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- Implicações no funcionamento social de doentes esquizofrénicosPublication . Brás, Joel Filipe Alves; Leitão, Carlos Manuel de Moura MartinsIntrodução: A chegada dos antipsicóticos atípicos alterou as metas terapêuticas na esquizofrenia, enfatizando a importância dos resultados obtidos em termos de Funcionamento Social. Todavia, os estudos não têm sido cônsonos em advogar essa nova classe como a mais eficaz na obtenção desses outcomes. Assim, pretende-se comparar o Funcionamento Pessoal Social em doentes esquizofrénicos medicados com as diferentes classes de antipsicóticos. Materiais e Métodos: Estudo observacional do tipo transversal. A amostra (não aleatória) engloba 66 esquizofrénicos (repartidos segundo a classe de antipsicótico), a quem foi aplicado um questionário sociodemográfico/clínico e a Escala de Desempenho Pessoal e Social (PSP). A entrevista foi realizada em gabinete próprio ou, em situação de ambulatório, no domicílio dos doentes. Os dados recolhidos foram tratados com o programa SPSS® 20.0. Resultados: A comparação entre os três grupos terapêuticos, no que confere à pontuação final obtida na PSP, revelou uma diferença com significado estatístico (p=0,000). Por isto, recorreu-se ao método de LSD-Fisher a fim de clarificar essas diferenças, constatando-se que pontuação é tendencialmente superior nos doentes medicados exclusivamente com antipsicóticos atípicos face aos medicados apenas com típicos (p=0,000). Os doentes medicados com ambas as classes de antipsicóticos apresentam pontuação final tendencialmente superior à dos medicados apenas com os de primeira geração (p= 0,004). Ao comparar-se os grupos terapêuticos que tomam exclusivamente uma classe de antipsicóticos, no Domínio A (Atividades Socialmente úteis) da PSP averiguou-se que os doentes com terapêutica exclusiva com antipsicóticos atípicos obtêm resultados tendencialmente maiores (p=0,025). De igual modo, quanto à pontuação final obtida na PSP, confrontando apenas esses dois grupos, os resultados são cônsonos com o disposto anteriormente (p:0,000). Conclusões: Quanto aos outcomes no Funcionamento Pessoal e Social, o estudo infere a superioridade do tratamento com antipsicóticos atípicos em doentes esquizofrénicos. Em adição, quanto aos domínios desse funcionamento, esta investigação apurou essa classe terapêutica como a que aufere melhores resultados no Domínio A face aos medicados com a categoria de antipsicóticos típicos.
- Metodologias de Ensino da Química Orgânica no Ensino SecundárioPublication . Dias, Ana Isabel Matos; Ismael, Maria Isabel Guerreiro da CostaO presente relatório foi elaborado no âmbito do cumprimento da Unidade Curricular (UC) Estágio em Física e Química. O Estágio é composto pela Prática de Ensino Supervisionada (PES) e pelo Projeto de Investigação Educacional (PIE). O relatório irá descrever as principais atividades desenvolvidas ao longo da prática pedagógica, essencial para a conclusão do Mestrado em ensino da Física e da Química. A PES foi realizada na Escola Secundária da Quinta das Palmeiras, no ano letivo 2013/2014, sob orientação científica e pedagógica da Professora Doutora Isabel Ismael e da Professora Doutora Sandra Soares e orientação de estágio na escola da Professora Sandra Costa. Ao longo do ano letivo, a Professora Estagiária acompanhou as atividades letivas de Física e Química de uma turma de 7º ano, as aulas práticas da componente de Física de uma turma de 11.º ano, na disciplina de Física e Química A e as atividades letivas de uma turma de 12º ano de Química. Relativamente às atividades de sala de aula foi sempre participativa, em especial na turma que iniciou a disciplina, ou seja, na turma do 7º ano. Propôs e acompanhou diversas atividades não letivas de divulgação da ciência, organizadas pelo grupo disciplinar, nomeadamente algumas das propostas pelo Núcleo de estagiários da UBI. Participou ainda em Conselhos de turma, reuniões de Grupo, de Departamento, para os anos de escolaridade em acompanhamento. Relativamente às funções da Direção de Turma, assistiu aos procedimentos desenvolvidos pela Professora Orientadora, Diretora de Turma do 7º E. Este relatório é complementado por um estudo de investigação (PIE), relativo à importância das metodologias de estudo da Química Orgânica, nos currículos do Ensino Secundário. A investigação proposta pretende interligar as novas metodologias de ensino dos compostos orgânicos, com as metodologias propostas, levando ao constante aperfeiçoamento das práticas pedagógicas. Propõe-se um conjunto de propostas didáticas para utilização na prática docente, aquando da lecionação dos conceitos dos compostos orgânicos. Depois da sua aplicação, no contexto escolar, verifica-se e valida-se a sua utilização e utilidade em complemento com as práticas já aplicadas.
- O Desenvolvimento da competência comunicativa na aula de LM e de LE: o caso do português e do castelhano nos Ensinos Básico e SecundárioPublication . Martins, Elisabete Cláudia Neves; Osório, Paulo José Tente da Rocha SantosO presente relatório pretende demonstrar a importância do desenvolvimento da competência comunicativa na aula de língua materna e na aula de língua estrangeira, bem como apresentar o trabalho desenvolvido na Escola Básica dos Segundo e Terceiro Ciclos de Tortosendo, enquanto professora estagiária. Na parte I deste relatório, será abordada a competência comunicativa no processo de ensino/aprendizagem das línguas, numa perspetiva teórica, assim como sua importância ao longo dos tempos, com a sucessão e coexistência das várias correntes metodológicas na didática das línguas. Será feita uma abordagem a diversas metodologias pelas quais se pode aprender uma língua e a várias correntes que surgiram ao longo dos anos, a fim de aprimorar o ensino das línguas. Destacar-se-á a importância e necessidade de um ensino comunicativo, baseado nas estratégias da abordagem comunicativa, pois a língua deve ser aprendida para comunicação, por isso a necessidade de assimilá-la e não aprendê-la apenas formalmente. Farei, ainda, uma breve apresentação de algumas diretivas emanadas do Conselho da Europa e das ações encetadas pelo Ministério da Educação e Ciência, no âmbito da competência da expressão oral, analisarei algumas orientações e preocupações de especialistas relativamente a este tema. Na parte II deste relatório, apresentarei uma contextualização da prática pedagógica supervisionada, bem como a aplicação de metodologias e estratégias de desenvolvimento da competência comunicativa no ensino das línguas, em contexto de sala de aula, de acordo com as planificações elaboradas. Apresentarei neste relatório algumas atividades realizadas pelos alunos nas aulas que ministrei como professora estagiária, com vista ao desenvolvimento da oralidade. Finalizarei com uma reflexão crítica acerca da prática pedagógica realizada durante o ano letivo e atividades desenvolvidas no âmbito da comunidade escolar.
- Helicobacter pylori e as mudanças epidemiológicas no padrão do carcinoma gástricoPublication . Costa, Ana Margarida Correia da; Ramos, Rui Miguel Monteiro; Sousa, João António Pinto deEm todo o mundo, o cancro do estômago mata milhões de pessoas por ano, surgindo como um dos tumores malignos mais comuns. A etiologia do cancro gástrico não está bem estabelecida, no entanto, fatores nutricionais, ambientais, microbianos e genéticos têm sido sugeridos num processo multifatorial. Uma forte associação do cancro gástrico com a infeção pelo Helicobacter pylori levou à classificação desta bactéria como carcinogéneo definitivo (classe I). Apesar desta associação ter vindo a ser estabelecida, a relação das taxas de infeção pelo Helicobacter pylori com as taxas de cancro gástrico não é linear. Presume-se que a discrepância nos resultados possa advir da interação entre fatores do hospedeiro, fatores de virulência bacterianos e várias influências ambientais que modulam a resposta do hospedeiro. A idade de aquisição da infeção, o padrão da gastrite e a presença de metaplasia intestinal têm também sido considerados fatores cruciais no desenvolvimento de carcinoma gástrico. Principalmente no que diz respeito à localização e tipo histológico do carcinoma gástrico, os resultados observados têm sido discrepantes. No cancro não cárdia, uma relação consistente tem vindo a ser reportada em vários estudos, entre infeção por Helicobacter pylori e carcinogénese gástrica. Por sua vez, no cancro da cárdia, a implicação da infeção por Helicobacter pylori na sua ocorrência permanece ainda controversa. A infeção por Helicobacter pylori tem também estado maioritariamente associada a carcinomas do tipo intestinal de forma consistente e significativa. Desta forma, o que se verifica é que diferentes tendências epidemiológicas no carcinoma gástrico, sobretudo consoante o tipo histológico e a localização do carcinoma gástrico têm sido observadas em populações infetadas por Helicobacter pylori. Face a uma diminuição da infeção por Helicobacter pylori tanto nos países ocidentais como nos orientais, vários estudos têm vindo a suportar um possível aumento do cancro da cárdia e do tipo difuso nos próximos séculos. No entanto, muitos dos estudos apontam resultados contraditórios e, por isso, esta revisão bibliográfica surge com o intuito de reunir, e rever, a informação existente nesta área. Desta forma, procurou-se avançar na compreensão do modo como o Helicobacter pylori e outros fatores relacionados com a infeção podem predizer as tendências epidemiológicas futuras dos diferentes padrões do carcinoma gástrico.
- Estudo da qualidade do sono dos pacientes internados no serviço de cirurgia e de medicina interna do Centro Hospitalar Cova da BeiraPublication . Pinto, João Pedro Ferreira; Sousa, Miguel Castelo Branco Craveiro deO sono é uma necessidade fisiológica básica. A sua privação ou perturbação acarretam consequências para o individuo, algumas imediatas. É, por isso, fundamental que os pacientes internados, devido a quadros clínicos agudos, tenham uma boa qualidade de sono, a fim de obterem uma melhoria do quadro clínico com a maior brevidade possível. Será feita, para enquadrar o presente estudo, uma revisão bibliográfica sobre a temática, a qualidade do sono em pacientes internados em meio hospitalar. O objetivo do presente estudo é avaliar a qualidade do sono dos pacientes internados no serviço de cirurgia e medicina interna do Centro Hospitalar Cova da Beira. Pretende-se identificar os fatores que perturbam o sono e aqueles que possam ser modificados por forma a que contribuam ativamente para melhorar a qualidade do sono em pacientes internados. Para atingir os objetivos enunciados foi aplicado um questionário composto por três partes, dados gerais, outras questões (ruído e ansiedade) e o instrumento de medida denominado Índice de Qualidade de Sono de Pittsburgh, aos doentes internados nos serviços acima referidos, no período de 3 de março a 2 de abril de 2014.
- O Estudo da Poesia de Cesário Verde no Ensino Secundário. Propostas PedagógicasPublication . Roberto, Sílvia Isabel Marmelo; Manso, José Henrique RodriguesO presente Relatório de Estágio pretende refletir sobre a prática pedagógica desenvolvida por nós no âmbito do estágio profissional nas disciplinas de Português e de Espanhol, realizada no ano letivo de 2013/2014, no Agrupamento de Escolas do Fundão. Para além desta reflexão, centraremos ainda a nossa atenção no ensino da poesia de Cesário Verde no Ensino Secundário, uma vez que este foi o conteúdo central de duas das nossas aulas observadas e que nos permitiu refletir sobre algumas problemáticas aí experienciadas. Assim, no primeiro capítulo faremos uma contextualização e uma reflexão sobre todo o trabalho desenvolvido durante o nosso estágio pedagógico, nas disciplinas de Português e de Espanhol. Depois, num segundo capítulo apresentaremos algumas considerações sobre o ensino da poesia de Cesário Verde no Ensino Secundário, resultadas da nossa própria experiência, da análise de seis manuais e da aplicação de um questionário a uma amostra de alunos de 11º ano de escolaridade.
- Ansiedade em Estudantes de MedicinaPublication . Rodrigues, Joana Ramos; Afonso, Rosa Marina Lopes Brás Martins; Sousa, Miguel Castelo Branco Craveiro deO curso de Medicina é considerado um dos cursos mais desejados e exigentes do Ensino Superior português, possibilitando, por um lado, grande gratificação e realização, tanto a nível pessoal como profissional e, por outro lado, exigindo um percurso de muitos anos de trabalho e uma dedicação quase exclusiva. A elevada carga horária, os estágios clínicos, as avaliações frequentes e o contacto com os doentes representam grandes exigências, tornando-se, frequentemente, fontes de stress e ansiedade para os estudantes de Medicina. Esta investigação pretende avaliar os níveis de ansiedade basal dos estudantes de Medicina, bem como visa a criação de uma escala que permita a avaliação dos níveis de ansiedade em meio clínico. Participaram neste estudo 997 estudantes de seis estabelecimentos do Ensino Superior portugueses, 557 alunos do curso de Medicina e 440 alunos de outros cursos. Dos participantes, 720 eram do sexo feminino (72,2%) e 277 (27,8%) do sexo masculino, tendo sido o intervalo de idades entre os 22 e 23 anos o mais prevalente (29,0%). A maioria dos participantes estudava na Universidade de Lisboa (39,5%) e encontrava-se no 2º ano do percurso académico (22,4%). Os instrumentos utilizados foram um questionário de dados sociodemográficos, Escala de Satisfação com o Suporte Social (Ribeiro, 1999), Escala de Autoavaliação de Ansiedade de Zung (Vaz Serra, 1982), Inventário de Fontes de Stress Académico no Curso de Medicina (IFSAM) (Loureiro, 2008) e ainda a Escala de Ansiedade em Meio Clínico (EAMC), construída no âmbito deste trabalho. A EAMC demonstrou uma boa consistência interna (Alpha de Cronbach = 0,84) e boa capacidade de discriminação de sujeitos apresentando-se assim, como instrumento consistente e fiável para a avaliação de ansiedade nos estudantes de Medicina quando expostos ao meio clínico. Os resultados indicam que os alunos de Medicina apresentam níveis médios de ansiedade inferiores aos de estudantes de outros cursos (=36,50; s=8,37 e =39,41; s=10,12 respetivamente; t(995)=-4,96; p=0,000). Os estudantes do sexo feminino, alunos que frequentavam o 2º ano do curso e os estudantes com menor grau de satisfação com o suporte social foram aqueles que apresentaram maiores níveis de ansiedade. Relativamente à ansiedade em meio clínico, constatou-se que 91% dos estudantes de Medicina apresentam baixos níveis de ansiedade em meio clínico, sendo a possibilidade de infligir dor ou dano ao doente o item associado a níveis de ansiedade em contexto clínico mais elevados. Observou-se uma correlação estatisticamente significativa entre os níveis de ansiedade basal e os níveis de ansiedade em meio clínico (r=0,30; p <0,001). A grande maioria dos estudantes de Medicina (91%) considera pertinente a promoção, pelos estabelecimentos de ensino de alguma forma de apoio relativamente a situações que possam despoletar maior grau de ansiedade em meio clínico. Esta investigação alerta para elevada prevalência de ansiedade nos estudantes de Medicina (>20%), sendo desta forma importante que as instituições de ensino canalizem esforços no sentido de proporcionar um acolhimento favorável aos jovens que se aventuram nesse tão exigente percurso que é a profissão médica.
- Prevalência de lesões imagiológicas prévias numa coorte de doentes com AVC agudoPublication . Reis, Carolina Gouveia dos; Sousa, Miguel Castelo Branco Craveiro deIntrodução: Acidente Vascular Cerebral consiste num diagnóstico clínico, definido pela Organização Mundial da Saúde como uma perda súbita de função neurológica focal ou global, que persiste por mais de 24 horas ou conduz à morte. Como descrito em inúmeros estudos, há muitos pacientes com primeiro episódio de Acidente Vascular Cerebral em que se detetam lesões cerebrovasculares antigas na tomografia computorizada, o que leva a pressupor que, embora se manifeste de forma aguda, resulta de um processo crónico. Objetivos: Quantificar a prevalência de lesões imagiológicas prévias numa coorte de doentes com primeiro episódio de Acidente Vascular Cerebral e relacioná-las com a presença de fatores de risco para doença cerebrovascular. Relacionar a presença de lesões prévias com mortalidade a trinta dias e scores das escalas de Barthel e Rankin. Materiais e Métodos: Estudo retrospetivo, tendo como população alvo doentes do Centro Hospitalar da Cova da Beira com diagnóstico de primeiro episódio de Acidente Vascular Cerebral/Acidente Isquémico Transitório, entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2012. Realizou-se consulta de processos clínicos através da aplicação SClínico. O estudo teve como critérios de exclusão: episódio recorrente; fora do limite temporal; diagnóstico não confirmado; e informação insuficiente. A análise estatística dos dados envolveu o recurso aos programas Excel e “Statistical Package for the Social Sciences”. Resultados: Incluíram-se no estudo 231 primeiros episódios, 199 de Acidente Vascular Cerebral (174 isquémicos e 25 hemorrágicos) e 32 de Acidente Isquémico Transitório. Apresentavam sinais de lesões cerebrovasculares antigas, aproximadamente, 36% dos pacientes, verificando-se mais lesões antigas de enfarte em doentes com mais de setenta anos (PF=0,025) e um número relativamente superior de lesões antigas simultâneas de enfarte e lacuna em pacientes com enfarte agudo do miocárdio (PF=0,057). Comparando a presença de sequelas com o score de Barthel, constatou-se que a média dos que tinham sequelas era de 12,02, sendo de 13,69 a dos que não tinham (PM-W=0,216). Em relação ao score de Rankin, a média dos que apresentavam sequelas era 2,48, versus 2,25 dos que não tinham (PM-W =0,477). Ao comparar a presença de sequelas com a letalidade a trinta dias, 12,5% dos que não apresentavam sequelas morreram, face a 11,0% dos com sequelas (PF=0,826). Conclusão: Idade superior a setenta anos e enfarte agudo do miocárdio afiguraram-se como fatores de risco para a presença de lesões cerebrovasculares antigas de enfarte e de enfarte e lacuna, respetivamente. A presença de lesões cerebrais antigas não foi associada a pior prognóstico.
- Consequências visuais da exposição a estímulos estereoscópicosPublication . Costa, Anita Gabriela Moreira Nunes da; Ferreira, Francisco Brardo; Pinheiro, António Manuel GonçalvesA tecnologia de imagem tridimensional (3D) enriquece a experiência visual, através da inclusão da informação de profundidade. Atualmente, e embora todo o sucesso da técnica, muitos estudos demonstram as suas implicações na visão. Os utilizadores relatam queixas associadas á exposição estereoscópica, nomeadamente desconforto, fadiga visual, enjoos e dor de cabeça. Neste trabalho são estudadas as consequências visuais que resultam da exposição a estímulos estereoscópicos. Para 30 indivíduos com média de idade de 23; 33 4; 32 anos, foram medidos antes e após a visualização de um lme em 3D todos os parâmetros do sistema vergencial e a estereopsia. A exposição de estímulos estereoscópicos foi dividido em tês sessões com duração de 20 , 40 e 60 minutos em dias diferentes. O lme "HUGO" foi escolhido para produzir o estímulo visual, visualizado á distância de 1 metro. Foram observadas alterações estatisticamente signi cativas nos valores de estereopsia e reservas fusionais positivas após longos períodos de exposição. O mesmo não acontece para as reservas fusionais negativas. A heteroforia e a disparidade de xação apresentaram tendência signi cativa para a direção exo. Por conseguinte, conclui-se que a longa exposição a estímulos 3D poderá reduzir signi cativamente a estereopsia. A análise destes parâmetros e a sua possível relação com o cansaço visual é uma questão importante, tendo em conta o renovado interesse pelo conteúdo 3D entre os consumidores.
- Desenvolvimento de um modelo para ajuste automático da FiO2 administrada em doentes com insuficiência respiratóriaPublication . Patrão, Francisco Jorge Ribau Costa; Correia, António José Simões dos Reis MartinsA oxigenoterapia é amplamente utilizada e tem um papel muito importante no tratamento da hipoxémia. Em Portugal, uma auditoria concluiu que metade dos doentes internados nas enfermarias de Medicina Interna está sob oxigenoterapia. No entanto, foram encontrados vários erros na sua prescrição colocando em risco os doentes. A prescrição por objetivo de intervalo de SpO2, apesar de recomendada nas guidelines da British Thoracic Society, representava ainda a minoria das prescrições. Sendo certo que à prescrição de oxigenoterapia por objetivo de intervalo SpO2 está associado um maior workload por parte dos profissionais de saúde, um dispositivo de ajuste automático de débito ou FiO2 com base em parâmetros clínicos definidos pelo médico, poderia melhorar a eficácia desta terapêutica. Os dispositivos experimentais testados e comparados a métodos convencionais de administração de O2 demonstraram uma maior eficácia em manter a SpO2 dentro dos valores alvo, redução do tempo em hipoxémia, redução do tempo em hiperoxemia, poupança do O2 utilizado, bem como melhor utilização do tempo por parte dos profissionais de saúde. Estes sistemas foram estudados em lactentes e doentes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) não existindo equipamento testado em ambiente de patologia aguda em doentes adultos. Para além disso, outra limitação prende-se com o facto de só terem sido testados com cânula nasal, havendo, segundo as últimas orientações, situações nas quais outros dispositivos de administração de O2 são mais adequados. Estes sistemas não podem substituir o profissional de saúde. Caberá sempre ao médico determinar o mecanismo que produz a hipoxémia e atuar em conformidade, definindo um intervalo de SpO2 alvo e um intervalo de FiO2 alvo, de acordo com a clínica. Outras questões importantes a ter em conta na implementação de um sistema de oxigenoterapia como o descrito são a ergonomia e a segurança do doente.
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