Browsing by Author "Duarte, Marta Isabel Esteves"
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- Resistência às deformações permanentes de misturas betuminosas com betumes temperadosPublication . Duarte, Marta Isabel Esteves; Almeida, Marisa Sofia Fernandes Dinis deNo desenvolvimento das novas tecnologias de pavimentação a grande preocupação passa pela redução das temperaturas nas fases de fabrico e apl icação, implicando uma redução no consumo de combustíveis e de emissões de carbono. Surgem, neste sentido, as misturas betuminosas temperadas, diminuindo os impactos ambi entais e, garantindo a trabalhabilidade e desempenho mecânico. Este trabalho tem como objetivo principal a realização de um estudo comparativo, no que diz respeito à resistência à deformação permanente, de uma mistura betuminosa tradicional a quente com uma mistura betuminosa temperada. Estudo u-se ainda uma mistura betuminosa temperada com incorporação de 30 % de material fres ado, dado o seu interesse económico e ambiental. O estudo inicia-se com a revisão bibliográfica, realizando-se uma breve descrição das misturas betuminosas, análise das tecnologias e comportament o mecânico. Na fase seguinte, define-se a teor de betume com melhor contributo para as cara cterísticas fundamentais da mistura, através do ensaio Marshall, determinando-se a sua c omposição. Para a caracterização das misturas betuminosas em estudo foram realizados os ensaios de rigidez e sensibilidade à água. O estudo da resistência à deformação permanente rea lizou-se através do ensaio de pista (Wheel Tracking). Por último, fez-se o tratamento dos resultados, análise comparativa das várias misturas estudadas sendo apresentadas as pri ncipais conclusões deste estudo com sugestões de trabalhos futuros. Os resultados obtidos nos diferentes ensaios laboratoriais de caracterização e avaliação do comportamento das diferentes misturas betuminosas revelam que as misturas temperadas apresentam resultados semelhantes às misturas tradi cionais a quente, e as misturas temperadas com incorporação de material fresado, apresentam melhores resultados. Deste modo, este estudo permitiu concluir que as misturas betuminosas temperadas com incorporação de material fresado apresentam-se como uma solução viável na reabilitação e construção de pavimentos rodoviários.