Browsing by Author "Domingos, Adriana Sofia Madeira"
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- Determinação e interpretação do índice PCI de pavimentos aeroportuáriosPublication . Domingos, Adriana Sofia Madeira; Santos, Bertha Maria Batista dos; Almeida, Pedro Gabriel de Faria Lapa Barbosa deO presente estudo tem como objetivo contribuir para a implantação de um Sistema de Gestão de Pavimentos Aeroportuários a ser aplicado na rede de aeroportos de Cabo Verde. Para atingir este objetivo, é apresentada uma descrição da metodologia ASTM D 5340-12 para determinação do índice PCI (Pavement Condition Index) que traduz a qualidade dos pavimentos e orientações para a interpretação dos resultados de PCI, com vista a apoiar a tomada de decisões quanto ao tipo de intervenção de manutenção ou de reabilitação (M&R) a adotar no pavimento e verificação de níveis de serviço e de desencadeamento. Os resultados da pesquisa efetuada foram aplicados na avaliação do estado de conservação do pavimento da pista 03-21 do Aeroporto Internacional Aristides Pereira, na Ilha da Boavista em Cabo Verde. Os dados adquiridos na auscultação do pavimento, realizada por veículo com recurso a protótipo equipado com dispositivos de varrimento laser e de captação de imagem e de georreferenciação, foram utilizados para determinar o índice PCI do pavimento. Com base em uma proposta de critérios definidos em função do índice PCI para a escolha do tipo de intervenção e verificação do nível de serviço desejável e mínimo, para a rede de aeroportos de Cabo Verde, foi possível identificar as zonas críticas do pavimento e as necessidades de M&R. Os resultados mostram que o pavimento da pista, nas zonas de circulação das aeronaves, apresenta um estado de degradação avançado. As degradações mais significativas identificadas foram as fendas longitudinais e transversais, a desagregação superficial do mastique, a desagregação superficial dos agregados, o empolamento, as rodeiras e as depressões. Quanto ao tipo de intervenção a aplicar, os valores obtidos apontam para ações de carácter corretivo (reabilitação) para as zonas menos degradadas da pista, e a reconstrução das zonas central da pista, cabeceira 03 e de acesso às placas de estacionamento (locais mais solicitadas pelas ações do tráfego).