Browsing by Author "Costa, Vanessa Sofia Geraldes"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Avaliação de um aquecimento específico vs. tradicional no desempenho dos alunosPublication . Costa, Vanessa Sofia Geraldes; O'Hara, Kelly de Lemos SerranoO presente documento apresenta a reflexão final das experiências vivenciadas ao longo do estágio pedagógico realizado no ano letivo 2021/2022 na Escola Secundária Quinta das Palmeiras e na Escola Básica Pêro da Covilhã. O estágio iniciou no mês de setembro de 2021 e terminou em junho de 2022. Ainda no âmbito do estágio pedagógico foi desenvolvido um trabalho de investigação onde o objetivo primordial se centra na diferenciação entre aquecimento tradicional e aquecimento específico para a unidade didática de basquetebol. A intervenção será realizada ao longo de catorze aulas, cada aula tem a duração de noventa minutos dos quais dez minutos serão o aquecimento específico. Este aquecimento terá como base movimentos específicos da modalidade como correr, mudanças de direção, deslizamentos, sprints e saltos. Enquanto o aquecimento tradicional terá por base alongamentos estáticos. Participaram neste estudo dois grupos, um experimental (n=21; (15,52 ± 0,462)) e um de controlo (n=27; (15,33 ± 0,231)) em que, durante catorze aulas, o grupo experimental realizou um aquecimento específico para a unidade didática de basquetebol enquanto o grupo de controlo realizou um aquecimento tradicional. Ambos os grupos realizaram um préteste, antes de qualquer intervenção, e um pós-teste após o término do programa aplicado no grupo experimental para comparar os resultados, os testes aplicados foram o teste da impulsão vertical e o teste de sprint 20m. Foi concluído que, para uma significância de 5%, H0 é rejeitado nas hipóteses 1 e 2 e que, quanto à hipótese 3, H0 não é rejeitada e que os dados não foram estatisticamente significativos para constatar que o programa teve efeito, no entanto não nega que houve uma melhoria.