Browsing by Author "Delgado, Mariana Nicolau"
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- A Cultura da ImagemPublication . Delgado, Mariana Nicolau; Lobo, Maria Theresa Figueiredo Beco de; Cantú, William AfonsoEsta Dissertação aborda a questão da consultoria de imagem e a sua relação com a autoestima, enquanto serviço e método de trabalho. Para isso é importante perceber os aspectos relativos à moda, como: cultura, o indivíduo, as individualidades, o processo do vestir, a expressão de personalidade através da roupa, o corpo, a questão do querer agradar, a beleza e papel da moda na consultoria de imagem, que acabam por influenciar a comunicação visual das pessoas e a sua relação com a sua autoestima. Por mais que à moda não seja algo exclusivo na consultoria de imagem, é através do vestir que os indivíduos expressam sua personalidade, seus gostos e estilo pessoal. Sendo estes influenciados pela cultura onde vivem e os grupos sociais aos quais estão inseridos ou que querem se inserir. Outro aspecto muito importante é perceber os conceitos relativos à questão da autoestima, já que este é um tópico de grande relevância na pesquisa. Para isso é importante entender a sua definição segundo alguns autores da área da psicologia, bem como os seus pilares ea sua influência na consultoria de imagem. Nesta pesquisa foram feitas entrevistas semiestrtuturadas, com oito consultoras de imagem tanto de Portugal como do Brasil, com o intuito de entender diferentes processos relacionados com a questão do autoconhecimento e a sua relação com a autoestima durante a consultoria de imagem. A amostra da pesquisa é não-representativa e distribuída por consultoras de imagem de Portugal e do Brasil, e a análise dos dados foi feita através da transcrição das entrevistas e respectiva análise textual. Após entender o que envolve o processo de consultoria de imagem, a pesquisa detalha todas os conceitos, etapas, metodologias que são mais comumente utilizadas no serviço de consultoria de imagem, bem como a situação do mercado em Portugal. Pudemos concluir que a questão do autoconhecimento é muito presente nas etapas de trabalho das consultoras de imagem, que elas não seguem um padrão metodológico, e também não se guiam pelos sete estilos universais (metodologia que identifica os estilos pessoais), também não é dada muita importância às tendências no setor da moda no processo de consultoria de imagem. O serviço de consultoria só será eficaz se houver comprometimento de ambas as partes e a consultoria de imagem ainda sofre preconceitos, pois é confundida com o conceito de personal styling. Também concluímos que os serviços que as clientes mais se empolgam são: o closet clearing e a análise de coloração pessoal. E boa parte das consultoras de imagem entrevistadas fizeram uma transição de carreira e vieram de áreas que não tinham nenhuma relação com a moda. Este estudo pôde demonstrar que a consultoria de imagem tem relação direta com o autoconhecimento, mas ainda é um serviço que apresenta denominações de terminologias erradas, até mesmo por profissionais do mercado. O que acaba por confundir e gerar confusão e preconceito na cabeça das pessoas. A pesquisa explora nas suas conclusões que está é uma área que ainda requer mais pesquisa no âmbito acadêmico, embora alguns temas específicos como a questão da análise da coloração pessoal tenha um aspecto mais científico, boa parte dos temas relativos à consultoria de imagem ainda não são. Dessa forma, o serviço seria melhor difundido e as pessoas entenderiam de fato a sua função e importância.