Browsing by Author "Duarte, Mariana Rodrigues"
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- Relatório de EstágioPublication . Duarte, Mariana Rodrigues; Costa, Aldo Filipe Matos Moreira Carvalho da; Martins, Júlio Manuel CardosoCapítulo 1 Este relatório surge no âmbito de estágio pedagógico, inserido no 2º ano do 2º ciclo de estudos em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. O estágio pedagógico consistiu numa experiência prática e direta com a escola e todo o seu meio envolvente. Foi um ano letivo de muita aprendizagem e evolução e este documento pretende evidenciar as aprendizagens realizadas nas diferentes tarefas que me foram incutidas. Inicialmente, neste relatório, estão expostos os meus objetivos pessoais para este ano letivo, tal como os objetivos da escola e do grupo de educação física. Também foi importante, para a lecionação, realizar a caracterização da escola e da amostra dos alunos que lecionei ao longo do ano letivo, tendo em conta que passei pela experiência de lecionar a turmas de 8º, 10º,11º e 12º anos; sendo a turma de 8º ano, a turma a que lecionei todas as unidades didáticas. Para a preparação das unidades didáticas foram realizados modelos de estrutura do conhecimento (MEC), dos quais consta um exemplo no presente documento, para todas as modalidades; estes modelos serviram-me de apoio, essencialmente, para o aprofundamento dos meus conhecimentos em relação à modalidade, para a sua planificação e progressão de ensino. São descritos, no presente relatório, os recursos disponíveis ao grupo de estágio, sendo que tivemos muito material disponível e colegas de trabalho que contribuíram à experimentação de atividades diversificadas e de apoio em tudo o que foi necessário. Como não poderia faltar, neste documento são, ainda, descritas, resumidamente, as diferentes atividades em que participei e tarefas das quais fui responsabilizada. Assim, é importante transmitir o trabalho realizado para a direção de turma, como a caracterização da mesma, o controlo das faltas e a resolução de problemas relacionados com os alunos desta turma. O grupo de estágio participou em todas as atividades promovidas e organizadas pelo grupo disciplinar de educação física e organizou, ainda, duas atividades, nas quais construímos, desde a base, todo o processo. Para terminar, fomos participantes ativos, ainda, no desporto escolar, sendo que acompanhei durante todo o ano letivo a equipa de basquetebol, que foi uma experiência de aproximação com os alunos muito positiva e de lecionação muito diferente das aulas de educação física. Termino este estágio satisfeita com tudo o que realizei ao longo do ano letivo; tentei ser participativa, ativa e dinâmica ao longo de todas as tarefas em que estive envolvida, sinto que tive uma evolução significativa e que alcancei os objetivos que defini à priori, o que me deixa muito satisfeita. Deste estágio pedagógico para além de novos conhecimentos, levo também boas relações e recordações e penso que todos os alunos devem passar por uma experiência prática como esta enquanto futuros professores. Capítulo 2 Vários estudos afirmam que o esforço físico dos alunos durante as aulas de Educação Física (EF) é baixo, ficando muitas vezes aquém das intensidades desejáveis para provocar adaptações e melhoria da Aptidão Física. Neste estudo, pretendemos analisar os valores médios de Frequência Cardíaca (FC) durante diferentes fases da aula de EF, procurando identificar possíveis diferenças entre aulas de desportos coletivos e de desportos individuais (basquetebol e ginástica de aparelhos). A amostra foi constituída por um grupo de 15 alunos, 5 do sexo feminino e 10 do sexo masculino (15,2 ± 0.56 anos) e o estudo foi realizado ao longo de 10 aulas (5 de cada modalidade), registando-se os valores da FC, em batimentos por minuto (bpm), através da utilização de monitores de FC (Polar Electronic, modelo FT1). Após a análise exploratória dos dados verificaram-se diferenças significativas na fase de transição (basquetebol: 146 ± 27.2 bpm, p=0.001; ginástica de aparelhos: 138.4 ± 25.8 bpm, p=0.001) e na fase de exercitação (basquetebol: 151.2 ± 26.1 bpm, p=0.000; ginástica de aparelhos: 143.0 ± 27.0 bpm, p=0.000). Na fase de organização as diferenças não foram significativas (basquetebol: 136.8 ± 26.2 bpm, p=0.526; ginástica de aparelhos: 132.3 ± 23.9 bpm, p=0.526). Desta forma, consideramos que os professores de EF deveriam planear aulas que proporcionem maior tempo de atividade, e níveis de intensidade mais elevados aos alunos, especialmente em períodos de exercitação, independentemente do tipo de aula.