Browsing by Author "Delgado, Olinda Lopes Rodrigues"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Compreensão e memória: interacção na escrita e na leitura no 1º ciclo do ensino básicoPublication . Delgado, Olinda Lopes Rodrigues; Sardinha, Maria da Graça Guilherme de AlmeidaNas últimas décadas muito se tem investigado no âmbito da leitura e os responsáveis pelo poder politico dos diferentes países têm investido no sentido de a promover. Sendo a leitura uma ferramenta insubstituível que permite aos sujeitos leitores aceder a um conjunto de experiências e conhecimentos é crucial conhecer e compreender os seus modelos de aquisição. Assim, o trabalho que se apresenta, centrase nos processos que lhe são subjacentes, nas componentes que a constituem, bem como nas metodologias de ensino, como forma de poderem desenvolver uma actuação mais consciente, informada e adequada aos alunos. Se entendermos os nossos alunos como aprendizes activos, significa reconhecer a sua necessidade incessante de novas experiências. Eles estão continuamente envolvidos num processo de interpretação activa e de transformação da nova informação. Neste estudo pretendemos disponibilizar situações estimulantes, recorrendo à narrativa e à capacidade que esta tem em embarcar a criança numa viagem ao mundo maravilhoso e assim despertar os nossos alunos para o prazer de ler. Neste sentido, e recorrendo aos jogos de adivinhação do Goodman (1987;1994) em que o leitor tem um papel extremamente activo, antecipando o texto com base na sua experiência cultural e linguística, analisaremos dois contos que remetem para as vivências dos nossos alunos testando deste modo a capacidade de retenção e recordação. Não sendo a relação entre os conhecimentos prévios do leitor e a compreensão, uma relação linear, acreditamos que muito temos para percorrer no processo ensino – aprendizagem que na faixa etária dos alunos deste estudo se adquire de forma lenta e gradual.