Browsing by Author "Costa, Vítor Manuel Valente da"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Capacidade de absorção e processos organizacionais de gestão do conhecimento: relações com a inovaçãoPublication . Costa, Vítor Manuel Valente da; Monteiro, Samuel José FonsecaThe present doctoral thesis, written in the field of work and organizational psychology, merges theoretical and empirical scientific papers, and aims to answer to research goals related with the theoretical and empirical exploration and analysis of the existent relationships between absorptive capacity, key knowledge management processes and organizational innovation. Moreover, the present work analyzes, both theoretically and empirically, the absorptive capacity’s construct dimensionality. The developed theoretical chapters allowed the creation of an integrative model, strengthening the link between knowledge management processes and the phases of absorptive capacity as well as framing organizational innovation as a consequent of key knowledge processes and the organizational capability of acquiring external knowledge and apply it to commercial ends, that is, its absorptive capacity. One hundred eleven respondents, from different organizations, from ten activity sectors, participated on an online survey that collected sociodemographic data of the key informant and the corresponding company. An absorptive capacity scale, as well as instruments to assess knowledge management processes – namely the key processes of acquisition, sharing, storage and documentation, and knowledge creation – and an organizational innovations scale were applied. The results, presented on the two empirical chapters, show that, on the surveyed companies, the organizational processes of knowledge acquisition and knowledge sharing reinforce absorptive capacity and new knowledge creation. Intra-organizational knowledge sharing also potentiates organizational innovation, though the mediating role of internal knowledge creation, variable that appears to be the strongest predictor of organizational innovation on the analyzed sample. Considering the results presented on chapter three and searching for more detailed knowledge on the variables that can promote internal knowledge creation, a model that reflects the interrelationships between potential absorptive capacity, the process of knowledge storage, and realized absorptive capacity was tested. The analysis showed that knowledge storage and the organizations’ realized absorptive capacity, that is, its ability to transform an apply previously acquired and assimilated knowledge, positively influence new knowledge creation and both, individually and conjointly, play a mediating role between potential absorptive capacity and the internal creation of new knowledge. Conclusions and final considerations are presented, with reflections about theoretical (for work and organizational psychology research) and practical (for the work and organizational psychologist) implications of the thesis, as well as its limitations.
- Partilha do conhecimento em professores universitários: a importância do comprometimento organizacionalPublication . Costa, Vítor Manuel Valente da; Monteiro, Samuel José FonsecaConhecer os fatores que promovem a partilha do conhecimento nas organizações é um importante tópico de investigação. Estudos anteriores estabeleceram uma relação entre o comprometimento organizacional e a partilha do conhecimento, tendo destacado a importância do comprometimento organizacional afetivo como um antecedente do comportamento de partilha do conhecimento. No contexto português são no entanto inexistentes os estudos que procurem estabelecer uma relação entre o comprometimento organizacional e a partilha do conhecimento, bem como instrumentos capazes de medir a partilha do conhecimento. A presente dissertação procura assim examinar a relação entre o comprometimento organizacional – utilizando o modelo das três componentes de Meyer e Allen (1997) – e a partilha do conhecimento, tal como esta é definida por van den Hooff e de Rider (2006), cuja conceptualização distingue a partilha do conhecimento em dois processos distintos de transmissão e recolha do conhecimento. Especificamente, e de acordo com a revisão da literatura apresentada, hipotetizamos que o comprometimento afetivo influencia positivamente a partilha do conhecimento e que não existe uma relação positiva ou negativa entre o comprometimento normativo e calculativo e a partilha do conhecimento. Seguindo uma abordagem quantitativa e utilizando 162 inquéritos preenchidos por professores universitários de Gestão, Psicologia e Economia das Universidades Públicas Portuguesas, foi aplicada uma análise fatorial exploratória para validar a escala de partilha do conhecimento para a nossa amostra. A análise fatorial confirmatória foi utilizada para o modelo das três componentes e, de modo a testar o modelo de investigação, foi utilizado um modelo de equações estruturais. Os resultados demonstram que os itens utilizados para medir a recolha e transmissão do conhecimento são melhor representados numa escala unidimensional de partilha do conhecimento. No entanto, um item foi eliminado, pela sua fraca associação com a escala de partilha do conhecimento na nossa amostra. O modelo das três componentes de comprometimento foi também aceite, mas quatro itens (dois da subescala de comprometimento calculativo e dois da subescala de comprometimento normativo) foram eliminados até possuirmos níveis aceitáveis de ajustamento do modelo. Tal como hipotetizado, verificou-se uma relação forte entre o comprometimento afetivo e a partilha do conhecimento, sendo esta positiva e estatisticamente significativa. Investigações futuras deverão confirmar a estrutura fatorial da escala de partilha do conhecimento noutras amostras de maior dimensão. O modelo das três componentes necessita igualmente de revalidação e sugerem-se reformulações em alguns dos itens. A influência das práticas de gestão de recursos humanos no comprometimento organizacional e na partilha do conhecimento é também alvo de discussão.