Browsing by Author "Dias, Ana Isabel Matos"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Metodologias de Ensino da Química Orgânica no Ensino SecundárioPublication . Dias, Ana Isabel Matos; Ismael, Maria Isabel Guerreiro da CostaO presente relatório foi elaborado no âmbito do cumprimento da Unidade Curricular (UC) Estágio em Física e Química. O Estágio é composto pela Prática de Ensino Supervisionada (PES) e pelo Projeto de Investigação Educacional (PIE). O relatório irá descrever as principais atividades desenvolvidas ao longo da prática pedagógica, essencial para a conclusão do Mestrado em ensino da Física e da Química. A PES foi realizada na Escola Secundária da Quinta das Palmeiras, no ano letivo 2013/2014, sob orientação científica e pedagógica da Professora Doutora Isabel Ismael e da Professora Doutora Sandra Soares e orientação de estágio na escola da Professora Sandra Costa. Ao longo do ano letivo, a Professora Estagiária acompanhou as atividades letivas de Física e Química de uma turma de 7º ano, as aulas práticas da componente de Física de uma turma de 11.º ano, na disciplina de Física e Química A e as atividades letivas de uma turma de 12º ano de Química. Relativamente às atividades de sala de aula foi sempre participativa, em especial na turma que iniciou a disciplina, ou seja, na turma do 7º ano. Propôs e acompanhou diversas atividades não letivas de divulgação da ciência, organizadas pelo grupo disciplinar, nomeadamente algumas das propostas pelo Núcleo de estagiários da UBI. Participou ainda em Conselhos de turma, reuniões de Grupo, de Departamento, para os anos de escolaridade em acompanhamento. Relativamente às funções da Direção de Turma, assistiu aos procedimentos desenvolvidos pela Professora Orientadora, Diretora de Turma do 7º E. Este relatório é complementado por um estudo de investigação (PIE), relativo à importância das metodologias de estudo da Química Orgânica, nos currículos do Ensino Secundário. A investigação proposta pretende interligar as novas metodologias de ensino dos compostos orgânicos, com as metodologias propostas, levando ao constante aperfeiçoamento das práticas pedagógicas. Propõe-se um conjunto de propostas didáticas para utilização na prática docente, aquando da lecionação dos conceitos dos compostos orgânicos. Depois da sua aplicação, no contexto escolar, verifica-se e valida-se a sua utilização e utilidade em complemento com as práticas já aplicadas.