior impacto no consumo de combustível. Assim, podemos concluir que um bom planeamento e uma boa escolha das trajetórias do voo, principalmente nestas fases, permitem uma diminuição significativa nos custos relacionados com o consumo de combustível das aeronaves.
- Hipoglicemia associada ao exercício em doentes com diabetes: uma revisão sistemáticaPublication . Bernhard, Fabio Antonio; Reis, Vitor MachadoNos últimos anos, muito se tem falado através de estudos e pesquisas publicadas a respeito de diabetes e hipoglicemia, sendo relacionadas com atividade física. Este trabalho tem por objetivo definir o que é hipoglicemia, seus sintomas e ajudar no seu controlo e tratamento durante a prática de atividades físicas, possibilitando aos portadores de diabetes mais segurança na prática de exercícios. Foi realizada um pesquisa na base de dados Pubmed e também foram pesquisadas algumas organizações internacionais. A hipoglicemia é causada pela falta de glicose na corrente sanguínea, os sintomas da hipoglicemia são: Sintomas neuroglicopênicos, que são causados pela concentração reduzida de glicose no sistema nervoso central: sensações estranhas, irritabilidade, confusão mental, dificuldade de raciocínio, dificuldade da fala, visão turva, ataxia, parestesias, dor de cabeça, convulsão e coma. E os sintomas Neuro autonômicos: falta de estabilidade, tremor, ansiedade, nervosismo, palpitações, sudorese, pele pegajosa, boca seca, fome, palidez, dilatação da pupila. Durante a prática de atividades físicas pelo portador de diabetes é importante que haja um controle permanente da glicemia, sugere-se que o controle seja feito pelo menos três vezes durante a prática, indicando que seja observado no início, no meio e no final do treino através do teste de glicemia capilar. Na incidência de hipoglicemia durante a atividade física, sugere-se que seja consumido 15g de hidratos de carbono e no caso de não haver melhora, repetir o procedimento 15 minutos depois. A ingestão de suplementos de hidratos de carbono antes da prática de atividades físicas também é uma sugestão para o controle mas embora seja muito utilizada, é de difícil controle, pois, pelo fato de não ser possível saber exatamente o consumo calórico que será despendido durante o treino este método pode levar o indivíduo a ter uma hiperglicemia. De acordo com os artigos analisados a intensidade ideal da atividade física deve ser moderada,. sendo realizada de acordo com a capacidade de cada portador de diabetes mellitus. E os exercícios aeróbicos em conjunto com os resistidos são os que possibilitam um melhor controle glicémico.
- Combined Hop Count and Received Signal Strength Routing Protocol for Mobility-Enabled WSNsPublication . Ferro, João M.; Velez, Fernando J.In this paper, a new routing protocol is proposed for Wireless Sensor Networks (WSNs). The scenario taken is a WSN to be deployed non-intrusively in moving vehicles. WSNs are a class of wireless networks that require specific protocols, whose execution occurs in resource-constrained nodes. As a consequence, the protocol that calculates the optimal path for the packets to reach the sink must be lightweight. In this context, not only the mobility of nodes is challenging, but also the energy consumption. The innovation introduced by this protocol is its combination of the Received Signal Strength Indicator (RSSI) and number of hops to find the best path for the packets, allowing to have the benefits in terms of end-to-end delay and packet delivery ratio. Simulation results show that, when compared with approaches that only take into account the number of hops or RSSI, the protocol increases the number of delivered packets, whilst decreasing the end-to-end delay and the energy consumption. It can also deliver up to 271% more packets, while using less 71% of energy than Flooding.
- Estudo comparativo dos níveis de atividade física e hábitos de vida saudável em estudantes universitários europeusPublication . Leite, Luís Miguel Babo; Esteves, Maria Dulce LealOs níveis de atividade física e hábitos de vida saudável têm sido substituídos gradualmente por novos comportamentos sedentários (Epstein et al., 2005). É uma problemática que afeta toda a população em especial dos estudantes universitários, mesmo de diferentes países e contextos sociais, culturais e económicos. Objetivo: Este estudo pretende avaliar os níveis de atividade física e alguns hábitos de vida saudável de estudantes universitários portugueses e polacos. Método: Foi aplicado um questionário sobre atividade física (International Physical Activity Questionnaire - IPAQ) e hábitos de vida saudável a 658 estudantes de duas universidades europeias: 300 estudantes da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Portugal) e 358 estudantes do Technical University Bialystok (Polónia). Resultados: Verificou-se que os estudantes polacos apresentam maiores níveis de atividade física (77%) em relação aos estudantes portugueses (45%). As duas populações têm objetivos distintos em relação a atividade física, os estudantes portugueses privilegiam os benefícios para a saúde, enquanto os estudantes polacos dão mais importância à performance. A falta de tempo (70%) é a principal causa indicada para a falta de prática desportiva. Os hábitos de vida saudável são idênticos em ambas as populações. Verifica-se um consumo similar de álcool, tabaco ou drogas e uma baixa percentagem no consumo de alimentação saudável (<50%). Os estudantes portugueses procuram mais informações sobre atividade física junto de professores (61%) e profissionais de desporto (48%), enquanto os polacos tem preferência pelas novas tecnologias, sendo a Internet o método mais utilizado (72%). Conclusão: A população portuguesa apresenta características mais sedentárias do que a população polaca. A tendência generalizada da quebra dos níveis de atividade física é mais evidente no caso português.
- Liquid film dynamic on the spray impingement modellingPublication . Rodrigues, Christian; Barata, Jorge M M; Silva, AndréThe present paper addresses a liquid film sub-model included into a computational model that aims at reproducing the spray impingement phenomena. This numerical extension incorporates the spread of the liquid film over the neighbouring nodes due to the dynamic motion induced by the film inertia but also the exchange of mass between the liquid layer and the incident and splashing particles. Moreover, the dimensionless film thickness parameter is introduced into the sub-model by mean of an experimentally-deduced correlation that can be fitted and updated to specified conditions. In order to realize how the model behaves with different influencing parameters, a thorough investigation is performed: the results that are obtained with and without the liquid film sub-model are compared against the experimental data for two crossflow rates. The integration of the computational extension with the spread/splash transition criterion is also evaluated by considering two types of transition criteria: one that takes into account the effect of the film thickness and one that does not. The results show that the latter option in combination with the sub-model do not distinctly enhance the simulation results, contrary to what happens using the transition criterion that considers the film thickness as an influencing parameter. In this case, the model with the computational extension reveals better prediction results than the one without it, which indicates the necessity of considering the liquid film formation for spray impingement simulations but also a splash threshold that takes into account the influence of the film thickness.